Incidente

Embaixador diz que detenção de brasileiro em Londres é questão operacional da polícia.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2013

David Miranda chegou ao Brasil nesta segunda (19).David Miranda chegou ao Brasil nesta segunda (19).

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, afirmou nesta segunda-feira (19) em comunicado à imprensa que a detenção do brasileiro David Miranda no aeroporto de Heathrow é “uma questão operacional da Polícia Metropolitana de Londres”.

Miranda foi interrogado durante quase nove horas por oficiais da Scotland Yard no aeroporto de Heathrow, quando tentava voltar ao Rio de Janeiro, onde mora. Ele é companheiro de Glenn Greenwald, jornalista norte-americano que revelou a estratégia de espionagem eletrônica do governo dos Estados Unidos, feita pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

De acordo com o embaixador britânico, o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido teve uma “conversa particular” na tarde desta segunda (19) com o ministro Antônio Patriota acerca do incidente com o brasileiro.

“O Ministro das Relações Exteriores britânico teve uma conversa particular com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, sobre a detenção de David Miranda durante uma ligação telefônica esta tarde (19 de agosto). Eles concordaram que representantes dos governos brasileiro e britânico permanecerão em contato sobre o assunto. Esta continua sendo uma questão operacional da Polícia Metropolitana de Londres”, afirmou Alex Ellis.

Na nota, o embaixador reforça que Brasil e Inglaterra possuem uma relação bilateral “forte”. “O Reino Unido e Brasil têm uma forte relação bilateral. Nós trabalhamos em estreita parceria em diversas áreas, incluindo comércio e investimento, educação e energia. Continuamos a discutir uma vasta gama de questões de importância mútua para a política externa e para a agenda de segurança internacional.”

Ato é 'injustificável' para Itamaraty

No domingo (18), o Itamaraty se manifestou sobre a detenção do brasileiro e classificou o ato como "injustificável", avisando que o "governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repitam".

"O Governo brasileiro manifesta grave preocupação com o episódio ocorrido no dia de hoje em Londres, onde cidadão brasileiro foi retido e mantido incomunicável no aeroporto de Heathrow por período de 9 horas, em ação baseada na legislação britânica de combate ao terrorismo. Trata-se de medida injustificável por envolver indivíduo contra quem não pesam quaisquer acusações que possam legitimar o uso de referida legislação. O Governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repitam", afirmou em nota o Itamaraty.

Os oficiais britânicos agiam de acordo com lei do Ato Terrorista, de 2000, que permite a interceptação de indivíduos, pesquisa e aplicação de interrogatório em aeroportos, portos e áreas de fronteira.

Liberado somente às 17h (horário de Londres), o brasileiro ficou detido por nove horas, o máximo permitido pela lei. Segundo o jornal britânico “ The Guardian”, 97% das pessoas que passam por esse escrutínio não ficam detidas por mais de uma hora. Apenas um entre 2 mil indivíduos foi mantido sob custódia por mais de seis horas.

Fonte: G1
Comentários (23)
  • em 22-08-2013 às 17:57 P/ as desinformadas
    Para as desinformadas, invejosas e maledicentes abaixo: o jornalista e advogado Glen Greenwald não é inglês, e sim norte-americano.
  • em 22-08-2013 às 15:57 Naja, a venenosa
    Tenho um amigo carioca que anteontem estava me fornecendo todas as coordenadas a respeito do bofinho bonitinho do inglesinho. Freqüentador assíduo da noite carioca, esse meu amigo me disse que esse nanamorado do Glen já foi visto em algumas saunas chiques gays do centro do Rio! E que só o britânico tonto não sabe disso! E esse meu amigo, que é muito divertido e linguarudo, me descreveu uma cena em que o "Rei David" foi flagrado brincando de "trenzinho" com mais três garotões num dos corredores de uma sauna de Ipanema, ali na rua Vieira Souto. O moço estava todo "solto" na Vieira Souto, aproveitando a doce vida, enquanto o seu "mantenedor" inglês dormia inocetemente na cobertura de São Conrado!
  • em 22-08-2013 às 15:01 erosspzl
    muitas vezes o preconceito que muitos nordestinos sofre em outros estados do sudeste e sul, esses mesmos brasileiros pagam la fora o preconceito que tem, contra o povo do norte e nordeste e paga ate pior, quem faz aki aki se paga.. nao digo que seja o caso deste moço..
  • em 21-08-2013 às 20:40 Meduza Aretruza
    Que mal há em ser sincero? Vem dizer que a primeira reação de todo mundo quando viu a foto do namorado da britânica não foi de espanto? Todo mundo esperava algum cara da idade dele e tal. Tudo bem em acreditar em amor sincero....Mas todo mundo , nem que seja por um segundo , pensou que é outra coisa...ainda mais porque o carinha está começando a estudar jornalismo...Mas toda relação é uma troca...e cada um troca o que tem, não é verdade? Que sejam felizes e recebam as bênçãos da rainha.
  • em 21-08-2013 às 11:02 De Recife
    Credo de quanta gente inverjosa. Eles sao um casal bonito. Porque cado um nao vai procurar ser feliz tambem.
  • em 21-08-2013 às 10:20 Tamara Eada
    Dizem que a Glen Close é muito ciumenta, mas tem razão...Sabe-se muito no cinemão. E uma sauna da zona sul conhece o Close dela tb...Mas tudo é boato.
  • em 21-08-2013 às 02:19 kyle
    por um cabelo como este deveria ter pego perpétua no aeroporto de Londres
  • em 21-08-2013 às 00:08 danielsp
    sabemos q é homem, mais é gringa, ela banca o miranda com certeza.
  • em 20-08-2013 às 23:04 dandara
    Esse rapaz com estes traços de muçulmano/arabe/islamico nao passaria ileso pelos aeroportos ingleses de forma alguma. Aí depois descobre q é brasileiro (uma das maiores comunidades imigrantes ilegais q vivem em solo ingles fugindo da policia de imigraçao) e ainda namorado do jornalista que jogou a merda no ventilador. Pensou q iria ser tratado a pao de ló?
  • em 20-08-2013 às 18:40 titi
    Gostoso,filezao kkkk
  • Mostrar mais comentários...