ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Nova lei

Casamento entre pessoas do mesmo sexo entra em vigor na Alemanha.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 02 de Outubro de 2017

Bodo Mende, de 60, e Karl Kreile, de 59 anos, se casaram às 9h30, num cartório público de SchönebergBodo Mende, de 60, e Karl Kreile, de 59 anos, se casaram às 9h30, num cartório público de Schöneberg

Neste domingo (1), entrou em vigor a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Alemanha. Um dia histórico na luta pelos direitos humanos e LGBT, que há décadas lutava para que isso fosse possível.

O primeiro casal a realizar este sonho está junto há 38 anos. Bodo Mende, de 60, e Karl Kreile, de 59 anos, se casaram às 9h30, num cartório público de Schöneberg, tradicional bairro LGBT da capital alemã. Eles já tinham assinado um contrato de união civil há 15 anos. Mas a nova certidão tem outro peso.

Com a nova lei, diz Jörg Steinert, porta-voz da Associação de Lésbicas e Gays em Berlim, as pessoas LGBT casadas passam a ter os mesmos direitos que os heterossexuais em questões como herança, impostos e adoção de crianças.

“Em um casamento de verdade, o Estado alemão passa a nos reconhecer como iguais em direito”, diz Karl. “Finalmente, a nossa união não é mais de segunda classe”, comemorou Bodo.

Cidades como Hannover, Stuttgart e Hamburgo também saíram na frente, e permitiram a realização de casamentos ao abrir as repartições neste domingo.

Janela histórica

A entrada em vigor da nova lei coincide com uma onda de crescimento da ultradireita no país, que viu o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) chegar ao Parlamento como a terceira força política do país. Nas eleições gerais de 24 de setembro, a sigla elegeu 94 deputados. Algo inédito!

“Foi uma janela histórica. Com a nova composição do Bundestag, talvez isso não fosse possível hoje”, diz Karl. O AfD, partido conservador que defente família formada só por heterossexuais, é visto por ele como um inimigo da causa LGBT: “Uma de suas líderes, Alice Weidel, é lésbica. Mas ela se opõe aos direitos iguais para pessoas LGBT”.

A aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, às vésperas das eleições gerais, só foi possível porque a primeira-ministra Ângela Merkel liberou sua bancada conservadora para votar de acordo com a própria consciência.

08-10-2017 às 00:05 Isso sim é país
Gente parem de se incomodar com esse joge, é só pra aparecer, os gays estão do lado da família,eles querem o casamento, os gays não enfiam objetos religiosos( isso foi um pequeno grupo em uma passeata) o casamento existe antes da ideologia cristã, o casamento é a união entre duas pessoas que se amam, e só no casamento tem determinados direitos
04-10-2017 às 11:00 Drizella.
O amigo, Jorge Jorge está correto, sabe por que? Por que, ele deu a opinião dele, é um direito que ele tem! E sinceramente, a opinião de pessoa alguma, vai mudar a minha opinião, e tão pouco a minha vida! E sim, sou gay, só não sou hipócrita/arrogante! Todos podem opinar, desde que, não ameace, ou xingue terceiros! Beijos Brasil!
04-10-2017 às 09:59 Pedido de revisão.
Esse Jorge Jorge apenas entra aqui para fazer comentários homofóbicos com a desculpa de que "foi apenas minha opinião". Isso é pregação fascista. Percebam sua estratégia: ele diz da "ditadura gayzista", dizendo que existe algo nesse sentido e depois se coloca como gay, "nós, os gays". Como você pode fazer parte de algo que está repudiando? Por favor isso é muito sério, é pregação fascista disfarçada em um site gay. Além do mais, nada diz sobre a matéria, apenas ofende e denigre a comunidade gay.
02-10-2017 às 20:53 Jorge Jorge
O gayzismo se opõe à família, condena o casamento, enfia objetos religiosos no ânus e depois vem defender o casamento, uma instituição genuinamente cristã. Por quê? Porque o gayzismo precisa - constantemente - de agenda. Depois disso, voltará com outra coisa qualquer e assim, pelos próximos cem anos, terá armas para brigar e motivos para encher de ódio aqueles a quem convenceu se tornarem seus cordatos e gratuitos soldados, nós, os gays. Por isso, queridos, afastem-se dessa militância horrível, pelo amor de Deus!
02-10-2017 às 10:57 halison
viva a Alemanha