ASSINE JÁ ENTRAR

Rainha do Céu

Juiz nega pedido de censura de peça teatral com Jesus transexual em Porto Alegre.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

Atriz transexual Renata Carvalho é a protagonista do espetáculo.Atriz transexual Renata Carvalho é a protagonista do espetáculo.

A Justiça do Rio Grande do Sul negou, na tarde desta terça-feira (19) o pedido de proibição da peça teatral "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", que está na programação do 24º Porto Alegre Em Cena. O espetáculo tem como protagonista a atriz transexual Renata Carvalho e propõe uma reflexão sobre o preconceito relativo às questões de gênero.

Em sua decisão, o juiz José Antônio Coitinho afirmou que "censurar arte é censurar pensamento e censurar pensamento é impedir desenvolvimento humano". No entendimento do magistrado, é necessário garantir a liberdade de expressão.

"E, sem citar um único artigo de lei, vamos garantir a liberdade de expressão dos homens, das mulheres, da dramaturga transgênero e da travesti atriz, pelo mais simples e verdadeiro motivo: porque somos todos iguais", diz trecho da sentença.

O juiz também considerou irrelevante a alegada questão da sexualidade de personagens. Segundo ele, a avaliação sobre bom ou mau gosto não compete à Justiça.

"Transexual, heterossexual, homossexual, bissexual, constituem seres humanos idênticos na essência, não sendo minimamente sustentável a tese de que uma ou outra opção possa diminuir ou enobrecer quem quer que seja representado no teatro", explica.

A peça já chegou a ser proibida pela Justiça de Jundiaí, no interior de São Paulo, há poucos dias. Porém, a apresentação do monólogo foi ovacionada no município vizinho de Rio Preto na noite de sábado (16).

Agora, o espetáculo que tem o texto de Jo Clifford, dramaturga transexual escocesa, e direção de Natalia Mallo, está em cartaz nos dias 21 e 22 de setembro, às 22h, no Teatro Bruno Kiefer, no interior da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736).

28-10-2017 às 11:28 Drizella.
JESUS é santo, e não bagunça!!! Vão brincando com DEUS, depois, não adianta chorar! Beijos Brasil!
20-09-2017 às 18:22 John Stempniak
eu moro em porto alegre e percebo que as artes estão sendo descriminadas ao extremo aqui onde somos considerados um estado de elogios e criticos construtivos e estamos vendo que esta sendo ao contrario , banalizando oque é mais liberal que é a arte , arte é vida é liberdade de expressão,fico muito triste por ter nascido neste estado onde eu sou ator e querendo minha liberdade de expressão
20-09-2017 às 12:56 Mim Katiou meu Amor
Exploraçâo BURRISSSSIMISSIMO Falta Di Boa Programação TV Global TV Programas di FOFOCAS CELEBRIDADES " ENCONTROS COM FATIMAS BERNARDES" VídeoShow ! Pelo há menus uma vez antes depoís de MORRER irrem O CARNAVAL BAHIA SALVE SAN SALVE BAHIA SALVADOR CARNALVAL O .