quero assinar Entrar na área VIP

Beijo com receio

Em pleno Dia do Beijo, ainda não são todos os casais que podem demonstrar em público a expressão de afeto.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 13 de Abril de 2012

O beijo gay ainda é alvo de preconceito.O beijo gay ainda é alvo de preconceito.

Um beijo é um dos maiores gestos de carinho, e até ganhou o dia 13 de abril como data mundial para ser celebrado. Porém, comemorar não é para todos. Os casais gays ainda sentem receio de expressá-lo publicamente.

Um exemplo é o funcionário público Matheus Escremin, de 21 anos. Para ele, o que incomoda são os olhares.

Para nós, é difícil até andar de mão dada ou até mesmo dar um selinho, conta. Algo que é uma demonstração de carinho, parece se tornar, aos olhos dos outros na rua, uma agressão, completa.

Outro motivo para evitar carícias, diz Matheus, é o preconceito. Tem gente que vê esse tipo de coisa e já quer brigar, ameaçar. Eu evito mesmo, para o meu próprio bem.

Porém, ele mesmo diz não apoiar a conhecida “pegação”, independentemente de opção sexual. Tem lugar para isso. Eu e meu grupo de amigos evitamos esse tipo coisa, afirma.

A psicóloga e coordenadora técnica do Gada Rio Preto, Thelma Abrahão, de 45 anos, concorda. Não acho legal casais adolescentes, até de sexos diferentes, se pegando e beijando na boca no meio da rua, diz ela. Beijar na boca é um ato íntimo, mais do que o sexo em si, argumenta.

Para ela, o beijo é a maior demonstração de carinho que existe, mas não existe o hábito de ver pessoas do mesmo sexo se beijando. Em outras culturas existe o beijo entre homens. É uma expressão de afeto, diz.

A psicóloga diz que é preciso discutir mais sobre regras de civilidade para o beijo gay ser aceito. Ela também diz que o problema não está na diferença de sexo, mas na regra social.

Este é o momento mais do que certo para discutirmos o que é e o que não é permitido em público. E, o que for permitido, terá de ser para todas as pessoas, disse.
Comentários (26)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 28-05-2012 às 17:21 Vitor lima
    Isso sempre será algo incontestavél a sociedade de hoje esta mais preocupada com os valores éticos então o beijo gay em público seria tipo um desafio contra os principios até os próprios gays teria preconceito contra isso é oque observei em vários coméntarios.
  • em 23-04-2012 às 09:31 Moreno Carioca
    Gente bj gay nunca vai ser normal acho que como pessoas adultas não podemos forçar uma situação que sabemos que não é natural do ser humano! Não dá para mudar os princípios da sociedade de um dia para o outro! Mas é feio de qualquer maneira uma "beijação" em público de heteros ou de homo, essas coisas é bem melhor nas nossas casas!
  • em 22-04-2012 às 00:05 Caio saradinho
    Sou contra o beijo gay, não é normal e nunca será. Sou gay, respeito todos, e amo o ser humano, mas sou totalmente contra o beijo gay. Gay não tem necessidade de beijar em público. Fazemos isso em casa, e beijamos mais que a língua, se é que me entendem.
  • em 17-04-2012 às 22:26 Luciano
    Os brutamontes fortões, no geral, se pegam em boates gays, em saunas e em outros guetos gays. Depois voltam para a luz do dia e interpretam seus papéis de heterossexuais. Muitos voltam pras suas namoradas e esposas de aparências porque não são machos como os efeminados, que se assumem.
  • em 17-04-2012 às 22:22 Luciano
    Edgar, quando os héteros demonstram carinho em público, eles também estão querendo gritar: gente, somos héteros, olhem!?
  • em 16-04-2012 às 14:25 Bruno SP
    Apesar de se expressar de uma maneira um tanto qto direta demais, eu concordo com tudo que o Rodrigao falou. Homofobicos agridem e fazem chacota com gays delicados e afeminados. Qd sao homens másculos que aparentam ser mais fortes fisicamente eles olham com cara feia mas ficam com o rabo entre as pernas e engolem o preconceito. Beijo gay nao é crime, e quem acha que se garante em uma suposta agressao ou retaliamento de preconceituosos que o faça. Eu particularamente prefiro ser uma pessoa discreta e nao gosto de ficar chamando a atençã. Mas acho legal quem gosta de se expor assim, pq creio q qto mais comum forem cenas de homens trocando beijos mais rápido a sociedade passara a ver como algo normal.
  • em 16-04-2012 às 13:25 para o RODRIGÃO
    Eu tenho todo direito de ir e vir, então pensando assim eu posso a qualquer hora subir as favelas do Rio e não quero nem saber se vou levar tiro de traficantes ou qualquer coisa do tipo: É DIREITO MEU! Mas eu não sou trouxa e me reservo o direito de tambem não fazer isso e evitar o pior. A mesma coisa o beijo gay em publico: eu tenho o direito de dar um beijo no meu namorado em publico, mas pra que vou fazer isso se eu sei que o preconceito existe e muito provavelmente vou ouvir piadinhas, ou xingamentos ou talvez até ser agredido? EU EVITO CONFUSÃO PRA MINHA VIDA!
  • em 16-04-2012 às 12:05 RODRIGAO
    Bem meus caros, se vcs se contetnam em ser sub-cidadaos por conta de tabus e preconceito alheio problema de vcs. Eu me garanto, e nao deixo de trocar caricias com meu namorado onde quer q estejamos e me sinta seguro. Quem nao gostar q venha me bater se der conta. Pago meus impostos e exerço os mesmos direitos q os demais, quer gostem ou nao. Quer dizer entao q gay tem q respeitar preconceituosos q nao nos respeitem? kkkkk, vcs devem ficar por aí, no interiorzao mesmo. Aqui na civilização a banda toca de outra maneira. Continuem alimntando preconceitos, se rebaixando e colocando o rabinho entre as pernas p agradar homofobicos. Eu nao, eu vivo como eu quero!
  • em 15-04-2012 às 20:19 Ivan
    Beijo homossexual em público é um tabu que jamais será quebrado; queira ou não somos o avesso, o distinto, a minoria no universo hétero. E devemos respeitar a maioria naturalmente correta no conceito sexual.
  • em 15-04-2012 às 19:03 Joca Ramiro
    Beijo não, cê! Beijo que é bom, bom." Felicidade se acha é em horinhas de descuido"(Guimarães Rosa). Vamos beijar à vontade, amar deveras, abraçar loucamente...chega de violência! Viva o amasso! Beijos, abraços e carícias o tempo inteiro!!!!!!!!!!!
  • Mostrar mais comentários...