Assine o MundoMais

Capítulo inédito

Paulete Furacão é a primeira transex a assumir cargo em governo da Bahia.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 16 de Março de 2012

Transexual vai coordenar núcleo em Secretaria.Transexual vai coordenar núcleo em Secretaria.

Nesta quinta-feira, dia 15, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH) empossou a transexual Paulete Furacão no cargo de coordenadora do Núcleo LGBT da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJCDH. Ativista do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT), por meio da ONG Associação Laleska de Caprid, de Amaralina, Paulete Furacão foi escolhida para representar as transexuais e travestis baianas e ajudar a diminuir o alto índice de violência que acomete esta comunidade no Estado.

Agressões e discriminação devem ser fortemente reprimidas. Os grupos historicamente discriminados devem ser seus próprios agentes de mudança. A nomeação de Paulette mostra o avanço dos direitos humanos nesse quesito, declarou o Secretário Almiro Sena durante a posse de Paulete.

Desde 1966, quando foi fundada, é a primeira vez que a Secretaria contrata uma pessoa transexual. A contratação de uma travesti também é inédita na história do governo da Bahia. Até hoje nunca houve uma oportunidade para uma travesti dentro de um órgão do governo na Bahia, principalmente para um cargo com tamanha importância. Uma das minhas primeiras missões é a criação de um campo de trabalho para trans e travestis, criando dessa maneira novas oportunidades de inclusão das minhas amigas e companheiras de lutas, explicou Paulete.

De acordo com a Secretaria, a funcionária também irá atuar com o objetivo de inserir os homossexuais e transexuais no mercado de trabalho.

A homofobia começa em casa, se estende à comunidade e vai se perpetuando na vida das pessoas. Eu peço a todos que trabalhemos em conjunto. É assim que vamos nos fortalecer: o pontapé inicial já foi dado, disse a coordenadora.

Comentários (48)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 25-03-2012 às 21:05 Frank2
    Q pena um site como o mundomais ondem as pessoas ser qualificar, comunicar com as outras e se fazer bons e mal comentarios, como do mauricio, cheio de proconceitos e maldade, ele diz q e gay, com tanto proconceitos, defe ser uma pessoa frustada sem ter alguem p/ ama e ser amado ou melhor se feliz.
  • em 25-03-2012 às 16:22 Marcellus MG
    Parabéns - PAULETE FURAÇÃO, sucesso nessa nova empreitada, mostre que você é capaz, sou servidor publico a 15 anos e já percebir que a sociedade que resultados imediato, responda essa demanda. você será vista como a grande competente. sucesso,sucesso, sucesso. PARABENS..........
  • em 25-03-2012 às 15:32 Princess
    È por essas e outras que tenho vergonha de ser homossexual. Pois em uma situação tão favorável a nossa classe, em um site direcionado a esse público. Existem gayzinhos aqui que criticam uma vitoria tao importante como essa. E é por isso que o preconceito vai sempre existir, a homofobia vai sempre existir. Pois o pior preconceito que tem é contra nós mesmos. Ôôô raça desunida da porra viiu? Tem que morrer tudo mesmo! ;)
  • em 24-03-2012 às 17:54 sergio levino
    Parabéns e muita sorte no novo caminho, grande abraço!
  • em 24-03-2012 às 01:50 nordeste
    sucesso pra vc amiga a arasaaaaaaaaaaaa no nordeste de amaralina
  • em 23-03-2012 às 08:19 alexandre
    O que voçes tem contra a Bahia , e un dos cartões postais mais visitados no Brasil , tem o melhor carnaval do mundo , tem as pessoas mas carismaticas e comunicativas , a alegria contagia todos que vem visitar , Bahia onde o SEXO e muito quente muiutos negros bonitos e grandes..., não tenho culpa se na Cidade de voçes que voçes acham tão desenvolvida não teve ainda a oportunidade de ser gay com liberdade onde ate a politica participa .
  • em 21-03-2012 às 21:35 Bahia né
    Bahia..Se esperar o que?
  • em 21-03-2012 às 12:10 alho
    a que ponto chegamos por iso o mundo esta como esta.
  • em 20-03-2012 às 09:00 Leonardo Salinas
    Olha, gente, esse é um momento muito valioso para todos nós. Uma transexual chegar a um cargo desses representa uma vitória imensa. Negra e transexual, ela é o símbolo de muita luta, de vasta coragem, de farta dignidade que nos transmite. Parabéns para ela e a toda a comunidade homossexual da Bahia. A Boa Terra vive uma incomensurável contradição: estado cheio de negros, os baianos os discriminam cruelmente. Basta irmos lá para que enxerguemos como eles são maltratados. Quando uma negra e trans rompe esses obstáculos, com suas peleias, sua persistência e sua abnegação, é sinal de que avançamos e podemos progredir muito e muito mais. Só precisamos descruzar os braços e batalhar. Ocupando espaços sociais e políticos, como Paulete Furacão, chegaremos lá. Um beijo no coração dessa digna e destemida guerreira.
  • em 19-03-2012 às 23:38 Cruz2012
    Ê POVINHO IGNORANTE VIU, QUEM PÔS O NOME DE PAULETE FURACÃO NA MATÉRIA, FOI QUEM REDIGIU A MESMA. ENTÃO, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE DENTRO DE UMA REPARTIÇÃO PÚBLICA ELA IRÁ SE CHAMAR OU SE PRESTAR A SE APRESENTAR COMO PAULETE FURACÃO, E CONHEÇO BEM ELA, E SEI TAMBÉM O QUANTO ELA RALOU PRA CHEGAR E MERECER O LOCAL QUE PISA. PORTANTO BIXASFÓBICAS DE PLANTÃO, VÃO COSTURAR FUNDOS DE CUECAS DE MULEQUES DE FINAL DE LINHA E DEIXA MINHA AMIGA BRILHAR.
  • Mostrar mais comentários...