ASSINE JÁ ENTRAR

Espaço humanizado

Rio de Janeiro ganha Delegacia para tratar de crimes de intolerância.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 31 de Agosto de 2018

O Rio de Janeiro vai ganhar uma Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância – Decradi. A informação foi confirmada com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira (24).

Na Delegacia será possível registrar queixas de crimes de LGBTfobia, injúria, difamação e agressão, com a proposta ainda de acolher e recepcionar as vítimas dos crimes de ódio, através de um atendimento humanizado.

A unidade também vai propor o encaminhamento, quando necessário, das pessoas que sofrerem os crimes aos demais serviços públicos. O Decradi, foi criado através da Lei nº 5931/11, e de autoria da deputada estadual Átila Nunes que tem como objetivo defender as pessoas das ocorrências com motivação sobre o preconceito ou intolerância.

A vítima será atendida pelo agente que vai encaminhá-la para o responsável da Decradi. “Será um espaço mais humanizado, onde as vítimas receberão o apoio necessário”, explicou Nunes.

As demais delegacias também passarão a contar com um agente que esteja inteirado no assunto, funcionando em conjunto com a Decradi, que vai assumir os casos mais graves.

03-09-2018 às 18:57 halison
verdade
31-08-2018 às 15:35 Cezar
Já estava na hora!
31-08-2018 às 15:14 Nereu
Acho isso tudo muito legal.... mas não seria melhor que todas as delegacias estivessem preparadas para atender todas as pessoas.... sem distinção de cor.... raça... sexo.... credo? Não seria mais proveitoso.... mais humano que todos tenham atendimentos iguais? Todo essa criação de siglas... lugares especiais para isso ou aquilo.... não causam mais preconceito? Mais discriminação?