ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Fora de contexto

L Oréal Paris demite modelo transexual após dizer que brancos são racistas.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 04 de Setembro de 2017

Munroe Bergdorf (foto), uma modelo transexual que era a estrela de uma campanha que celebrava a diversidade promovida pela marca L'Oréal no Reino Unido, foi demitida após fazer comentários considerados racistas em suas redes sociais.

De acordo com o jornal Daily Mail, Munroe teria publicado a seguinte mensagem: "Honestamente, eu não tenho mais energia para falar sobre a violência racial das pessoas brancas. Sim, de TODAS as pessoas brancas". Posteriormente, a publicação foi deletada.

O fato teve tanta repercussão que a conta oficial da L'Oréal do Reino Unido no Twitter informou o fim do vínculo com a modelo: "L'Oréal é campeã da diversidade. Comentários de Munroe Bergdorf estão em desacordo com nossos valores, e por isso decidimos terminar nossa parceria com ela".

Munroe, contudo, revoltou-se e publicou textos no Facebook explicando que as frases foram "tiradas de contexto", e que se referiu aos ataques racistas ocorridos em Charlottesville, nos Estados Unidos, há algumas semanas.

"Quando constatei que 'todas as pessoas brancas são racistas, estava me referindo ao fato de que a sociedade ocidental, como um todo, é um sistema baseado em supremacia branca - feito para beneficiar, priorizar e proteger pessoas brancas antes de qualquer um de qualquer outra raça. Sem saber, pessoas brancas são socializadas para serem racistas a partir de seus nascimentos. Não é algo genético. Ninguém nasce racista", escreveu.

Em seguida, a modelo também propôs um boicote: "Esta marca de maquiagem não se preocupa com nada além de dinheiro. Eu convoco vocês a boicotar a L'Oréal Paris. Não consigo expressar como estou desapontada com todo o time em lidar com frases que foram completamente tiradas de contexto", escreveu.

10-09-2017 às 13:56 Edu
Na boa? Foi muito e bem demitida. Hoje, por qualquer papel higiênico que não rasga no picote tem gente dando showzinho nas redes sociais. Twitter, Facebook e congêneres são perda de tempo na vasta maioria das vezes. Cansei dessas besteiras e de gente besta falando bobeira e depois de as consequências chegarem, voltarem a esses canais para fazer mimimi de vingancinha. Essa daí dançou; dançou e não aprendeu nada! As pessoas precisam crescer. E caírem na real de que a luta não é nas redes sociais, mas na vida real, a partir da hora que a gente acorda, dá de cara com o espelho e cai em si sobre quem se é.
09-09-2017 às 09:41 Caio Branco
Leandro, sabemos que é inerente ao ser humano esses comportamentos. todos admitiram isso, todos sabem disso, mas generalizar foi bem inadequado. Já vi essa pessoa em outras situações, mas sempre agindo com arrogância e prepotência.
08-09-2017 às 18:54 Leandro
Ela só disse a Mais pura verdade. A sociedade Ainda é hegemônica eurocêntrica e, evidentemente, racista. Parabéns para ela que não se sujeitou. Corajosa e poderosa
08-09-2017 às 15:32 Bonita da Vieira Souto.
Preconceituosa foi a declaração dela! desculpe, mas ela foi muito infeliz...
08-09-2017 às 09:34 Dylan
Comentário infeliz e extremamente pretensioso, pedir boicote ao invés se desculpar então meteu os pés pelas mãos. O preconceito existem sim e nós vemos isso, mas não depende só de brancos, heterossexuais ou homossexuais. Sou loiro e tenho um olho de cada cor, (preto e azul) qdo as pessoas olham em meus olhos ficam meio incomodadas... mas o comentário mais feio que recebi foi do meio gay. O cara insistia que era lente, qdo viu q não me chamou de aberração . Mas nunca achei que todos pensam assim, a coisa mais tola a se fazer é generalizar.
07-09-2017 às 16:16 J@J@
Generalizar é muito perigoso!
05-09-2017 às 00:04 RENATO GOMES ( NOVA FRIBURGO)
Falo a mesma frase a moça não foi feliz no comentário, uma pena que certas coisas que falamos possa nos levar a um abismo. temos que ter sabedoria em tudo principalmente no que falamos.
04-09-2017 às 23:06 Alemão
Mas realmente ela não foi feliz nesse comentário .... racismo existe sim.. por pessoas brancas ..até negro ....cansei de ser chamado de gay ..bichona por negros .. creio que todo Sere Humano tem seu preconceito seja branco ..negros ,,,,japonês