ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

And the Oscar goes to...

Uma Mulher Fantástica é primeiro filme estrelado por transexual a levar Oscar.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 05 de Março de 2018

"Uma mulher fantástica" foi o primeiro filme estrelado por uma pessoa transexual a levar o Oscar. O filme chileno ganhou o prêmio de melhor longa estrangeiro neste domingo (4), na noite em que 'A forma da água' foi o grande vencedor.

A atriz Daniela Veja interpreta Marina, uma jovem de luto e vítima dos preconceitos da conservadora sociedade chilena em "Uma mulher fantástica", indicado ao Oscar de filme em língua estrangeira. O longa é coprodução Chile, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.

Além de cantora, Daniela, de 28 anos também é cantora lírica. A música e o teatro eram seus trabalhos principais antes de ela ser chamada para sua estreia como protagonista no cinema em "Uma mulher fantástica".

"Marina e eu compartilhamos que somos 'trans', que gostamos de cantar ópera e dos homens bonitos, nada mais", disse Vega em uma entrevista à agência AFP. "Ela é muito mais elegante que eu, tem mais paciência, é uma mulher muito mais pacífica, eu sou mais explosiva, mais latina."

Outros filmes sobre ou com transgêneros venceram:

· "Traídos pelo desejo" (1992), na categoria roteiro

· "Meninos não choram" (1998) rendeu a estatueta de melhor atriz a Hilary Swank

· "Clube de Compras Dallas", em três categorias, incluindo ator coadjuvante para Jared Leto

· "A garota dinamarquesa" (2015) rendeu o Oscar de coadjuvante para Alicia Vikander

Mas todas estas produções foram protagonizadas por intérpretes cisgênero (pessoas cuja identidade de gênero e sexo biológico coincidem), e não por trans.