Assine o MundoMais

Relatório sobre homofobia

Estudo divulgado esta semana, revela que a homossexualidade é criminalizada em 78 países.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 17 de Maio de 2012

LGBTs são criminalizados em 78 países.LGBTs são criminalizados em 78 países.

A Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (ILGA) divulgou nessa última terça-feira, 15 de maio, o Relatório sobre Homofobia Patrocinada pelo Estado. O documento oferece um panorama sobre a situação da homossexualidade no mundo.

O texto revela que 113 países autorizam a homossexualidade, enquanto 78 consideram que praticar sexo entre duas pessoas do mesmo gênero constitui um ato ilegal, entre eles, dez do Caribe. Entre as nações que criminalizam a homossexualidade com pena de morte estão Irã, Arábia Saudita, Iêmen, Mauritânia, Sudão, as regiões do norte da Nigéria e o sul da Somália. Contudo, o relatório também mostra que 24 nações proíbem a incitação ao ódio baseado na orientação sexual.

A pesquisa ainda retrata que dez nações permitem o casamento homossexual. Por ordem cronológica são eles: Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Argentina, e Islândia. Em outros 14 países, os casais do mesmo sexo contam com o reconhecimento de suas uniões civis, com direitos similares aos casais heterossexuais, é o caso do Brasil. A adoção de crianças por casais homoafetivos é admitida em 12 e 18 possuem legislação específica para as pessoas que passaram por um processo de mudança de gênero.

O relatório da IGLA ainda diz que a Europa é a região do mundo onde os direitos dos homossexuais são mais atendidos. No entanto, os homossexuais europeus ainda sofrem discriminação e violência, além de não terem a liberdade de expressão e demonstração de identidade totalmente reconhecidas. Já na América Latina, o maior problema enfrentado pelos LGBT é a violência, pois a maioria dos países não possui uma legislação que proíbe a homofobia, o que permite a impunidade. Metade dos países da Ásia ainda criminaliza a homossexualidade e na África 'a homofobia patrocinada pelo Estado aumentou na última década'.

Comentários (27)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 26-05-2012 às 14:25 Alessandro para o tal "Bolssonaro"
    Me processe,vai fundo, estou aqui, sentado, esperando um mandato judicial.E por favor, estamos no ano de 2012, não utilize esse português arcaíco, porque de retrógado já basta você.
  • em 24-05-2012 às 11:11 Paulo Henrique
    Foi mal meu post abaixo, eu quis dizer parabéns aos 113 países que respeitam os direitos dos gays.
  • em 24-05-2012 às 11:07 Paulo Henrique
    Parabéns aos 78 países que respeitam os direitos dos gays, a Europa é o continente mais desenvolvido quando o assunto é a mentalidade das pessoas. E quero q esses países muçulmanos se fodam. Se a gente for analisar bem a situação, a maioria dos países que condenam com a morte os homossexuais são 100% religiosos (principalmente o islamismo), precisamos nos cuidar senão o Brasil segue o mesmo rumo do Irã.
  • em 21-05-2012 às 13:00 M. Aurélio p/ Rubens de Carvalho
    Devo discordar de si. A princípio, os homofóbicos não são dignos de pena, porque quantos gays tiveram suas vidas destruídas em empresas, escolas e etc. por esses "machos" inescrupulosos; e não haviam leis que os incriminassem. Hoje, mesmo com a demora da validação da PL122, se é que será, há mecanismos vigentes que nos dão ouvido, e atuam contra o abuso desses "doentes mentais". E, em relação ao gay que gosta simplesmente do mesmo sexo por amor, na maioria das vezes não é por aí. Após eu quebrar a cara com relações frustradas, iludido em um grande amor, eu passei a gostar mesmo é do órgão sexual masculino. Ultimamente aprendi a chupar o saco, engolindo levemente as bolas. Que delícia! É óbvio que há uma insegurança em relação ao número de parceiros, mas fazer o quê? O importante é que vivamos a vida intensamente, pois, a fila anda e o tempo passa!
  • em 21-05-2012 às 12:22 Pekerman
    Aqui no Brasil por pouco não é também criminalizada.
  • em 20-05-2012 às 23:08 Rubens de Carvalho Araújo
    Ainda existem em nosso país (ou seria uma republiqueta) indivíduos que são homofóbicos. São seres mal amados dignos de pena pela ignorancia porém devem pagar pelo crime deste preconceito absurdo. Todos temo direito de ser feliz com a pessoa amada. Um gay não ama o órgão sexual; ama um ser humano igual a si.
  • em 20-05-2012 às 19:11 BOLSSONARO AO ALESSANDRA
    CALA-TE!!!!! BASTA DE TUAS FALACIAS DE PEDERASTA, VOU PROCESSA-LO POR INJURIA
  • em 20-05-2012 às 18:53 jr p alessandro
    cara gostrei de vc, passa seu msn
  • em 19-05-2012 às 15:29 Alessandro
    Corrigindo o que disse na última linha: Quiz dizer à aqueles que NÃO conseguem ter um ponto de vista amplo de sociedade.
  • em 19-05-2012 às 11:38 Ceb. - Rio de Janeiro
    Espero que agora essa bicharada possa pagar impostos. Estes devem ser dobrados por tando tempo em que os héteros pagaram por eles. Se querem direitos iguais, devem ter deveres iguais também. Padre Ceb. - RJ.
  • Mostrar mais comentários...