Assine o MundoMais

Usar ou não usar? Eis a questão!

A importância do uso do preservativo nas relações sexuais: uma resistência entre conhecimento e comportamento.

por George Gouvea

Sábado, 28 de Julho de 2012

Já esta mais que provado e comprovado que o uso do preservativo nas relações sexuais é a melhor forma de proteção das doenças sexualmente transmissíveis, em especial o HIV, além de precaver uma gravidez indesejada.

Pesquisas indicam que a grande maioria da população brasileira sabe sobre a importância do uso da camisinha. Contudo, podemos constatar que, apesar da consciência e do conhecimento cognitivo, no mundo real as coisas acontecem um pouco diferentes. Estamos falando de seres humanos, com todas as suas questões subjetivas, seus paradoxos e suas ambivalências. Existe uma distância entre a informação e o comportamento. Este hiato, aonde habita a ordem “use camisinha” e a esfera do desejo e do prazer, tem sido negligenciado na abordagem deste tema tão complexo.

Entre o mando imperativo da pratica do sexo seguro, também conhecido como sexo com barreira, e sua pratica no mundo tangível, existe um campo que pode estar relacionado a algumas formas de resistência ao uso do preservativo. Se levarmos em consideração que, simbolicamente, o uso da camisinha pode representar a incompletude (barreira) da união no ato sexual, temos, neste caso, uma das possíveis explicações para o sexo desprotegido.

Se não levarmos em consideração outros fatores, todos ligados diretamente as peculiaridades da existência humana, não poderemos construir respostas para esta quase indecifrável questão. Os humanos, como todos podem observar, são atravessados por componentes intangíveis, simbolismos incompreensíveis e mistérios que ultrapassam a fronteira da razão. Crenças se misturam a duvidas e as decisões, nem sempre, obedecem as normas de gerenciamento de riscos, principalmente na esfera do sexual. Reside na sexualidade, possivelmente, o “calcanhar de Aquiles” da humanidade.

Outros fatores, hoje, contribuem para o afrouxamento da administração da pratica do sexo seguro, entre eles a crença de que existe tratamento, as novas descobertas a respeito da reduzida possibilidade de infecção por soropositivos com carga viral indetectável e o fato de que a nova geração não testemunhou a fase avassaladora da epidemia, nas décadas de 80 e 90.

Como se pode observar, este é um tema árido, onde simplificações e explicações rasteiras não dão conta de responder este impasse.

George Gouvea

Psicanalista

www.georgegouvea.com.br

Comentários (43)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 13-09-2012 às 19:05 Yuri
    Eu praticava sexo sem camisinha de vez enquando, porém como consequência contrai o vírus, fico pensando como essas pessoas que tem o vírus continuam transando sem camisinha e continuam aparentemente bem, continuam transando com vários em grupos bare e nunca ficam doentes, eu conheço pessoas que não sei se tem o virus mais desconfio pelo fato de gostarem de transar sem camisinha e já transam um bom tempo e nunca ficam doentes.. Gostaria de entender isso. Quando eu descobri que estava infectado o médico me disse que jamis poderia transar sem camisinha, logico ele ta correto, mais e as pessoas que tem o vírus que pega outra pessoa que tem o vírus e não fica mal por isso, os vírus são diferentes e se misturando com o seu tira totalmente a defesa do seu medicamento contra o vírus porque ele passa ser mais forte aliado a outros vírus. Se tiver algum que possa me explicar isso agradeço.
  • em 06-09-2012 às 22:53 Marcelo
    Pra sexo somente com camisinha peimeiro que ao transar por ae você nunca sabe se a pessoa é ou não infectada por isso melhor prevenir do que remediar e quem curtir sem camisinha tô fora tenho mto amor a minha vida ok
  • em 06-09-2012 às 22:21 Gaucho
    Sempre uso preservativo nas relações com penetração, porém no sexo oral não uso, não sinto prazer chupar uma camisinha, prefiro não fazer.
  • em 06-08-2012 às 13:16 anonimo
    sou homem, transei com um travestir com camisinha, ele me comeu de camisinha, mesmo assim me arrependo, nunca mais faço isso, isso é coisa do diabo, eu vou procurar uma igreja, e me livrar disso!
  • em 06-08-2012 às 11:05 Kadu SP Bare
    cada um sabe o que faz da propria vida. Tem gente que esta viva ,bonita e produtiva depois de 30 anos de infectado pelo hiv. Tem gente que nasceu feia,vai morrer amanhã de acidente e jamais deixará de ser um fracasso. Apenas cada um tem que ser responsável pelas consequencias de sua decisão. A grande verdade: camisinha diminui muito o prazer. Mas e os riscos? Mas tb existem outros riscos, outras doenças que se pega quando se beija alguém, como sífilis, candidíase, herpes...O jeito é ficar então em casa e bater punheta.
  • em 06-08-2012 às 00:03 Eu
    Não uso mesmo e ninguém me faz usar pelo simples fato de ser passivíssimo mas encapo todas as rolas que entram no meu cuzinho.
  • em 04-08-2012 às 15:46 John
    Pessoal, acho que é questão de conciencia, eu uso para não me preocupar depois, tudo é questão de costume, quando saio com alguem a 1ª coisa que me preocupo é com a camisinha, se o cara falar que curte sem, desculpem, mas pulo para outro, não to afim de correr risco por minutos de prazer, prefiro usar a mão para uma bela punheta, pois a minha vida vale muito mais e de quem me relaciono tambem, mas cada um cuida da sua vida, eu qnado saio com alguem quero segurança, mas principalmente ofereço segurança. falta de segurança não vale a pena!!
  • em 04-08-2012 às 11:22 Jeremy p/ Ulisses
    biba uó, vai falar com psicólogo ao invés de escrever blog. vc está á precisando de ajuda, como vai ajudar os outros? Parece ser pretensão. Eu fiz terapia e me fez bem, vejo no hiv um aliado para a minha evolução.Para de choradeira, deprimida!
  • em 02-08-2012 às 21:31 Ulisses
    Tenho 31 anos e sou portador do vírus HIV há um ano. Venho atualizando um blog sobre o assunto, onde conto um pouco da minha história e pretendo trocar experiências sobre o tema. A quem possa interessar, segue o endereço: deupositivo.wordpress.com
  • em 01-08-2012 às 16:25 people p/ lucas mona biba burra...
    oh ignorante, nao sabe interpretar texto qdo faz leitura nao? onde é que está escrito "NINGUÉM GOSTA DE USAR PRESERVATIVO? ....... e fique sabendo que sou sim o senhor da verdadeeeeeeeee monaaaaaaaa - vc adora preservativo pq nao tem parceiro fixo é promíscuo por isso precisa se proteger todo instante - entra num saco plastico e preferencia sem ar e morraaaaaaaaaaaaa..... vc é dessas pocpoc de sauna e dark room só pode ser kkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Mostrar mais comentários...