Sorria!

Confira as técnicas mais avançadas que vão ajudá-lo a ganhar um sorriso perfeito.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2014

As pessoas às vezes se preocupam demais em cuidar do corpo, ter um abdômen tanquinho, peitoral poderoso, bumbum empinado e se esquecem de dar atenção a uma parte que tem tanto ou mais destaque: o sorriso.

Dentes mal cuidados passam sinal de desleixo e falta de higiene. Hoje em dia, com todos os avanços em torno da odontologia estética, só fica com os dentes tortos, disformes e amarelados quem quer.

"A odontologia estética teve uma grande evolução na última década graças ao aprimoramento das técnicas e materiais odontológicos utilizados pelos cirurgiões dentistas. Os avanços ocorreram em todas as especialidades da odontologia, porém aqueles relacionados à odontologia estética são os mais procurados pelos pacientes", afirma a cirurgiã-dentista Helena Torbitoni.

Entre as técnicas que vão te ajudar a conseguir conquistar um sorriso de modelo de comercial de creme dental estão o tratamento ortodôntico, a aplicação de porcelana e o clareamento dental. A seguir confira o que existe de mais avançado na área.

ORTODONTIA

Indicado para quem tem os dentes tortos ou separados, o tratamento ortodôntico procura harmonizar o sorriso alinhando os dentes, o suporte ósseo, os lábios e os músculos da boca. "Há uma grande procura principalmente pelos pacientes adultos por aparelhos ortodônticos estéticos que promovam, além de uma boa aparência ao final do tratamento, um sorriso agradável ao decorrer da terapia", explica a Dra. Helena. Ou seja, ninguém mais quer usar aqueles aparelhos antiquados e ficar com cara de adolescente nerd.

BRAQUETES ESTÉTICOS

Os braquetes são aquelas pequenas peças coladas no dente. Os braquetes estéticos se assemelham a cor natural dos dentes e podem ser fabricados em três tipos de material: Policarbonato, Cerâmicos e Safira. O de Policarbonato é feito com um material plástico que se assemelha a resina e tem maior probabilidade de manchamento, quebras e perdas de braquetes. O Cerâmico é mais resistente, mas ainda com pouca transparência. Já o de Safira possui melhor estética devido a sua translucidez e maior resistência. O tratamento dura, em média, 30 meses.

SISTEMA AUTOLIGADO

Braquetes convencionais necessitam de ligaduras (borrachinhas) para manter o fio ortodôntico preso dentro de sua canaleta. Os braquetes autoligados não necessitam destas ligaduras para que o fio fique preso. As peças possuem um clip de abertura e fechamento que prende o fio em seu interior. O diferencial está na diminuição do tempo total de tratamento (30% mais rápido), principalmente na fase de alinhamento e nivelamento dos dentes. Requer um número menor de consultas no consultório, com manutenções a cada 2 meses.

SISTEMA INVISALIGN

O tratamento norte-americano é praticamente imperceptível. Com base numa tomografia computadorizada dos dentes, um alinhador dental é criado. A peça se encaixa em todos os dentes e é praticamente invisível, como se fosse uma pequena película plástica. Você o retira apenas para comer e escovar os dentes. A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas. Os resultados aparecem entre seis meses e um ano.

PORCELANA

A aplicação de porcelana é indicada para corrigir aqueles dentes que não são perfeitos. Ou são muito pontiagudos, com ar vampiresco, ou não seguem a forma dos outros dentes e acabam estragando o sorriso. Pequenas plaquetas são aplicadas ao dente para corrigir o seu formato. A tecnologia mais avançada das porcelanas é conhecida como metal-free. Ao contrário das porcelanas convencionais, que são frágeis com a tração dos dentes e as tensões mecânicas da boca e com isso quebram com mais facilidade, a Metal Free é livre de metais na sua composição.

Hoje é possível construir estruturas cerâmicas ultra-finas (lentes de contato dentárias) com apenas 0,2 mm de espessura que possibilitam um tratamento altamente estético com mínimo desgaste. As facetas do tipo lente de contato podem corrigir desde pequenas imperfeições de forma dental, dentes com pequenas fraturas ou com diastemas (espaços entre os dentes). Muito utilizadas também, em alguns casos, quando os dentes não respondem favoravelmente ao clareamento dental como alternativa para melhorar manchas no sorriso. As próteses em porcelana são aplicadas basicamente em duas sessões. Uma sessão para moldar o dente que receberá a prótese e outra para cimentá-la de forma definitiva.

CLAREAMENTO

Dentes muito amarelados ou com pequenas manchas acabam com qualquer sorriso. "Muitos fatores contribuem para que os dentes fiquem mais amarelados e escuros, desde a hereditariedade até os hábitos alimentares das pessoas", explica a Dra. Helena. Há dois tipos de clareamento dental.

CLAREAMENTO DOMÉSTICO

O Clareamento Doméstico é feito através de moldeiras com o gel clareador em baixa concentração (10%, 16% ou 22%). O tempo do tratamento varia de acordo com a concentração do gel utilizado. Quanto mais alta a concentração, menor o tempo de gel na boca do paciente. Os resultados começam a aparecer na primeira semana e o efeito desejado é alcançado em 14 dias na maioria dos casos. A avaliação do clareamento dentário é feita pelo cirurgião-dentista semanalmente até a finalização do tratamento.

CLAREAMENTO EM CONSULTÓRIO

O clareamento feito no consultório é realizado com géis clareadores em concentrações mais elevadas ativados através de uma fonte de luz que pode ser tanto led quanto laser. É indicado para aqueles pacientes que possuem retrações gengivais que expõem a raiz dos dentes, pois o cirurgião-dentista consegue evitar que o gel clareador atinja estas áreas. Outra vantagem é a possibilidade de clarear os dentes em uma única sessão.

É comum ocorrer sensibilidade após o procedimento clareador, principalmente com alimentos e líquidos que causem variação térmica (quente e frio). Esta sensibilidade é transitória e dura enquanto o tratamento estiver sendo executado. Ela pode ser aliviada através de produtos que reduzem a sensibilidade. O clareamento não é indicado para pessoas que possuem problemas odontológicos, pois o produto pode exarcebar esta condição. Além disso, o gel não altera a cor das restaurações já existentes, por este motivo, é ideal que o paciente faça uma avaliação da condição bucal com um profissional habilitado para que possa indicar a técnica mais adequada.

Comentários (15)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 22-01-2014 às 18:46 Rio de Janeiro
    Nossa... São tantos gays analfabetos que escrevem precariamente que nem faz diferença terem os dentes bonitos pois quando abrem a boca não sabem se expressar por falta de conteúdo!
  • em 17-01-2014 às 10:03 Phia de curitiba
    Sim um sorriso faiz parte a ter um bom alito ,essas biba são muito depravadas,so pensam em pau
  • em 05-01-2014 às 10:52 Para o Miguel
    Miguel, me pareceu um fofo! Gostaria muito de falar com vc. gubra80@hotmail.com
  • em 05-01-2014 às 01:05 raul
    meu deus. fico horrorizado com os comentarios. mas dei muita risada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
  • em 04-01-2014 às 17:30 Henrique
    Acho engraçado que os gays querem respeito mas muitos não se dão ao respeito, ficam com comentários depreciativos e idiotas. Quando realmente o cérebro fizer parte do corpo humano quem sabe teremos uma sociedade mais justa.
  • em 04-01-2014 às 15:14 Bb df
    um bom sorriso com dentes perfeito e lindo.
  • em 04-01-2014 às 12:10 Miguel
    Surpreso com alguns comentários aqui. Não sejamos hipócritas: o sorriso e o cabelo são dois grandes cartões postais de uma pessoa. Há quem se importe menos, há quem se importe mais. E há pessoas que inclusive gostam de pessoas completamente naturais, ou seja, com os dentes levemente tortos, meio amarelados, gente mesmo e não bonecos. E eu sou um que se enquadra nas pessoas que acham bonito o que há de mais natural na outra pessoa. O que me chama atenção é a EXPONTANEIDADE e alegria num sorriso, isso sim! A cada geração que passa, é como se o ser humano tentasse ser mais e mais artificial!
  • em 04-01-2014 às 09:01 wilson
    que vulgaridade.
  • em 04-01-2014 às 05:15 Everton
    Sou passiva como estou de 4,não vejo os dentes mesmo kkk
  • em 04-01-2014 às 00:28 LUCAS
    rindo muito com os comentários.....kkkkkkkkkkkkkk
  • Mostrar mais comentários...