Aliados da saúde!

Especialista lista alimentos que ajudam os homens e dá dicas de uma rotina mais saudável.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2014

Os homens nunca foram tão preocupados com assuntos como alimentação e bem-estar. Cada vez mais eles se interessam por informações acerca de alimentos que atuam em prol da sua saúde e que possam ajudar na prevenção de doenças.

A nutricionista Karin Honorato, consultora da farmácia online Netfarma, explica que há alimentos que, quando inclusos no cardápio diário, podem mudar a rotina de um homem. “A boa alimentação influencia o desempenho físico e mental, ajuda a chegar e manter o peso ideal, entre outros diversos benefícios”, afirma.

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres. E entre as doenças que mais acometem os rapazes, está a obesidade, que também pode alavancar problemas de saúde mais graves, como diabetes, hipertensão e propensão ao infarto. Dados do Ministério da Saúde mostram que os homens brasileiros apresentam maior vulnerabilidade que as mulheres em relação às doenças cardiovasculares.

Mudar os hábitos alimentares não significa eliminar a cervejinha com petiscos no final de semana com os amigos. “É preciso ter em mente a reeducação alimentar. E este é um processo gradual, que começa com a inclusão de novos alimentos nas refeições, mas sem necessariamente restringir o cardápio a alimentos integrais ou in natura”, explica a nutricionista.

Cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos, constataram que a inclusão de oleaginosas - como castanhas, avelãs e amêndoas – no cardápio reduz entre 25% e 39% os riscos de problemas cardiovasculares. Se consumidos diariamente, podem também combater os receptores do LDL (colesterol ruim) no organismo.

Confira alguns alimentos listados pela nutricionista que agem em prol da saúde e bem-estar do homem:

Vegetais verdes-escuros (brócolis, couve de bruxelas, couve-flor, repolho) – Sempre há alguém para torcer o nariz para estes alimentos, mas é importante lembrar que são ótimas fontes de vitaminas A, C e K e possuem dezenas de flavonoides, com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. “Não se trata de uma sugestão para se tornar vegetariano, mas para se conscientizar de que a carne nem sempre precisa ser o prato principal”, indica Karin.

Aveia – Rica em fibras solúveis, ela contém propriedades que ajudam em casos de intolerância a glicose e no controle do diabetes tipo 2, uma das principais causas de impotência sexual masculina. “A aveia pode ser incluída na alimentação diária sem grandes dificuldades. Vai bem no café da manhã com frutas, ou mesmo no final da tarde e à noite, como mingau”, indica a nutricionista. Além da aveia, o feijão e a lentilha são boas fontes de fibras solúveis.

Azeite de oliva – Por trazer ácidos graxos monoinsaturados em sua composição, o azeite de oliva pode ajudar a manter o colesterol total equilibrado e aumentar o HLD (colesterol bom). Os altos níveis de colesterol estão associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, mais frequentes em homens do que em mulheres. Vale lembrar que para receber esses benefícios é preciso consumi-lo de forma moderada.

Tomate – O licopeno, substância presente na composição do tomate e em frutas de coloração vermelha, pode reduzir o risco do câncer de próstata. O benefício foi constatado por um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Sementes de girassol – Fontes de proteínas, as sementes de girassol são ricas em nutrientes importantes para os músculos, como a vitamina E, por exemplo, um antioxidante que pode ajudar a prevenir os danos causados por radicais livres após treinos intensos. Por serem fontes de fibras, as sementes de girassol ainda ajudam a queimar a gordura corporal.

Suco de uva integral – Rico em polifenóis, flavonoides e antocianinas, substâncias que contêm antioxidantes que eliminam os radicais livres e relaxam os vasos. Consumido moderadamente, pode ajudar no controle da pressão arterial, do colesterol e na prevenção ao câncer.

Comentários (9)

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  • em 23-01-2014 às 16:20 zeca-zona sul sp
    Sexo é tudo de bom. Eu gosto e cuido de meu corpo também. Sou negro liso passivo, peso 63 quilos, tenho 49 anos. Tim 94999-1792 à noite. Região de M Boi Mirim.
  • em 22-01-2014 às 00:31 Emerson
    Pornografia é bom, mas cuidar do corpo é melhor ainda. Penso no corpo que mal alimentado é como um carro que só é enchido com gasolina adulterada, um dia não resiste e pifa.
  • em 21-01-2014 às 18:46 Rafael Rec
    Muito boa essa reportagem, mas é bom acrescentar que, tomate e suco de uva são prejudiciais para quem tem o ácido úrico alto, portanto, nem todo mundo pode comer ou tomar esses dois alimentos.
  • em 21-01-2014 às 07:14 LENHADOR
    Reportagem inteligente,,,,até que enfim !!!!!
  • em 20-01-2014 às 23:26 Robertto
    Parabéns Mundo Mais por essa postagem sobre alimentos importantes e saudáveis...
  • em 20-01-2014 às 18:45 Paulo César-Franca-SP.
    Mundomais...parabéns....reportagem rica e explicativa, realmente o mundo gay gosta de estar bem informados. BJS.
  • em 20-01-2014 às 13:57 bilindo
    Muito bem Kadu, video adulto tem em muitos sites mas, informacao interessante e, aqui no MM.
  • em 20-01-2014 às 12:47 Mickey Pop Turma da Mônica
    Só VERÂO ! estaçâo fervida ! ! ! carnaval ! pq semana de moda SPFW RJFW é só lá quase no final do ano já é antes do meio do ano ! Nossa alimentâo sim super bem quando a fome zero bate na porta ! PÂO DE AÇUCAR 24hs EXTRA HIPERMERCADO ou MERCADO CENTRAL FEIRÂO feira de seu bairro rua esta de cara nova ! ! ! Ou aquela festinha do seu ap as frutas é verduras é legumes do seu frizer geladeira foi devastada pelo grupo ou turminha de amigos de uma balada ou matiné clubs international GLBTt !Comeram tudo !
  • em 20-01-2014 às 10:52 kadu
    Acho indispensável uma boa alimentação, ajuda no corpo e também na mente! Parabéns ao site pela publicação... mundo gay não vive somente de ponografia.:)