ASSINE JÁ ENTRAR

Patrícia Gomes

Primeiro ambulatório LGBT de Pernambuco já iniciou seus atendimentos.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

A partir desta segunda-feira, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, começou a receber os primeiros usuários do Ambulatório LGBT – Patrícia Gomes. O espaço foi inaugurado na tarde da última quinta-feira e é o primeiro ligado à Atenção Básica em Pernambuco com o objetivo de promover saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.

O ambulatório, que tem capacidade para realizar 20 atendimentos por semana, funcionará de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, inicialmente por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de marcação. Os pacientes serão assistidos por equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiro, psicólogo, além de residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família. O serviço vai oferecer exames clínicos e tratamento adequado à necessidade do usuário.

Patrícia Gomes

O nome do ambulatório é uma homenagem a uma transativista que foi uma das sócio-fundadoras da Articulação e Movimento para as Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) e que atuou na promoção dos direitos e cidadania das mulheres trans.

Ambulatório LGBT

Funciona no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde, para diversas especialidades. Porém, a primeira consulta começa sempre pela Ginecologia, com atendimento nas segundas e quartas-feiras. O acesso aos serviços para a população LBT segue o fluxo de marcação do município, com o primeiro atendimento na unidade de saúde da família.

Centro LGBT

O Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de mil usuários cadastrados e realizou mais de cinco mil atendimentos. Ligado à Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, o Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é o 3355-3456.

23-11-2017 às 23:44 Paco Rec/Diego SP
Obrigado Diego, sou pernambucano e tb amo os paulistas e paulistanos, e seu sotaque maravilhoso, bjão.
23-11-2017 às 23:42 Paco Rec/ Marcos
Excelente iniciativa, discordo do seu ponto de vista Marcos, apesar de respeitá-lo, porque a sociedade discrimina, é uma forma de proteção, de se sentir acolhido.
22-11-2017 às 08:43 Marcos
Algo somente para o atendimento LGBT, a própria comunidade se discriminando !!!!!
21-11-2017 às 20:47 Diego SP
Sou paulista, mas amo os Pernambucanos. Esse sotaque maravilhoso.