Tribo dos Ursos

Comunidade de origem americana cresce no Brasil, combatendo o estereótipo gay de beleza dos malhados e depilados.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2013

Quem frequenta a cena gay já se deparou com eles por aí, nas baladas, festas e bares. Sem falar nos aplicativos de encontros. Barbudos, cheinhos, peludos, e muitas vezes vestidos com uma camisa de flanela xadrez, eles se autodenominam como ursos.

Surgida originalmente nos Estados Unidos na década de 60, a tribo dos ursos nasceu com a proposta de se contrapor ao estereótipo gay malhado, depilado e com roupas grudadas ao corpo. Ao logo das décadas seguintes, o grupo foi desenvolvendo as características citadas acima.

Guilherme Almeida: Guilherme Almeida: "É muito bacana você conviver com pessoas que não se importam com depilação ou só com o físico”

No Brasil, essa turma é cada vez maior, com baladas específicas na noite gay, redes sociais próprias, revistas segmentadas e comunidades online.

“A gente não gosta de modismo, não existe essa coisa de depilação, academia e moda. Os ursos não são nem muito adeptos da bandeira do arco-íris e sim da sua própria bandeira”, explica o fotógrafo Marcelo Gomes de Andrade , 43, citando a flâmula com faixas nas cores preto, branco, amarelo e em tons de marrom, com uma pata as sobrepondo.

Também da tribo, o publicitário Guilherme Almeida , 25, defende a ideia de que a ‘comunidade ursina’ é a representação da luta contra a estética da beleza. “Nem sempre o urso é gordo, é mais uma questão do pelo, é muito bacana você conviver com pessoas que não se importam com depilação ou só com o físico”, constata Guilherme, que conheceu esse universo numa viagem de intercâmbio para a Austrália, durante a sua adolescência.

Nada de arco-íris: mais sóbria, a bandeira ursina tem uma simpática pata de ursoNada de arco-íris: mais sóbria, a bandeira ursina tem uma simpática pata de urso

“Eu costumo ir apenas as lugares de ursos, é lá que me sinto acolhido”, confessa Guilherme, que rebate a ideia de que a comunidade ursina é muita fechada. “Se eu vou para a The Week, aqui em São Paulo, também não vou me sentir acolhido. Não estarei entre pessoas que me atraem esteticamente e nem vou agradá-las também”, argumento o publicitário, fazendo referência a famosa balada paulistana conhecida pelos frequentadores sarados e depilados.

Guilherme se sente tão à vontade neste universo que até foi parar nos Estados Unidos para participar de um encontro de ursos no último mês de julho. O evento, chamado Provincetown Bear Week, aconteceu na cidade de Provincetown, em Massachusetts.

“É incrível, tem programação o dia todo. De jogos na praia às festas com os temas lenhador, bombeiro, luta-livre e roupas de couro. No fim, você não aguenta mais homem peludo na frente”, brinca o publicitário.

Daybes Antônio Gomes, participante da comunidade ursina há pouco mais de um anoDaybes Antônio Gomes, participante da comunidade ursina há pouco mais de um ano

Chasers, cubs, polar bear e mais

A tribo tem até um grupo de admiradores. Identificados como ‘chasers’ (caçadores em inglês), eles não têm todas as características dos ursos, mas são bem aceitos na comunidade ursina. Magro, o estudante carioca Daybes Antônio Gomes , 22, é um deles.

“Eu ia para as baladas e entrava em aplicativos tipo o Grindr e o papo não me interessava. A estética também não. Aí descobri que havia essas pessoas mais peludas, gordinhas, e comecei a frequentar”, relata Daybes, que exalta a cena do Rio de Janeiro, descrita como acolhedora e tradicional.“Das festas aos apps, é sempre a mesma galera. Um grupo fechado, mas muito unido, como uma irmandade mesmo”.

Comentários (35)
  • em 23-08-2013 às 10:16 Ganimedes P/ Baco
    Pelo visto, muitos aqui nestes comentários são versados em Mitologia Greco-romana. Eu também aprecio bastante. Ganimedes, na Mitologia Grega, foi o copeiro dos deuses do Olimpo, que tinha a incumbência de de servir aos deuses o néctar da eterna juventude. Ele recebera essa função das mãos de Zeus(Júpiter, para os romanos), depois que Pai dos Deuses ter se apaixonado pelo belo rapaz, seduzindo-o e levando-- para o Olimpo. Zeus, segundo alguns, era a divindade mais bissexual do Olimpo: "comia" todos e todas!
  • em 23-08-2013 às 00:09 wellington
    sabe gostoso esmo é tocar e ser tocado com tesão e respeito, perfeição só no carácter eu fico com qualquer pessoa que seja bacana mais prefiro os maduros e naturais . acho muito fresco meio bibinha mole depilação mais em fim cada um viva seu prazer, agora no dia que eu tiver que ficar com uma pele lisa vou a cama com uma linda mulher homem tem que ter pelo.
  • em 22-08-2013 às 10:54 Baco para Apollo
    Cara tb sou sarado e não curto pelos apesar de tê-los....mas ainda vou tirar todos...para mim o pelo atrapalha muito porque sou muito oral, gosto de por a língua em tudo...o pelo ficar na língua é muito ruim...e pelo em lugares íntimos me desencoraja...parece sujo...mas gosto é gosto. é pessoal.
  • em 21-08-2013 às 10:09 johnny
    ...esse lance de estilo...nao existe estilo.....calça rasgada , estonada , amarrotada....isso é o proprio pobre querendo justificar a pobreza...que tem dinheiro vai a melhor loja..compra a melhor roupa....como um sapato caro...um terno caro...para mim ...saiu disso...ja esta se enviadando..
  • em 21-08-2013 às 00:39 maranhense
    ola galera,ursos,magros,malhados etc;adoro um cara malhado,mas,antes de ser malhado,valorizo mesmo o caráter da pessoa,tenho 1.71al,72kg e gosto de malhar,mas comigo não tem disso de pegar so malhado,pego geral,desde q saibam chegar,ah educação e fundamental,rsrs,bjao p/todos.
  • em 20-08-2013 às 23:41 p/johnny
    O legal do mund virtual é que podemos criar inúmeras fantasias, você sabia que uma das minhas melhores fantasias é serum rico esnobe também?, aqui adamos até de boing particular para se tratar no E.U.A.. por isso que eu faria o mesmo que vc, teria um plano de saude mais caro para andar d ehelicóptero. mas isso é desejo de pobre, porque quem tem se trata no maior centro médico do mundo, logo vai de boing.
  • em 20-08-2013 às 16:09 Vander
    Para Tipo e Tipos. Olha amigo esta Festa ocorre uma vez no mês sempre na primeira quinzena ok. Ocorre na boate Star Night, setor comercial sul. Veja o site da festa no google (aqui não se pode publicar o endereço) cerradobears. Boa sorte!.
  • em 20-08-2013 às 14:34 catatau
    por isso que eu adooooorroooooo berlin!!!!!!!
  • em 20-08-2013 às 14:33 nao tenho preconceito
    se for bear, ursino, chaser, sarado, mulato, branco, ingles, americano, italiano, tendo um pau GG - grande e grosso, abocanho na hora diliciaaaaaaaa
  • em 20-08-2013 às 13:18 johnny
    ...eu não morro...se eu tiver qualquer coisa eu aciono o plano mais caro...e ai um helicoptero baixa e me leva....ai eu suborno quem for ....tiro o pobre da maca...
  • Mostrar mais comentários...