Abertura

Papa Francisco faz convite e recebe transexual no Vaticano.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2015

O papa Francisco recebeu no último sábado, em audiência privada, o transexual espanhol Diego Neria Lejarraga, 48 anos, e sua namorada, informou o jornal Hoy.

O encontro teria ocorrido após Lejanarraga ter enviado cartas ao Pontífice para contar que estava sendo excluído de sua paróquia após ter feito a cirurgia de mudança de sexo.

Ainda de acordo com as informações do periódico, o homem contou ao líder da Igreja Católica que na sua cidade, Estremadura, ele foi proibido de comungar e que o pároco o chamou de "filha do diabo".

Após receber a carta, o papa ligou para Lejarraga no dia 8 de dezembro e, mais uma vez, dias antes do Natal, quando o convidou para ir ao Vaticano. Sobre o encontro, estritamente privado na residência de Santa Marta, as fontes oficiais da Santa Sé não quiseram se pronunciar.

Nascido em uma família católica, Diego nasceu menina e, assim como tantas pessoas que passam pela mesma situação, não se sentia uma mulher. Apesar de sempre ter contado com o apoio dos pais e da irmã, ele só fez a cirurgia de mudança de sexo aos 40 anos.

Papa Francisco é conhecido por querer aproximação e dar uma maior abertura na Igreja para os homossexuais e os transexuais. Em julho de 2013, afirmou: "se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la?". No Sínodo Extraordinário sobre a família o tema chegou a entrar em discussão.

Comentários (45)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 03-02-2015 às 13:02 In Recife
    Oi colega, entendi. Mas de minha parte te digo que se Allan Kardec foi racista é mesmo muito triste. Porque o Espiritismo Kadercista é muito interessante, uma pena mesmo se o Allan Kardec foi racista, tenho que estudar para saber se isso é verdade, né.
  • em 03-02-2015 às 11:37 P/ In Recife
    Não, não. O meu comentário não foi dirigido a você. Até mesmo porque você já havia explicado que ´nnão é espírita kardecista e sim umbandista. Estava me referindo ao espiritismo de matriz kardecista. Você está fora dessa. Mas, retornando ao assunto, esclareço que Kardec inspirou-se no racismo biológico, de cunho materialista, para erigir seu racismo espiritual, baseado na ideia de evolução e progresso dos espíritos superiores, ou seja, os da raça branca ariana, caucásica, em detrimento dos espíritos das raças inferiores que, na visão dele, seriam os negros.
  • em 02-02-2015 às 16:34 In Recife
    Agora respondendo ao colega, realmente a nomenclatura "Pai de Santo", "Mãe de Santo" é errada, pois como você exemplificou um pecador não pode ser pai de Oxalá, Jesus Cristo, até porque o Pai de Oxalá é Deus. A nomenclatura correta seria: Filho de Santo ou Filha de Santo, Filho(a) de Orixá . ... E sobre o colega que falou de Allan Kardec, se o comentário foi dedicado a mim, eu não sei da Biografia de Allan Kardec, não sou espirita Kardecista de mesa branca. .... // Concluo meu comentário mais uma vez parabenizando o Papa Francisco, pela coragem de receber uma transexual, uma grande evolução para melhor na história da Igreja Católica. // Sobre os meus comentários: Não quis aqui entupir a página de comentários com aulas da minha crença, apenas quis esclarecer algo, é meu dever, pois um dia teve quem me esclareceu sobre algumas coisas que eu não sabia sobre Umbanda, é isso me ajudou muuuuito em minha vida.
  • em 02-02-2015 às 16:25 In Recife
    Eu era sim "digno de pena" quando o Exu Tranca rua, trancava minha vida. Minha dispensa vazia, eu brigando com minha família, desemprego, quando eu perdia tudo que eu conseguia em pouco tempo. Até que um dia meu Orixá e pai Ogum através de uma consulta me falou a verdade do que era o porque do sofrimento em minha vida. Tem gente boa iludida que acha que essa entidade é "boa", é porque não sabe nem 1% das maldades que Exu faz com as pessoas. Exu tentava prejudicar até os demais Orixás quando era orixá, até que um dia foi expulso e deixou de ser orixá. Eu trabalho a um bom tempo com Umbanda, nunca vi Ogum, Xangô, Obaluaiê, Iansã, Oxum atender os pedidos de ódio ou para destruir outras pessoas. Pois um orixá jamais faz mal a ninguém, eles fazem sim justiça, orientação espiritual. Agora eu já vi Exu fazer mal a muitas pessoas, e coisas que você nem imagine, de destruir famílias. Por causa de Exu e seus trabalho que destroem a vida das pessoas, o Espiritismo ficou estigmatizado, as pessoas pensam que é tudo uma coisa só que tudo é "macumba", ou que "macumba serve para fazer o mal, quando não é assim.Estude espirístismo, é só isso que eu digo, ESTUDE, estude a história de vida de cada Orixá.
  • em 02-02-2015 às 16:13 In Recife
    Nereu, você vem ofende o Papa Francisco sendo católico tem que se reconhecer que o Papa Francisco é um homem de bem, único Papa até hoje a receber um Babalorixá, isso quando ele veio ao Brasil em 2013. Um homem que promove o amor, que esta ajudando a nos gays, querendo abrir a mente dos setores mais tradicionais da Igreja Católica para ajudar aos gays. Eu venho aqui exponho fatos, explico tim por tim tudo que estou dizendo, e você como sabe que esta errado vem me dizer que sou "digno de pena"???? É só lhe restar me insultar mesmo, já que você não tem razão nenhuma.
  • em 02-02-2015 às 16:13 In Recife
    Nereu, você vem ofende o Papa Francisco sendo católico ou não um homem de bem, único Papa até hoje a receber um Babalorixá, isso quando ele veio ao Brasil em 2013. Um homem que promove o amor, que esta ajudando a nos gays, querendo abrir a mente dos setores mais tradicionais da Igreja Católica para ajudar aos gays. Eu venho aqui exponho fatos, explico tim por tim tudo que estou dizendo, e você como sabe que esta errado vem me dizer que sou "digno de pena"???? É só lhe restar me insultar mesmo, já que você não tem razão nenhuma.
  • em 31-01-2015 às 12:51 Xilerodê
    Para encerrar os trabalhos.1º não existe pai de santo e sim.Zeladores de santos.Se Oxalá é Jesus Cristo na Umbanda, como pode um ser humano cheio de pecados ser pai de Oxalá?Aaaaaaaaaah me poupe!
  • em 30-01-2015 às 23:22 Nereu para IN RECIFE
    Você é digno de pena!
  • em 30-01-2015 às 23:05 P/In Recife
    Já entendi qual é a sua vertente do espiritismo que você segue, ou seja a umbanda. Mas, até há alguns dias eu desconhecia por completo as convicções racistas do senhor Allan Kardec. Tem espírita que nega qualquer vestígio de racismo no codificador da doutrina. Outros tentam justificar esse racismo levando-se em conta o contexto da época de Kardec, meados do século XIX, eugenia, darwinismo, darwinismo social, evolucionismo social, positivismo, conde Arthur De Gobineau, Francis Galton, racismo biológico, etc. Outros, espertamente, tentam fugir pela tangente, afirmando que Kardec tinha preconceito racial, mas,-pasmem- não era racista! É cômico se não fosse trágico!
  • em 30-01-2015 às 18:12 In Recife
    Por isso procurem PESQUISAR antes de me criticar, pois eu não sou do tipo que acredita em anúncio "Trago a pessoa amada em 3 dias", pois sei que isso só cabe a Deus, e não a nenhum ser humano. E não sou do tipo que vai na cabeça de tudo que um pastor, ou um pai de santo diz. Eu sempre estudei, procurei me informar a história de vida dos Orixás. Pois a pessoa fica na mão de um pastor, ou pai de santo mentiroso quando lhe falta cultura, informação. Então pesquisem, antes de me criticar, ok.
  • Mostrar mais comentários...