ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Ilha do Amor

Parada do Orgulho consolida Taiwan como referência na luta por direitos LGBT.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 31 de Outubro de 2017

Taiwan se transformou neste sábado (28) em uma referência na luta dos direitos homossexuais na Ásia com uma passeata na capital Taipé, na qual participaram mais de 100 mil pessoas procedentes de mais de 20 países.

O desfile começou na avenida Ketagalan, em frente ao Palácio Presidencial, com uma gigantesca bandeira do arco-íris que simboliza a diversidade, e rompeu as marcas de participação das 14 edições anteriores, segundo dados dos organizadores. No evento participaram pessoas de todas as identidades sexuais e idades, incluindo famílias com crianças pequenas. O lema deste ano é 'Faça amor, não faça guerra: educação sexual, essa é a direção" e a esperança compartilhada é a rápida legalização do casamento gay na ilha, disse à agência Efe um porta-voz dos organizadores da passeata.

Igualdade

Após a sentença do Tribunal Constitucional da ilha a favor do casamento gay há cinco meses, Taiwan espera acelerar as leis pertinentes para se tornar pioneira na Ásia do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Foi no mês de maio que se declarou a inconstitucionalidade de proibir no Código Civil o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o Tribunal ordenou a legislação dessa medida no prazo de dois anos.

A passeata de hoje mostrou assim a personalidade aberta e pioneira da ilha na defesa dos direitos homossexuais e refletiu que Taiwan se transformou em refúgio para pessoas de outros países da Ásia com menos liberdades sexuais.

Taiwan continua sendo pioneira em fomentar o respeito e a tolerância sobre o fanatismo e a discriminação, declararam representantes de 12 países e da União Europeia (UE) em comunicado emitido por ocasião da realização da marcha.

Muitos estrangeiros expressaram sua alegria por participar deste evento e experimentar um ambiente de festa, liberdade e hospitalidade em Taiwan. "No meu país não posso abrir a boca", disse à Efe um dos participantes asiáticos.

Nova lei

No entanto, os taiwaneses gays, bissexuais e transexuais sentem insatisfação e urgência pela aprovação do casamento gay e não querem esperar dois anos. Se não aprovarem logo a lei, me sentirei decepcionado e irei ao exterior para me casar, declarou Jian Shi-yu, outro dos participantes hoje.

O atraso na aprovação do casamento gay em Taiwan, apesar de contar com o apoio da presidente Tsai Ing-wen e da maioria dos parlamentares do governista Partido Democrata Progressista, afeta muitas pessoas, lembrou Eddy Chang, professor de uma universidade em Taipé.

Embora os casais homossexuais possam registrar-se na ilha, não gozam dos "direitos heterossexuais", segundo Victoria Hsu, presidente da Aliança para o Fomento dos Direitos Civis dos Casais. O mítico lutador pelos direitos homossexuais em Taiwan, Chi Chia-wei, que acaba de receber o Prêmio Presidencial da Cultura, comentou que trocaria com gosto essas distinções pelo direito imediato dos casais do mesmo sexo a registrar seu casamento.

Não se pode obrigar aos taiwaneses a esperar dois anos, sentenciou Chi, que foi o promotor da consulta que levou à sentença constitucional a favor do casamento gay.

Enquanto se realizava o desfile, artistas e personalidades a favor dos direitos gays se dirigiram ao público de um palco na avenida em frente ao Palácio Presidencial, onde durante a noite será realizado um show.

02-11-2017 às 20:11 Drizella.
Respeitinho, meu querido, eu nunca fui mesmo, e jamais irei! E sim, tenho opinião própria! Eu pesquiso amigo, vejo as noticias, o único hipócrita aqui é você, que prefere ser uma Alice no pais das maravilhas, do que aceitar a realidade! E sim, é uma verdadeira perda de tempo isso aí, a pessoa só tem a perder! No mais, cuide da sua vida, viva a sua realidade, que eu meu amigo, vou continuar vivendo a minha vida! Não seja falso/ridiculo, não sou sua, queridinha! Sai satanás encardido, do meu pé! Beijos brasil!
02-11-2017 às 14:01 Julim
Os orientais sempre magrinhos...os franceses sempre magrinhos..e qto os americanos....vixi...kkkkk...combauá !!
02-11-2017 às 13:05 Respeito p/ Dizella.
Quiridinha Dizella, se a senhora nunca foi a parada da diversidade como sabe dizer "tudo" que lá tem? A quirinha diz ter "opinião própria", mas se nunca foi a parada como pode ter opinião de algo que nunca presenciou. Tem uma mentirinha ai quiridinha. Talvez você não perceba, mas é isso que nós, enquanto lgbt+ não podemos fazer, reproduzir o preconceito que existe. A quirida nunca foi e já critica, baseando-se pela opinião de terceiros. Isso é a grande prova da homofobia institucionalizada, Dizella, um gay, proferindo insinuações discriminatórias a outros/as lgbt+. É exatamente isso que os facistóides querem, divergências, reprodução de preconceitos. Quirinha, não seja um que vai com os outros e no caso, os fascistas.
01-11-2017 às 09:27 Driezella.
Sou gay, mas, parada gay, é perda de tempo! Sim, perda de tempo, pois ali só rola o que não presta, como...............Álcool/drogas/sexo depravado, e o principal, a aids corre solta, nesse festejo/evento, infelizmente! Nunca fui, e jamais irei! Beijos Brasil!
31-10-2017 às 13:33 Mim Katiou meu Amor Huck ......
Sucesso Oriental ! Mais pra cá pra nós vai rica né way preferimus HongKong Toquion mais chic mais turismu mais ballet mais globalizada ! Apenas passo-a-passo mundi prde ILGBTTQ pride