Carta aberta

Astro de Prison Break se assume gay ao rejeitar convite de ir à Rússia.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2013

Miller tira foto com fãsMiller tira foto com fãs

O ator e roteirista britânico Wentworth Miller assumiu nesta quarta-feira sua homossexualidade em carta aberta, na qual se recusou a participar do Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo por conta do tratamento que recebem os gays na Rússia.

A carta de Miller, de 41 anos, foi publicada no site da organização americana GLAAD que trabalha pela igualdade de direitos de homossexuais, lésbicas e transexuais.

O ator que ganhou fama por encarnar o sisudo fugitivo Michael Scofield nas quatro temporadas da série Prison Break tinha sido contatado pela diretora do evento russo, Maria Averbakh, para ser "convidado de honra" do festival.

"Como homem gay, devo recusar", afirmou Miller, de raízes russas e que reconheceu que "adoraria poder dizer sim".

"Estou profundamente perturbado pelo tratamento de homens e mulheres gays pelo governo russo. A situação não é aceitável e eu não posso participar de uma celebração organizada por um país onde pessoas como eu têm negados seus direitos de viver e amar abertamente", escreveu.

Miller deixou a porta aberta para futuros convites do festival ao acrescentar que "talvez, se esse contexto melhorar, tomarei uma decisão diferente".

O porta-voz de GLAAD, Wilson Cruz, qualificou as palavras do ator como "poderosa mensagem" de apoio aos gays e lésbicas na Rússia, que "enfrentam violência extrema e perseguição".

A manifestação do ator é uma entre tantas a uma lei que, aprovada pelo Parlamento russo em junho, proíbe a "propagação de relações sexuais não-tradicionais" e impõe multas a quem promover passeatas de orgulho gay.

Fonte: Terra

Comentários (23)
  • em 27-08-2013 às 16:49 Brasília
    Parabéns ao rapaz! Qualquer forma de preconceito deve ser combatida!
  • em 26-08-2013 às 09:24 Carlos p/ Miguel
    Querida gostei do seu comentário, porém está com aspecto de psicodelismo. Acho que vc é boleira mesmo(bola um baseado)!
  • em 25-08-2013 às 23:48 P/ Arnold Filho e Tiago
    Diminui minhas postagens aqui porque me desaminou ver tantos comentários sem conteúdo, sem nexo algum, tantas pessoas vazias desprovidas de qualquer tipo de valor e é muito bom ver comentários como os seus que agradando ou não, são providos de contexto, coesos e transmitem um pensamento claro, bom saber que ainda tem homossexuais com cérebro e com valores morais íntegros que respeitam o próximo. Hoje não culpo mais essas pessoas, porque senão vou acabar julgando e isso também é terrível, eu quero acreditar que essas pessoas não tiveram uma boa infância, uma família estruturada e o mínimo de condições para ser uma pessoa melhor. Falta de estudo, de cultura e de formação é compreensível e até certo ponto triste e não poderia ser diferente, agora falta de caráter é lamentável.
  • em 25-08-2013 às 10:44 Miguel
    Eu to chocadoooooo!!! Nunca imaginei que esse gostosão tinha 41 anos! Ele é muito bem conservado, caracaaaaa!!! Ahhhh e muito menos que ele era gay! Assisti ao filme Gente Grande 2 ontem e bolei de rir, muito bom. Mas estou citando esse filme porque nele aparece um gostosão que é assumidamente gay desde o início. Estou começando a achar que se o cara é lindo de morrer pra mim as chances de ele ser gay são grandes, pq isso já foi com 90 % dos caras que me tiraram a fôlego só com q beleza *-*
  • em 25-08-2013 às 00:52 Paulo
    não acho que ele é bicha louca, ele tem cara de que só é homossexual, não precisa ser bicha esparrenta,
  • em 24-08-2013 às 16:30 A FAZENDA I II III IV V
    JÁ VAI QUAL PARTE EM É EDIÇÃO AO VIVO REALYTI SHOW DO BRASIL CHEGOU FICOU PARA FICAR ANIMAR AS NOITES É PROGRAMAS DE TV OU SEJA TV REDE RECORD BRASIL ! ELE SE ASSUMIU É ! TODO ESTE TEMPO ANOS É MÊS COM QUEM ELE SE RELACIONAVA SEXUALMENTE ATIVO SEX ! COM VOCÊ OU COMIGO ! PAPAI CHEGUEI ! BELO GRINGO ATORDIRETOR !
  • em 23-08-2013 às 19:19 Derick
    Isso que é homem de verdade além de lindo é decidido,fez muito bem em não aceita esse convite,pois aquele país esta acabado.
  • em 23-08-2013 às 10:48 Arnold Filho
    Vejo que algumas pessoas, que podem ser ou não homossexuais, fazem comentários pejorativos sobre os gays, inclusive se referindo a eles no feminino. É preciso entender que a diferença entre o homem homossexual e o homem heterossexual é apenas o objeto de desejo, que para o homossexual é outra pessoa do mesmo sexo. Homem gay é homem. E, sendo ativo ou passivo, o que o caracteriza é justamente desejar e/ou fazer sexo com outra pessoa do mesmo sexo. Ser gay não diminui a pessoa. É uma sexualidade tão normal e legítima quanto a heterossexualidade. E quanto a ser minoria, há um livro, intitulado "Os homoeróticos", do autor Délcio Monteiro de Lima, que apresenta como um dos subtítulos a frase "Nem tão minorias assim". Também acho que os gays são muito mais do que 10 por cento da população. Porque gay não é somente o passivo. O ativo também é gay, e mais: há homossexuais que não gostam de penetrar e nem de ser penetrados. Há outras práticas igualmente saudáveis, como dar ou receber sexo oral, masturbação mútua e qualquer troca de carinho. Mesmo que a pessoa apenas se sinta atraído por outra pessoa do mesmo sexo, essa pessoa é homossexual. Da mesma forma que o heterossexual que não pratica sexo continua a ser heterossexual. E repito: ser gay não é demérito, não diminui, não tira o caráter da pessoa. É uma sexualidade totalmente normal. O que não é normal é o preconceito. Mas somente a educação poderá mudar a cabeça das pessoas, no sentido de deixarem o preconceito. É um trabalho árduo e longo.
  • em 23-08-2013 às 08:03 Medusa
    Nem da para ficar surpresa ....ta na cara que era Viadinho !!!!!!
  • em 23-08-2013 às 02:26 Tiago
    Sinceramente eu penso que cada um faz o que é melhor para si. Parabéns ao ator ( que é lindo ) de não aceitar um convite para estar num país retrogrado. Agora escrever nos comentários que os atores brasileiros também precisam fazer o mesmo, é hipocrisia. Que diferença faz na minha vida, na sua e de quem quer que seja? Na minha nenhuma. Acho que a orientação sexual não está além da capacidade moral, ética e profissional de cada um. A realidade é essa. A grande massa popular. A pessoa mais humilde aceita que o filho, o vizinho, o irmão, seja lá quem for próximo seja gay. Matheus Solano o vilão gay da novela não! Tanto que o mesmo saiu em todas às revistas, programas da Globo afirmando que é casado, tem isso, aquilo e acolá. A massa não assistiria a novela Amor à vida pelo preconceito. Estamos cansados de ler isso, aquilo, acolá de ator fulano, beltrano, ciclano. Um outro exemplo se Caio Castro assume, acabou a carreira. Numa revista de fofocas qualquer esta semana está na capa: Caio Castro assume romance com Maria Casadevall. Que meigo o casal fogoso da novela estão juntos na vida real. Conversa pra boi dormir, e a massa acredita. Se é ou não, pra mim não importa. Ele e outros que sejam felizes e saibam realizar bem o trabalho que se propõe a fazer.
  • Mostrar mais comentários...