Cerimônia civil

Casais do mesmo sexo de Uberlândia se unem em casamento comunitário. Saiba mais!

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2013

Uberlândia realiza em dezembro o primeiro casamento coletivo de casais do mesmo sexo. Serão oferecidas 25 vagas e as interessadas e os interessados podem se inscrever na sede do Núcleo de Diversidade Sexual (Nuds), que fica no Setor de Diretoria de Proteção Básica, no Centro Administrativo, todas as terças e quintas-feiras, das 12h às 17h.

De acordo com o chefe do Núcleo de Diversidade Sexual, Marcos André Martins, o casamento coletivo garante isenção de todas e quaisquer taxas cartoriais. “O objetivo é incentivar casais que mantém as relações conjugais a regularizarem a relação perante a Justiça. Esta é uma forma de garantir direitos”, disse.

A iniciativa é do Nuds, que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais, Grupo Shama, Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e com a Comissão da Diversidade Sexual da OAB Uberlândia. O casamento coletivo será realizado no dia 05 de dezembro e apenas 25 vagas estão sendo disponibilizadas.

Documentos necessários

É necessário ser residente em Uberlândia, maior de 18 anos e necessário que o casal comprove, juntos, renda de até 3 salários mínimos. Se os noivos forem menores de idade, será obrigatória a presença dos pais ou responsável legal, com documentos no cartório para assinarem o consentimento. A efetivação da inscrição se dará com a apresentação do comprovante de residência (água, luz ou telefone), sem necessidade de estar no nome dos noivos. Se o cidadão for solteiro deverá apresentar a certidão de nascimento original, no caso dos divorciados será necessária a apresentação da certidão de casamento original com a averbação de divórcio original. Os viúvos devem entregar a certidão de casamento original com anotação de óbito.

Para mais informações, basta ligar no Nuds, no telefone (34) 3239-2587, ou enviar email para o endereço nuds.uberlandia@gmail.com.

Comentários (9)
  • em 06-09-2013 às 17:17 Carioca
    Não devemos generalizar, como faz o amigo Lucio...eu quero casar, mas num encontro um parceiro com o mesmo propósito de tal seriedade no momento, mas há pessoas sérias sim.
  • em 20-08-2013 às 12:48 Brasília para LÚCIO
    Caro Lúcio, permita-me discordar de vc! Esse tipo de site, público, é bom pq podemos dizer o que quiser, concordar, discordar... Ou seja, exercer a cidadania. Sim, Lúcio, sim, muito gays querem casar. é bem verdade que a maioria não quer nada sério, mas existem os que querem comprometimento. Nos casos héteros também são assim: muitos só querem pegação. falo por mim. Sempre fui mais de estar namorando que estar ficando. Então, não pode generalizar. Eu quero casar. Um dia Eu vou casar. Abraço e fica bem!
  • em 19-08-2013 às 21:36 Lucio
    será que a maioria dos gays quer se casar? eu vejo tantos vídeos no disponível cheios de putarias e promiscuidade, e ainda vejo notícias falando sobre casamento gay. ah, faça-me o favor. a maioria dos gays não está nem aí para casamento.
  • em 18-08-2013 às 15:56 Brasília
    Muito legal! Um dia casarei também. Não quero apenas morar junto. Quero casar mesmo.
  • em 18-08-2013 às 14:29 Ed
    Muito legal saber que as coisas estão mudando e que todos os casais homossexuais tenham os mesmos direitos que são garantidos a qualquer casal hetero, independente de quem aceite ou não, porque o que esta em jogo é garantir direitos a pessoa com quem vc convive.
  • em 17-08-2013 às 13:56 Ex-Integralista P/ Sonhador
    Calma, menino! Eu disse que quero me casar, mas não será agora. Isto ocorrerá talvez, lá pelos anos de 2015 ou 2016, quando eu estiver com 30 anos. E principalmente depois que eu desfrutar algumas coisas suculentas e gostosas! Estou muito sedento de tudo isto, pois sou totalmente virgem( tanto de mulher como de homem!). Hoje, sábado, é o meu grande dia. O meu dia "D"! Hoje, 17 de agosto de 2013, será o dia da minha própria "inauguração"! Minha "avant premiére"! Quero aproveitar a minha solteirice por uns dois ou três anos, pois em um futuro compromisso sério com outro cara, pretendo ser o mais fiél possível. E exijo reciprocidade. Mas, de qualquer forma, deixe seus contatos, pois seu nome ficará na minha listinha de espera. (Para Dandara: erros de gramática na Internet, são bastante corriqueiros, mais pela pressa no digitar no teclado do que por algum desconhecimento da língua portuguesa, propriamente. Ou será que você nunca cometeu algum erro gramatical, nestes comentários?)
  • em 17-08-2013 às 13:26 Ex-Integralista P/ Dandara
    Ah, Dandarinha! Logo você, que eu estava começando a adimirar, pelos seus comentários tão brilhantes? Então sou trole de cinco personagens? Não seja tão boba!
  • em 16-08-2013 às 21:51 sonhador
    oi ex-integralista, ta a procura de um relacionamento sério? como faço pra ter a chance de conversar contigo e te conhecer melhor? bj
  • em 16-08-2013 às 13:10 Ex-Integralista, "virando a casaca"
    Agora que eu me libertei de todas as minhas neuroses e, principalmente, após receber um belo par de "chifres" moscovita, fiquei sabendo que ontem, 15 de agosto, foi o Dia do Solteiro. Também quero me casar. Prometo ser fiel e carinhoso. Quem aceitar, vai ter, além do afeto e do tesão, uma vida material bastante confortável. Mas, não se preocupem, pois para mim, o amor entre duas pessoas precede qualquer coisa, como dinheiro ou posiçao social.