ASSINE JÁ ENTRAR

Gel anti-HIV

Novo produto contra HIV para uso anal se mostra seguro, após primeiros testes.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 06 de Março de 2012

Produto em gel é aprovado em fase inicial de testes.Produto em gel é aprovado em fase inicial de testes.

Um gel contra o HIV feito para ser usado no reto, foi considerado seguro e aceitável após uma primeira fase de testes. O produto ainda precisa passar por outras duas fases de testes mais abrangentes, antes de ser lançado no mercado.

O Tenofovir é um antirretroviral, que já é usado contra a Aids na forma de comprimidos ou de gel vaginal. O microbicida, como é chamado o gel usado com essa finalidade, é uma das abordagens da medicina para reduzir a transmissão do HIV pelo sexo.

O produto que está sendo testado é uma versão do gel vaginal com menos glicerina, o que o deixa mais adaptado para o reto. Sem proteção, o risco de transmissão do HIV pelo sexo anal é até 20 vezes maior que pelo sexo vaginal.

O estudo foi feito com 65 homens e mulheres em três pontos diferentes dos EUA. Alguns usaram o gel e outros usaram outros produtos, como base de comparação. Apenas 18% dos participantes apresentaram efeitos colaterais significativos, e 87% dos que usaram o produto disseram voltariam a utilizá-lo no futuro.

“Os resultados mostram que a versão adaptada ao reto do Tenofovir foi muito mais bem tolerada do que a fórmula vaginal, quando usada no reto”, concluiu Ian McGowan, da Universidade de Pittsburgh, um dos responsáveis pelo estudo clínico.

06-08-2012 às 19:17 Ulisses
Tenho 31 anos e sou portador do vírus HIV há um ano. Venho atualizando um blog sobre o assunto, onde conto um pouco da minha história e pretendo trocar experiências sobre o tema. A quem possa interessar, segue o endereço: deupositivo.wordpress.com
19-04-2012 às 02:52 kyle
ridiculo isso, tem é que usar camisinha e nao pomada no toba
19-03-2012 às 13:02 João Marinho
De novo, a informação NÃO ESTÁ desatualizada. Lamento para muitos leitores, mas o que está desatualizado é o que eles andaram lendo. Havia dois estudos - um, usando o gel com Tenofovir para uso vaginal. Após alguns resultados animadores, esse estudo foi realmente descontinuado, pois, ao ampliarem o escopo, não mostrou eficácia contra o HIV. OUTRO estudo surgiu quando dos primeiros resultados do gel vaginal, questionando se o tenofovir podia ser usado analmente. Foram conduzidos dois estudos que mostraram resultados animadores, mas tb problemas com a mucosa retal e, então, se pensou em fazer uma formula mais adequada ao reto. Este estudo não foi descontinuado e continua em andamento, indo agora para a fase 2, a fim de determinar se é eficaz conta a o hiv (a fase 1 dizia respeito a efeitos colaterais pelo uso). Dúvidas, consultem a poz.com: poz.com/articles/hiv_rectal_microbicide_761_22018.shtml. Lá, tem todas as informações sobre os estudos.
14-03-2012 às 09:52 Eduardo goiás
Queridos leitores do site.... Nao é possível que em pleno 2012 existam pessoas que acreditam em milagres no combate ao virus da AIDS. Sou Odontólogo, logo profissional da saúde. Nao há nada mais seguro do que o sexo praticado com o PRESERVATIVO, acordem para a vida, sejam mais críticos.
11-03-2012 às 19:16 Walace
Gente , que informação desatualizada ,ja fizeram teste novamente , resultado isso nao evita aids ! Que vergonha o site publicar isto !
11-03-2012 às 04:09 Mineiro
O Site deveria ter vergonha de publicar uma informação desatualizada como essa que, certamente ainda vai ter um otário que vai acreditar e querer dar sem camisinha...
09-03-2012 às 22:08 Guto
É muito porra loka um cara ainda acreditar que se pode manter sexo anal sem risco. O virus é mutante já foi comprovado. Camisinha é algo tão simples, prático e barato que não usar é uma piração total. Depois que contrair o virus fudeu de vez!!! Por isso camisinha sempre, sem essa de prova de amor e fidelidade.... camisinha é a maior prova de amor.
09-03-2012 às 20:05 TARDE DEMAIS!!!
FIZ O TESTE SEMANA PASSADA E DESCOBRI Q SOU PORTADO AGORA SEJA OQ DEUS QUSER!!!
09-03-2012 às 19:45 jefferson
Muito boa a noticia,, mas não podemos esqueçer da camisinha...
09-03-2012 às 08:36 alexima sheevs
mentira, eles até pararam as pesquisas com esse produto porque comprovaram, em novembro de 2011, que o produto não efeito nenhum. 6% das pessoas estavam se contaminando, contra 2% das que se contaminam tendo sexo com parceiro hiv positivo que toma o coquetel.