Mas pra quê isso?

Transexuais são vítimas de transfobia em banheiro feminino de shopping em São Paulo.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2014

O ano mal começou, as pessoas ainda estão voltando da praia e tudo parece andar bem devagar na cidade de São Paulo. Pelo menos, quase tudo. O preconceito, pelo visto, não descansa e já faz novas vítimas.

Circula no Facebook desde o primeiro domingo do ano (05) um relato de transfobia que foi praticado no sábado (04) no shopping Center 3, em São Paulo. A história não é muito diferente do que estamos acostumados a ouvir: um grupo de quatro amigas transexuais estava no banheiro feminino quando foi abordado pela equipe de seguranças do estabelecimento, que as constrangeu para que saíssem de lá.

Para variar, foram acionados seguranças (homens) para lidar com transexuais mulheres. Ou seja, homens entraram no banheiro para tirar outros homens de lá.

O que os seguranças provavelmente não esperavam é que as quatro amigas se recusaram a sair do banheiro feminino. Afinal, são mulheres - independentemente de terem nascido assim ou não.

Mais uma vez, a equipe de seguranças insistiu para que saíssem, desta vez com seguranças mulheres. As meninas explicaram que não faria sentido usarem o banheiro masculino e, só depois de usarem o feminino, saíram de lá, deparando-se com pelo menos 6 seguranças, aguardando-as na porta do local.

Aline Freitas, uma das vítimas e autora da denuncia no Facebook, conta que parou, pôs a mão na cintura e questionou o óbvio: "Mas pra quê isso?". A resposta dos seguranças, novamente nada original, foi uma série de chacotas e o riso.

Por sorte, o constrangimento que as quatro amigas sofreram não foi em vão. Elas mesmas já agendaram um protesto para às 13h deste sábado, dia 11, no local do ataque (o próprio Center 3) - aquele shopping cheio de gente colorida na Paulista, perto da esquina com a rua Augusta.

Há quem entenda que podemos até mesmo usar a lei estadual 10.948/2001 de São Paulo em nosso favor, já que seu artigo primeiro proíbe "praticar qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica".

No final das contas, pode até ser que o Center 3 e seus seguranças não sejam punidos pelas autoridades, mas persiste um sentimento muito positivo com o qual não estamos acostumados: o de que não estamos sozinhos, pois as pessoas estão ao nosso lado nessa luta, sejam elas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais ou não.

Thales Coimbra é especialista em direito LGBT, graduado e mestrando em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da USP, onde estuda discurso de ódio homofóbico. Fundador e coordenador do Geds - Grupo de Estudos em Direito e Sexualidade.

www.rosancoimbra.com.br/direitolgbt

Comentários (11)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 12-01-2014 às 18:48 LUCAS
    MORRO DE MEDO DE TRAVESTIS...TODAS TEM UM AR SINISTRO, MACABRO.....ME SINTO MAL DIANTE UM TRAVESTI...ACHO QUE NÃO DEVE TER NADA MAIS NOJENTO QUE UM HOMEM COM SEIOS, PENIS........NOSSA SENHORA.
  • em 11-01-2014 às 22:52 Gay
    tem seios e pinto, banheiro masculino.cortou o pinto fez piriquita banheiro feminino. Simples....
  • em 10-01-2014 às 00:04 P/QUE FEIO O SHOPPING!
    Sentir se mulher é uma coisa, ser mulher é outra completamente deferente.Sou trava, mulher de peito e rola.Entro no banheiro masculino e ponto.Comigo não!
  • em 09-01-2014 às 22:23 QUE FEIO SHOPPING!
    TRAVESTIS SE SENTEM MULHERES E PONTO.
  • em 09-01-2014 às 21:59 trav sao paulo
    pq que gays sao tao recalcadas com travesti tudo da cu e chupa pau do memso jeiro. pra que isso, que falta de uniao viu, eu sou trav porem as minhas amizades sao com gays e mulheres ,, mas tem umas gays que realmente nao da pra engolir
  • em 09-01-2014 às 18:03 Vani Trav Europe
    Primeiro precisa saber, se realmente são travestis, ou são uns gays fantasiados, sem traços femininos, cheios de testosterona, como disse um comentário hoje em dia até Tom Cavalcanti é travesti. Se forem mesmo, acho que quem denunciou, deve ser alguma pessoa mau amada.
  • em 09-01-2014 às 18:00 leco
    é complicado.Até tem travesti que são muito descente, mas tem outros que da até medo, pelo tipo de conduta.Mas de qualquer maneira essa é uma icognita que não sei como resolver.Não vale a pena ser travesti, o melhor mesmo é ser comno homem porque a gente entra no banheiro e ainda dá uma espiada.
  • em 09-01-2014 às 01:17 TADEU
    Toda fato tem duas versões....Isso e o que os transexuais dizem, e o shopping? alguém foi la ouvir a versão deles?
  • em 08-01-2014 às 21:19 Como assim ???
    Todos agora viraram transxesuais...não existe mais travesti kkkkkkkk gente sem noção acaba nisso.
  • em 08-01-2014 às 12:29 Mickey Pop Turma da Mõnica
    Qual será ! FREI CANECA super mega gays ! Shopp PAULISTA feshion gays !Shopp IGUATEMI tur mega gays! Shopp ELDORADO week the gay center ! Shopp METRÔ SANTA CRUZ gays baudiacâo balada night é fim de semana is center ! Because is .
  • Mostrar mais comentários...