por Redação MundoMais
Quarta-feira, 30 de Maio de 2018
Numa iniciativa da Skol, pelo menos mais quatro marcas se uniram para “doar” parte das respectivas logomarcas para entidades ligadas à causa LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trânsgeneros e +, que abrange pansexuais, assexuais, multissexuais e outras denominações). Além de doarem as letras, as marcas também doarão valores para as ONGs Coletivo Não Desculpo. Casinha, TODXS e Coletivo Transformação. Sob o guarda-chuva #MarcasAliadas, as marcas doaram, respectivamente, as seguintes letras de seus nomes:
– L – Skol
– G – Burger King
– B – Lacta Bis
– T – Trident
– Q – Quem disse, Berenice?
A campanha estreou domingo, 27, nos principais jornais e nesta segunda-feira os consumidores da cerveja, por exemplo, vão ver, nas redes sociais, a marca Skol sem o “L”, ou seja, Sko. A Skol é patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, que acontece no próximo domingo, 3, pelo terceiro ano seguido. Segundo a empresa, a doação da letra pretende chamar atenção para a importância das diversas comunidades e também dos aliados à causa.
A extensão da campanha às demais marcas foi feita a convite da própria Skol. A #MarcasAliadas convida, agora, outras empresas que quiserem se juntar ao movimento pelo site www.marcasaliadas.com.br ou pelos perfis da Skol no Twitter e Facebook. A iniciativa, no entanto, já vem de junho do ano passado quando a Skol celebrou o Dia do Orgulho LGBT com o filme “Mãos”, um convite para que todas as pessoas que tivessem um compromisso com a bandeira do respeito também vestissem essa camisa e se tornassem aliadas à causa. Agora, com a campanha #MarcasAliadas, a intenção é dar ainda mais voz a esse movimento que enfrenta desafios diários para superar o preconceito na sociedade. Na ocasião, a marca e o Ibope Inteligência fizeram uma pesquisa, a Skol Diálogos, para retratar os principais tipos de discriminação que existem no Brasil: racismo, machismo, homofobia e gordofobia. O estudo apontou que, entre os brasileiros que se declararam preconceituosos, a homofobia é a mais citada: 29%. Outra pesquisa, realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e inteligência de mercado da São Paulo Turismo, apontou que quase 20% do público que frequenta a Parada LGBT da cidade é formado por heterossexuais.