quero assinar Entrar na área VIP

E a polêmica continua

Para candidato que exibiu beijo gay em horário eleitoral, polêmica não ajuda a ganhar votos.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2012

O beijo gay recebeu críticas ao ser exibido em horário eleitoral.O beijo gay recebeu críticas ao ser exibido em horário eleitoral.

O candidato à Prefeitura de Joinville (SC) Leonel Camasão (PSOL), que exibiu no início da semana passada, na propaganda eleitoral gratuita, um clipe em que dois homens aparecem se beijando na boca, viu sua candidatura e seu programa de TV tornarem-se nacionalmente conhecidos depois que o “Jornal da Cidade”, periódico semanal local, publicou críticas veementes contra a cena, definida como "asquerosa" por um de seus colunistas.

As críticas foram consideradas homofóbicas pelo Ministério Público de Santa Catarina, que move uma ação contra o autor e contra o jornal. A polêmica virou notícia em canais de TV, jornais e sites de notícias em todo o país.

Para Camasão, porém, toda a exposição que sua candidatura vem recebendo com o caso não refletiu ou irá refletir em ganhos eleitorais para a sua candidatura. Em pesquisas realizadas por institutos locais, Camasão aparece com 2% das intenções de voto. O empresário Udo Dohler (PMDB) lidera as pesquisas, com 25%.

"Joinville ainda é uma cidade muito conservadora. Defender a diversidade sexual e o fim da homofobia gera tanto simpatias quanto antipatias por aqui", afirma Camasão, que não é gay, é casado e tem uma filha de dez meses

Apesar disso, o candidato afirmou estar satisfeito com a repercussão do assunto. "Não gera votos, mas gera debate. A luta contra a homofobia é uma das bandeiras do nosso partido, e queremos que a sociedade discuta o assunto.”

O clipe exibido por Camasão não é novo. Ele já fora utilizado na campanha presidencial de Plínio de Arruda Sampaio em 2010. A cena do beijo gay dura pouco menos de dois segundos.

Ação na Justiça

A Promotoria de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público de Santa Catarina ajuizou, na última quinta-feira (6), uma ação civil pública contra o “Jornal da Cidade” e contra o comunicador João Francisco da Silva, ambos de Joinville.

A ação, proposta pela promotora Simone Cristina Schultz, pede a retirada imediata de circulação da edição número 50 do Jornal da Cidade, tanto em meio físico quanto na internet, por conta das críticas publicadas contra a veiculação da cena do beijo gay na propaganda do PSOL. As críticas foram consideradas pela promotora como ofensivas à população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

O documento solicita ainda a aplicação de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão; a veiculação de programas de direitos humanos produzidos e/ou indicados pelo MP em conjunto com associações representativas dos LGBTs; indenização de 300 salários mínimos por dano moral coletivo, a serem destinados a fundos de promoção da cidadania LGBT; e, finalmente, a obrigatoriedade de publicação da sentença condenatória em cinco edições seguidas do periódico. Todos esses pedidos serão analisados pela Justiça

Comentários (19)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 25-10-2012 às 14:55 eu
    concordo com hannibal,os gays são os que mais descriminam e depois querem ser respeitados.e quanto a esse candidato,eu acredito que ele só quer ganhar votos dos gays,porque para lutar contra a homofobia não precisa fazer isso só em campanha politica,não moro em joinville,mas os gays de joinville tem que analizar quantas vezes esse candidato apareceu em uma passeata gay,ou o que ele ja fez antes de ser candidato pra ajudar na causa gay.afinal,em campanha o que mais se usa é as necessidades da população pra ganhar votos.vc só vê candidato falar em saude,educação,moradia,segurança,sendo que essas necessidades basicas e a luta contra a homofobia,pode-se lutar por elas qualquer pessoa no dia a dia e não esperar uma campanha pra fazer isso.não conheço ele mas quem é de joinville é quem deve procurar saber se ele esta sendo autentico ou se é mais um jogo politico.
  • em 21-10-2012 às 23:34 Gaucho
    Nada de censurar beijo gay. se houver censura, tem que censurar o Lula por governar inconsequantemente o Brasil por 8 anos. Censurar o Levandowski, Zé Dirceu, Delubio, Valerio, Genoino e tantos outros que já esqueci. Ah, O Dias Tofoli e mais.
  • em 17-09-2012 às 07:09 ernane
    ainda bem que existe o ministerio público ,pra corrigir estes desmando,um pais que se diz civilizado, é que sediar varios eventos mundias .se esquiva, de debater assuntos, que estão no centro das discurções.não estará preparado pra nada.a não ser ao fracasso e ao selvagerismo.
  • em 15-09-2012 às 10:01 VANI IN EUROPE
    VAI POR MIM CONTRATA UM BOM MARQUETEIRO, PEDE AO LULA ELE É CRAQUE NISSO, DAI VC DA ESMOLAS AOS POBRES, FALA Q NAO SABE DE NADA, E TBM Q ODEIA GAY, PRONTO É SO CONTAR OS VOTOS, VC É BOBO DEMAIS RS RS DEPOIS VC FAZ DO TEU JEITO BEEE VAI LÁ ARRASA BJS
  • em 15-09-2012 às 00:47 chayene globo
    PARABÉNS AO CANDIDATO QUE EXPOS O BEIJO GAY EM UMA PROPAGANDA ELEITORAL, ENFIM CHEGA DE HOMOFOBIA, COISA MAIS RETRÓGADA , GENTE EVOLUIDA PENSA DIFERENTE, RESPEITA, MAS QUEM ODEIA E CHINGA É GENTINHA, MAS DESPREZIVEL QUE UM COCO...
  • em 12-09-2012 às 07:42 Kurica
    Os Gays Tupiniquins não estão preparados nem para um beijo em uma propaganda política ....sonham com a liberdade de alguns países Europeus !!! Aff !!! Na verdade em um site desses não deveria haver criticas , somente elogios para a coleguinha Sulista de vocês que teve essa coragem e ousadia ... Será que Gay pode dar show de beijo somente em Paradas ???? Bicharada vamos elogiar o cara .!!!!!!!!!!
  • em 11-09-2012 às 20:26 Korgy p/ o abaixo
    Não generaliza tanto, né sem nome, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não se deve deixar levar por comentários de pessoas amargas!
  • em 11-09-2012 às 11:58 para HANNIBAL LECTER
    FREQUENTO ESSE SITE HÁ UM CERTO TEMPO E AOS POUCOS VOU PERCEBENDO QUE A MAIORIA DOS HOMOSSEXUAIS SÃO TÃO OU MAIS PRECONCEITUOSOS QUE OS HETEROSSEXUAIS. É COMO VC FALOU: ELES MESMOS SE DISCRIMINAM!! OS GORDINHOS SOFREM POR NÃO SE ENCAIXAREM NO PADRÃO DE BELEZA CRUEL DOS GAYS.... NORDESTINOS ENTÃO.. NÃO SE PODE PUBLICAR NADA SOBRE O NORDESTE AQUI QUE PRONTAMENTE OS PRECONCEITUOSOS APARECEM.POSTANDO BARBARIDADES... E TANTOS OUTROS TIPOS DE PRECONCEITO E DISCRMINAÇÃO QUE SÃO POSTADOS NOS COMENTARIOS.. SE LUTAM TANTO POR IGUALDADE E O FIM DO PRECONCEITO, PQ DISCRIMINAM TANTO??
  • em 11-09-2012 às 08:45 VANI TV EUROPE
    MAS TU É BESTA ? FAÇA COMO TODOS AI NO BRASIL, FALA UMA COISA E FAZ OUTRA NÉ!!!!!!! AI É O PAIS DO CARNAVAL E DA COPA BOBO, FAÇA COMO TODOS TÁ E BOA VITORIA RS RS
  • em 11-09-2012 às 08:04 HANNIBAL LECTER
    HOMOSEXUAL DISCRIMINANDO HOMOSEXUAL .... MAS QUE COISA EM ?!?!?!?!?!?!?!?!?!
  • Mostrar mais comentários...