ASSINE JÁ ENTRAR

Pioneira

Campinas será a única cidade da região a receber do Ministério da Saúde medicamento para prevenir HIV.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2017

Campinas (SP) faz parte de um grupo de cidades determinado pelo Ministério da Saúde que vai receber um medicamento de prevenção contra HIV. De acordo com a pasta federal, a profilaxia pré-exposição, composta por uma combinação de antirretrovirais, será distribuída entre dezembro e janeiro para 22 cidades de 11 estados. O Brasil é o primeiro da América Latina e o município é o único da região a receberem o produto.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento será disponibilizado para pessoas que estão mais expostas ao vírus da AIDS. Pesquisas feitas pelo governo federal apontaram que o medicamento pode diminuir em até 90% o risco de infecção se usado diariamente, mas não elimina a necessidade do uso contínuo do preservativo para a prevenção. A profilaxia será enviada para o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis de Campinas, mas o município não confirmou quantas pessoas terão acesso ao medicamento. Na cidade, pelo menos 7 mil pessoas realizam o tratamento contra a doença. Segundo o médico infectologista Josué Lima, apesar do avanço, a camisinha continua sendo o método mais eficaz de prevenção contra o HIV.

É destinado a quatro segmentos populacionais: homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, profissionais do sexo e casais sorodiferentes [quando um tem um vírus e o outro não]. Mas não é por pertencer a esse grupo populacional que têm indicação. Eles precisam ter outros aspectos. Por exemplo: não fazer uso do preservativo nos últimos seis meses, ou nos últimos seis meses apresentar infecções sexualmente transmissíveis recorrentes, disse o médico, que também é coordenador do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O Ministério da Saúde informou, em nota oficial, que terão acesso ao medicamento “homens que fazem sexo com homens, gays, travestis, transexuais, profissionais do sexo e casais sorodiferentes em situação de vulnerabilidade e comportamento sexual de risco”.“A profilaxia pré-exposição está disponível em 36 serviços de 11 unidades da federação: AM, CE, PE, BA, DF, MG, RJ, SP, SC, PR, RS. Outros estados iniciarão em 2018", diz o texto da nota.

08-01-2018 às 15:10 Mosca para Márcio e Go-go dancer
Márcio, não me chame de homofóbica, seu coitadista! Se estou num site gay é provavelmente pq sou gay também ou não!? Sou uma passiva de posses não apenas financeiras, mas intelectuais e de beleza física também! Preste atenção! Deveria me chamar de idiotafóbico... precisa desenhar!? Go-go Dancer, vc sim merece atenção pq fez uma argumentação interessante. Então vou mudar o que eu disse: não pago meus impostos para o governo gastar com um bando de promíscuos (seja hétero, gay, indeciso ou o q for). Até fico calado em fornecer medicação a quem foi "beijado", mas querer gastar meu dinheiro com um bando de promíscuo q não se preocupa com o uso de camisinha ou com quem se envolve com qlquer tranqueira já é demais!!
07-01-2018 às 15:28 Go-go Dancer
Olha seu mosca, o próprio remédio desenvolvido é pra todos até mesmo "héteros" que acham que HIV é apenas doença pra homossexuais. Tem muito irresponsável e gente mal intencionada sim, mas de qualquer orientação sexual
03-01-2018 às 10:09 marcio torquato de araujo
o comentário do mosca é triste, bem nem sei como deixaram isto ser postado, que homofóbico
02-01-2018 às 23:07 mosca
Não pago meus impostos para o governo ficar gastando com bichas que não podem ver pau que já vão sentando sem camisinha. Queria mais é que elas se lascassem!!
02-01-2018 às 13:18 Ankízio
Pera... homens que fazem sexo com homens e gays não são a mesma coisa?! #confuso
01-01-2018 às 15:52 Carlos
Drizella precisa de tratamento psiquiátrico. miga sua loka - ñ vou discutir religião - a espiritualidade deu ao homem conhecimento para este criar os remédios. então pare de por em causa anos de estudos e esforços científicos ok
30-12-2017 às 21:27 Drizella.
O verdadeiro e santo remédio, se chama JESUS, fato! Beijos Brasil!