Assine o MundoMais

Radar gay

Estudo sugere que somos capazes de distinguir um gay apenas pelo rosto.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 17 de Maio de 2012

Um reduzido número de participantes revelou grande incapacidade de identificar a orientação sexual nos rostos.Um reduzido número de participantes revelou grande incapacidade de identificar a orientação sexual nos rostos.

A investigação tem o título “As funções de processamento de faces em julgamentos sumários de orientação sexual”, mas quase todas as notícias publicadas sobre o estudo falam que estamos perante a prova de que o gaydar – uma espécie de radar para identificar gays – existe.

Há muitas pessoas que alegam ser capazes de entrar numa sala e identificar quase de imediato quem é e quem não é homossexual. Um estudo realizado por investigadores da área da Psicologia de duas universidades norte-americanas concluiu que os rostos das lésbicas são mais facilmente identificáveis do que os dos homossexuais homens. O artigo foi publicado esta quarta-feira na revista PLoS One.

O trabalho dos especialistas do departamento de Psicologia da Universidade de Washington e da Universidade de Cornwell (em Nova Iorque, EUA) envolveu uma série de experiências com 96 imagens de rostos de pessoas heterossexuais e homossexuais, nas quais participaram 129 estudantes universitários. O que pedia aos participantes era para dizerem se o rosto exibido durante menos tempo do que levamos para piscar os olhos era de alguém homossexual ou não.

Os resultados mostram que é mais fácil identificar uma lésbica do que um homossexual, mesmo quando as fotografias dos rostos são colocadas de pernas para o ar. No caso das lésbicas registaram-se 65% de respostas certas enquanto que nos homossexuais homens houve 57% de respostas correctas. Razões suficientes para muitos concluam que, afinal, o chamado gaydar pode mesmo existir e que as pessoas fazem esta distinção entre gays e heterossexuais inconscientemente quando olham para um rosto pela primeira vez. A capacidade de acertar com apenas um olhar pode estar apoiada na observação ou poderá mesmo ser uma questão de instinto.

Só rostos, sem cabelos, sem nada

Joshua Tabak, o principal autor do estudo, refere mesmo num comunicado da Universidade de Washington que esta capacidade pode ser comparada à distinção que somos capazes de fazer para distinguir uma mulher de um homem sem ter de pensar nisso.

As 96 fotografias usadas nas experiências eram de pessoas que, previamente, se identificaram como gays ou heterossexuais. Nas sequências mostradas aos estudantes foram excluídos os rostos com barba, óculos, maquilhagem, piercings para evitar ou limitar eventuais associações imediatas que podiam prejudicar a observação. Apenas os rostos (os cortes de cabelo não apareciam) foram expostos.

As fotografias foram exibidas num computador em “flashes” muito rápidos no sentido correcto e ao contrário. E mesmo quando estavam de pernas para o ar, os estudantes revelaram uma taxa de acerto de 61% nas lésbicas e 53% nos homens conseguindo identificar a orientação sexual do sujeito.

Os investigadores revelam que ficaram surpreendidos quando perceberam que os participantes estavam acima dos valores que podemos atingir se tentarmos acertar à sorte (50/50) nas experiências realizadas com as imagens de pernas para o ar e que foram exibidas durante um terço do tempo que usamos para piscar um olho.

Para as pessoas que acham que o seu gaydar não funciona, o autor do estudo nota que também nestas experiências houve um reduzido número de participantes que revelou uma grande incapacidade de identificar a orientação sexual nos rostos mostrados.

Comentários (99)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 29-05-2012 às 14:05 Só comentários toscos
    Esses comentários de gays putos só me envergonham assim como me sentiria envergonhado se fosse hétero e lêsse esses comentários hahaha Para a maioria - Vão estudar, ficar indo boate gls todo santo dia e ficar dançando sem camisa para ver se consegue próxima transa é ridículo... E mais ridículo ainda? É ser superficial e julgar os outros só pela aparência e não pela personalidade... Att...
  • em 29-05-2012 às 13:56 huahauhahua
    Ri muito do comentáriio do carinha que disse que gay tem perna fina e nariz feio e daí ja pode se dizer que o cara é gay... E os altos e esbeltos são heterosexuais huahauhahauhu... Morri de tanto rir huahauah... A gente pensa que num mundo hoje globalizado e cercado de informaçoes de fácil acesso o cara me vem com um argumento desses...
  • em 29-05-2012 às 13:52 Dai - me forças
    Na verdade hoje a sociedade é muito influenciada pela mídia e é óbvio que o tipo de gay que aparece hoje são os 'afetados'... Como a maioria dos Homosexuais hoje cuidam mais da aparencia que o Héteros, se a pessoa ver um Hétero arrumadinho, pele limpa, cabelo bem feito pode apostar que a primeira coisa que vão falar que o cara é gay hahaha .....................................................................................................Sem contar que a mídia também so mostra que todos os gays são putos!!! e outra que só é gay quem é penetrado! e pelo amor dos céus, pelos comentários de muitos aê, quem lê vai atestar isso mesmo. Vamos aprender a se respeitar esse comportamento afeta não só você mas a comunidade toda!
  • em 29-05-2012 às 13:07 D,W
    Existe o ser Homosexual e o ser Gay... Só de ler os comentários dá pra ver quem é o gay e quem é o homosexual hahaha... Puts...
  • em 28-05-2012 às 22:40 doddy
    ai gente, morria de tesaõ por causa de um hetero, sonhava com ele imaginado ele me fudendo pois o danado tinha um pacote de dar inveja, então chegou o grande dia ele saiu comigo, gente, apaga a luz, o pacote era as bolas, enomes e pelancudas pareciam gogo de peru balançando e o pau uns 12cm acho ainda bem que grosso e deu pra fechar meu cuzão kkk e acabei metendo o meu de 17 nele, pode kkkkkkkkkkkkkkk então olhando, jamais achava que a cara de stallone era espada q cortava pelos dois lado kkkkkkkkkkkkk
  • em 28-05-2012 às 22:27 bruno
    pura bobagem...........sem comentário.............
  • em 27-05-2012 às 01:31 na cara não está
    tudo frescura, tem uns héteros que só nascendo de novo como dão pinta, e juram que são homens. vai enganar outro kkkkkkkkkkkkkkkkk
  • em 26-05-2012 às 08:50 Roberto
    Você que da uma de adivinhar..., vai ter que comer muita poeira, sou bem casado pai de dois filhos,amo a minha mulher e tenho um tesão por minha esposa, mais tenho um caso com um rapaz, sou ativo e passivo e sou muito feliz, a felicidade e para poucos que sabem curtir a vida sem esta julgando o próximo...
  • em 25-05-2012 às 13:31 blumenau
    Pr Carlos, vc deveria é se orientar e ler a biblia meu caro. Entao vc tbm deve frequentar boytes gay, saunas e etc. Ñ use o nome do Senhor pra justificar as suas preferencias por sites gay, no grande dia do Senhor ele dira apartaivos de mim maldidos para o folgo eterno, vc esta trazendo escandalo pra o reino de Deus,; entao é nome ficticio pra suja a pessoa kkk, msm assim quem seja é maldito
  • em 25-05-2012 às 02:59 will para gerry
    sabe q vc tem razão, até travesti tem pau maior q hetero kkkk
  • Mostrar mais comentários...