Assine o MundoMais

Censura no Twitter

Nova ferramenta de censura pode apagar informações relevantes para a comunidade LGBT.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 31 de Janeiro de 2012

Dan Littauer diz que censura do Twitter vai esconder denúncias de maus tratos a LGBTs.Dan Littauer diz que censura do Twitter vai esconder denúncias de maus tratos a LGBTs.

O Twitter é uma importante ferramenta de divulgação de informações, principalmente para cidadãos comuns que vivem em países em que os direitos humanos não são respeitados. Mas agora, com o anúncio feito pela empresa neste último final de semana de janeiro, o microblogging pode perder a sua relevância social e transformar-se em uma ferramenta de censura.

Pelo menos é o que avaliam os usuários do site, residentes em países que não reconhecem homossexuais como cidadãos plenos. De acordo com o Twitter, “a introdução da nova política de censura é específica de cada país, e deverá respeitar os diferentes pontos de vista de cada nação sobre os limites da liberdade de expressão”.

Na prática, em locais onde os internautas costumavam postar denúncias de atentados contra gays, por exemplo, se solicitado pelo governo, todos os usuários que postarem mensagens com palavras como “homossexual”, “gay” e “agressão” poderão ter seus tweets substituídos por “Esse tweet do @nome de usuário foi bloqueado em: (país). Saiba mais”

Estamos muito preocupados com esta nova ferramenta. O Twitter tem um enorme impacto na divulgação de notícias, especialmente em matéria de Direitos Humanos, incluindo os direitos LGBT em todo o mundo e, em particular, no Oriente Médio e no Norte da África (MENA), alertou Dan Littauer, editor-executivo do "Gay Middle East" – um dos poucos e mais respeitados portais de notícias com foco no público gay do Oriente Médio.

O Twitter tem sido essencial, por exemplo, para ajudar os protestos na Primavera árabe. Se os tweets relacionados aos LGBT e os usuários forem censurados através de alguns ou de todos os países, a comunicação se tornará muito mais difícil. Estão abrindo um precedente muito perigoso, finalizou.

Em resposta às críticas motivadas pela decisão, o Twitter escreveu em seu blog que a nova ferramenta será positiva para os usuários. Até agora, a única atitude que poderíamos tomar era remover o tweet e torná-lo inacessível mundialmente. A partir de hoje, damos a nós mesmos a capacidade de bloquear o conteúdo em um determinado país, mantendo-o disponível no resto do mundo. Estamos criando uma maneira de comunicar de forma transparente aos usuários quando e porque o conteúdo foi bloqueado, explica o post.
Comentários (25)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 12-02-2012 às 01:04 Paulinho, ex BSB
    DEPOIS, AINDA QUER RESPEITO À DIVERSIDADE! Só se for à dele mesmo. Não é o Yuri Gagarin, com certeza. Eu pegava o gordinho gostoso, companheiro, inteligente e necessário. Além de tudo isto, ele ainda é bem gato. VIU, DONA YURI, AÍ EMBAIXO?
  • em 05-02-2012 às 15:49 fernando
    Yuri, dá um lida na resposta do Cleo aqui em baixo, vc (yuri) perdeu uma excelente oportunidade de ficar quieto e n falar bobagem. Cleo, muito boa a sua análise, concordo que devemos sim nos preocuparmos menos com as questões superficiais, como as fotos que aparecem aqui, e nos empenharmos mais no comprometimento da causa LGBT. Valorizar os que lutam pela causa, independente da sua aparência física, #FicaADica!!!!
  • em 02-02-2012 às 11:30 Cleo Eduardo
    Dan Littauer, o gordinho da foto, é editor de um portal dos mais importantes que publica notícias a nosso favor. Logo, é um militante para que tu e eu possamos viver dignamente e não ser agredidos nas ruas, por homofóbicos de plantão. Vá lá que ele não seja esteticamente um primor, mas existe gosto para todos os perfis. Em festas de ursos, ele brilharia. Não o faria numa boate de sarados. Graças a gordinhos, debochados por pessoas que precisam adquirir mais CONSCIÊNCIA, como esse é que ainda somos respeitados pela sociedade e não somos fisicamente agredidos. Salve todos os que lutam pelas causas gays. Esses dignificam a Humanidade e mostram que não é cruzando os braços e agredindo alguém por não ser sarado e gostoso, segundo nosso gosto bem pessoal, que vamos ser aceitos e respeitados por uma sociedade hipócrita e preconceituosa, formada por nós.
  • em 01-02-2012 às 22:32 yuri
    Pra que essa foto desse gordo nojento, credo, que mau gosto em mundomais?
  • em 01-02-2012 às 04:11 Jefferson
    Tem gente que nasceu para ser discriminado mesmo. Sim, porque, numa hora dessas após ler uma matéria ão importante, de imenso interesse para a comunidade homoafetiva, tem umas criaturas que vem falar asneiras sobre o cara da foto. Queridos, vão direto para o link "sexo". Talvez a cabecinha de vocês seja muito limítrofe, a ponto de processar informações diferentes.
  • em 01-02-2012 às 00:46 mineiro
    Aqui, ocês ficam falano do rapaz da foto mas se esquece de comentar da matéria, ô povo besta sô, ocês num sabe nem se comportar num site, nó...
  • em 31-01-2012 às 22:55 Ivan
    Essas bichas burras ainda continuam a reclamar do rapaz da foto, como têm o QI baixo. Leiam o texto e deem comentários sobre ele, e assim até debateremos a matéria. Sobre o que realmente o contexto diz, não sabem nem se pronunciar e ficam aí nervosinhas, preocupadas com o gay da foto. Estão vendo o link lá em cima "sexo", vão nele e relaxem!
  • em 31-01-2012 às 22:28 Carlos
    Ô mundo mais, cadê moderador?
  • em 31-01-2012 às 20:59 Alexsandro
    PARA A "PROFESSORA": Primeiro, é NÃO em vez de "naum"; é TODAS em vez de "tdas"; é VOCÊS em vez de "vcs". E outra coisa, a palavra "dadera" não existe querida! Desconfio seriamente que você não é uma professora!
  • em 31-01-2012 às 20:39 junior
    PARA A "PROFESSORA": Querida, volte pra faculdade, é PORTUGUES, sem "i" e sem acento.
  • Mostrar mais comentários...