Assine o MundoMais

Pioneiros

Um casal gay, juntos há 15 anos, registra filha fertilizada in vitro em Pernambuco.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 05 de Março de 2012

Mailton e Wilson, paparicando a filha, Maria Tereza.Mailton e Wilson, paparicando a filha, Maria Tereza.

Maria Tereza Alves Albuquerque, de um mês de vida, foi registrada na última terça-feira (28) no Recife, como filha dos empresários Mailton Alves Albuquerque, 35 anos, e Wilson Alves Albuquerque, 40 anos. Maria Tereza foi gerada por meio de fertilização in vitro - Mailton é o pai biológico e o óvulo foi de uma doadora anônima - e gestada no útero de uma prima dele que assinou uma escritura pública abdicando de qualquer direito sobre a criança.

O juiz da Primeira Vara de Família do Recife, Clicério Bezerra e Silva, autorizou o registro da criança com base nos princípios da Constituição Federal: igualdade, dignidade da pessoa humana, não discriminação por raça, sexo ou cor, e livre planejamento familiar. Clicério foi o mesmo juiz que em agosto do ano passado transformou a união estável entre os dois em casamento civil.

Juntos há 15 anos, Maílton e Wilson estão realizados e empolgados com a concretização do sonho de ter uma família. Os pré-embriões fecundados por Wilson - os dois cederam espermatozoides para serem fecundados - foram congelados e deverão ser gerados no próximo ano. "Queremos dar um irmão para Maria Tereza", afirmou Maílton.

O casal decidiu divulgar a notícia, segundo ele, não por sensacionalismo, ou como uma bandeira gay. "Queremos que o nosso caso seja um marco, queremos que o Brasil saiba que há uma nova família em formação no País", observou Maílton, que esteve no Canadá em 2010 e conheceu um casal de homens com três filhos. Todos por fertilização in vitro. Impressionado, ele perguntou se as crianças não enfrentavam discriminação na escola, ao que lhe foi dito que no Canadá a família pode ter pai e mãe, pai e pai e mãe e mãe.

Com a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), de seis de janeiro do ano passado, que permite a reprodução assistida no País "por todas as pessoas capazes", Maílton e Wilson decidiram seguir o exemplo dos amigos canadenses. "Maria Tereza vai enfrentar uma situação diferente, o Brasil não é o Canadá, mas é um grande avanço e o que importa é que ela vai crescer cheia de amor", destacou o pai. "Ela vai abrir caminhos e queremos que nossa filha seja respeitada e respeite as diferenças". Eles contam com o apoio das famílias e se preparam agora para batizar Maria Tereza na Igreja Episcopal, que frequentam.

Comentários (67)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 14-03-2012 às 05:37 muzeyKA
    aaaa
  • em 11-03-2012 às 13:08 Frogtrainia
    Õàé Î÷åíü äàâíî èùó ñ îäíîãðóïïíèöåé samp êëàññíûé ñåðâåð äëÿ èãðû , ïîñîâåòóéòå îò ñåáÿ)) Çàðàíåå áëàãîäàðþ çà ïîìîùü!
  • em 10-03-2012 às 12:51 Mineiro
    Faço as palavras do Goiania/GO, minhas palavras... Os kras acima tiveram a filha deles pq é um desejo nato do ser humano de terem filhos, ou na maioria deles e fizeram certo em divulgar tal fato, devido a atitudes preconceituosos da sociedade em geral, como o infeliz e pequeno comentário do citado Junior, que nao vale consideração, as crianças estao em orfanatos p/ serem adotadas sim e isso nao é responsabilidade dos Gays. O Juiz que deferiu o registro de nascimento da criança fez certo e coerentemente amparado na Constituição Federal, agiu de maneira atualizada,moderna e imparcial, demonstrando nao ser um Juiz retrógrado. Reinterando o comentário do Jr. não é responsabilidade de ninguem fazer um equilíbrio na sociedade por adotar crianças, a adoção tbm é um ato nobre, mas pra tal ato se tem todo um procedimento alinhavado no ECA, e referente ao quesito preconceito de ser adotado ou filho como a bêbe do artigo, existe acompanhamento psicológico para tal e o amor que os pais sejam supri e fortalece na crianção da criança proporcionando tudo o que for preciso pelo melhor interesse da criança. Reintero faço das palavras do Goiania/Go minhas palavras referente ao comentário preconceituoso e egoista do Jr e demais comentarios sem conteúdo ou fundamento...
  • em 10-03-2012 às 03:33 Sandrãooo
    Deixem eles serem felizes como escolheram, a vida é feita de opções, eles fizeram as deles e vcs? Há... Pronto Falei........
  • em 10-03-2012 às 01:39 sooxiaChisala
    Sauves par le gong : les annees lycee
  • em 09-03-2012 às 23:08 ciproantibioticups
    amamentacao cipro </ url> onde comprar cipro sem receita medica na Georgia
  • em 09-03-2012 às 08:40 MxErx
    gfgfhgfhgfh
  • em 09-03-2012 às 02:51 Weiflerne
    .
  • em 09-03-2012 às 00:38 MilkyVaere
    222 fdfddfdfsdf
  • em 08-03-2012 às 23:41 ceablenaide
    Salut tout le monde ! je suis nouveau ici, très content de vous rejoindre
  • Mostrar mais comentários...