ASSINE JÁ ENTRAR

Lisdoonvarna

Gays participam pela primeira vez de festival mundial para formar casais.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2013

Ícone gay na Irlanda, a drag queen Panti vai apresentar programação para a comunidade gayÍcone gay na Irlanda, a drag queen Panti vai apresentar programação para a comunidade gay

Pela primeira vez em 157 anos de história, o festival de Lisdoonvarna, um dos maiores eventos do mundo dedicado a formar casais, terá uma programação especial voltada para a comunidade gay.

O festival ocorre anualmente em setembro na pequena cidade de mesmo nome, no Condado de Clare, no oeste da Irlanda. Ao longo do mês, o vilarejo se torna destino de milhares de pessoas que buscam encontrar ali sua alma gêmea – ou pelo menos curtir a noite –, no que é apresentado no site do evento como "o maior festival de solteiros da Europa".

A programação especial voltada para a comunidade gay acontece no próximo fim de semana e foi batizada de The Outing ("Saída do Armário", em tradução livre do inglês).

Durante três dias, a partir da sexta-feira, haverá eventos para formar casais, shows de música e outras atividades culturais para o público LGBT. A apresentação ficará a cargo da drag queen Panti, um dos principais ícones gays da Irlanda.

O diretor do evento, Donal Mulligan , disse que a ideia começou a ser discutida em 2005, mas, segundo ele, os organizadores tiveram dificuldades de tirá-la do papel desde então.

"O projeto permaneceu engavetado até esse ano. Mas com o casamento civil entre homossexuais sendo possivelmente aprovado no ano que vem via referendo, com o aumento de uniões homoafetivas e com o maior interesse na cultura gay na Irlanda, decidimos que 2013 seria um ano ideal para colocá-lo em prática", disse ele.

Ameaça em carta

Mulligan disse que a reação do público tem sido extremamente positiva, exceto por uma ameaça que a organização do evento recebeu. "Quando ainda estávamos organizando a festa, um homem enviou uma carta ameaçando o hotel que hospedaria os visitantes, mas logo percebemos se tratar de algo infundado", contou.

Organizadores afirmam que evento especial para gays teve amplo apoio popularOrganizadores afirmam que evento especial para gays teve amplo apoio popular

"Ele disse que colocaria fogo no local caso o evento fosse adiante, mas incluiu seu endereço. Nós alertamos a polícia, mas a ameaça não foi levada a sério", acrescentou.

"Nós nos preparamos para qualquer ato de repúdio, mas, fora esse caso, não tivemos nenhum problema em Lisdoonvarna. Tanto as pessoas quanto os comerciantes têm mostrado um apoio muito grande ao nosso evento de uma forma que eu nunca poderia imaginar."

Mulligan disse que as reservas foram feitas de "todo o lugar do mundo", incluindo França, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

"O evento reúne pessoas com diferentes intenções. A programação que montamos se destina tanto àquelas que estão buscando um amor como também a casais e grupos de amigos."

"Será muito divertido. A ideia do evento é torná-lo acolhedor e inclusivo de modo que todos possam se divertir".

História

Inicialmente concebido para formar casais de agricultores, o festival de Lisdoonvarna se destina, agora, a costurar relacionamentos entre solteiros do mundo inteiro.

Para Willie Daly, de 71 anos, uma das pessoas encarregadas de "ser cupido" durante o festival, "há gays em todas as partes do mundo, e seria ótimo se eles conseguissem encontrar amor e felicidade aqui".

"Nunca fiz nada do tipo antes – venho formando casais há 50 anos. Será algo diferente, com certeza."

30-08-2013 às 23:11 eu
não acredito em amor entre homens gays.
30-08-2013 às 00:57 moa
Encontrar um relacionamento bacana e duradouro está cada dia pior. Não me refiro só ao meio gay, mas a todos os meios. Tenho uma amiga hétero que até ela se queixa que os homens não cultivam mais essa ideia. Com a oferta que temos hoje, poucas são as pessoas que idealizam um relacionamento estável. Sei que há muitos gay com as melhores perspectivas, mas de contrapartida, você encontra dezenas de milhares que não querem porra nenhuma. Aliás, eles até querem, mas que chega ao fim quando acaba o prazer. Percebe-se essa realidade em boates, raves, etc... São muitas pessoas descompromissadas, ou sem o apego de uma relação. Casamento implica em renúncia de muitas coisas que os jovens não querem abdicar.
29-08-2013 às 14:19 Brasília para Gatinho
Gatinho, ser bonito é bom, mas não essencial! A infidelidade é alta em qualquer lugar. Qual sua idade? É de onde?
29-08-2013 às 12:44 UIIIIIIIIIII
IRLANDA SAINDO NA FRENTE MAIS UMA VEIZZZZZZZZZZ. INVEJA.......
29-08-2013 às 09:49 Eu leke eterno
Creio eu que a maior dificuldade,esta naquilo que procuram,muitos parecem não procurar um namorado,mas sim um milagre,gente francamente amor não se obriga,acontece...sempre ouvimos,ou lemos:"sou ativo,moreno,1,80,90kg..."é como se fosse um comercial,meu amor acontece,ou estamos abertos para ser feliz com um alguém,na verdade procura-se companheiro,não modelo para desfilar na rua!Sei lá meio complicado,e outra,mal se falaram já vamos para cama,se for assim,não passara apenas de um foda!
29-08-2013 às 08:39 Gatinho
É difícil encontrar todo só querem sexo. E a infidelidade é alta no meio gls... Quero um namorado, eu sou fiel, e bonito^^
28-08-2013 às 23:45 Davi
Sonhar não paga imposto.Vou ficar só no sonhando...
28-08-2013 às 20:48 Julio
estou em um relacionamento serio faz 11 anos e casado por 7 anos... nao entendo a dificuldade da comunidade gay em ter um relacionamento duradouro...
28-08-2013 às 16:11 Brasília
Adorei a ideia! Formar um casal e ter família... Sonho meu!
28-08-2013 às 11:44 leco
muito bom, agora só nos resta acreditar que é possivel viver como casal e ir pra luta,ou então desistimos de ser gay.