ASSINE JÁ ENTRAR

Gay Cristão

Relação entre fé e homossexualidade é abordada em documentário lançado no Instagram.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

Os cristãos devem rejeitar, respeitar ou aceitar a homossexualidade? É com essa pergunta que a Smarty Talks, produtora especializada em vídeos para Instagram, inicia o documentário “Gay Cristão”, que acaba de ir ao ar no Instagram do portal Catraca Livre. O filme debate a relação entre o cristianismo e a homossexualidade, trazendo depoimentos de líderes de igrejas, com diferentes visões sobre o tema.

Segundo Diego Monteiro, diretor da Smarty Talks e idealizador do projeto, a iniciativa tem como objetivo contribuir para o debate acerca de um dos temas mais relevantes da sociedade atual. “Baseadas em interpretações de determinadas passagens da Bíblia, as igrejas consideram a relação homoafetiva pecaminosa. Mas até que ponto isso é verdade? Como os cristãos devem encarar verdadeiramente essa questão? É preciso que esse assunto seja amplamente discutido, levando-se em consideração que o Brasil é o país que mais mata homossexuais no mundo todo. O cenário é alarmante”, afirma.

A editora de Cidadania e parcerias do portal Catraca Livre, Paula Lago, explica que uma das motivações do Catraca, ao realizar a parceria com a Smarty Talks para a divulgação do documentário, é o modelo com o qual a produtora desenvolve os vídeos. “A produção de conteúdo específico para o Instagram é, de certa forma, inovadora no Brasil e este projeto, em especial, chamou a nossa atenção tanto pelo modelo quanto pelo conteúdo”, avalia.

Evidenciar a importância e a urgência do debate sobre religião e homossexualidade é outro ponto relevante, segundo Paula. “O sentimento de pertencimento passa, necessariamente, pela inclusão religiosa. A Catraca Livre tem como premissa divulgar ações transformadoras, e ‘Gay Cristão’ assume este papel, ao propor a reflexão sobre a forma como pessoas LGBTs são recebidas por cristãos das mais variadas denominações”, declara.

A exemplo de outros documentários criados pela Smarty Talks, “Gay Cristão” também foi pensado e desenvolvido para o ambiente mobile, seguindo a proposta de gerar conteúdos que se aproximem do consumo casual das pessoas na tela do celular.

O filme não é o primeiro material criado pela produtora com foco na temática LGBT. Recentemente, a Smarty Talks produziu e lançou a série e o documentário para Instagram intitulados “Homem de Verdade”, que também abordaram o assunto, questionando os paradigmas de conduta e a postura masculina na sociedade. “Nós, da Smarty Talks, sempre tentamos tratar nos nossos documentários temas relacionados a questões sociais, a exemplo do filme ‘Quarta de Cinzas’, que fizemos para a ONG Não Foi Acidente, falando de álcool e direção. Temos esse compromisso de debater pontos urgentes para o coletivo”, esclarece Diego. Todos os documentários produzidos pela Smarty Talks estão disponíveis na página da produtora @smartytalksbrmds.

09-10-2018 às 21:30 Anticristo
Não acredito em deus nem em jesus cristo. Nunca acreditei nessas lendas...e to peidando para quem acredita e tenta me persuadira crer tambem. Sua crenca é sua...fique com ela e faça um bom uso. Nao conheco um religioso que tenha os valores que deveria ter...por outro lado conheci e conheço ateus maravilhosos com um senso de humanidade irrepreensivel.
21-09-2018 às 19:06 Jorge Jorge
Nereu, querido, você veio de Marte? Pergunto isso porque, se foi da Terra que veio, se sua origem é europeia, então, meu amor, querendo ou não, você é, sim, antes de mais nada, antes de ser essa bicha ateia e raivosa, UM CRISTÃO. Vai estudar, maluco! Vai estudar. E, estudando, então verás que nós só gozamos, aqui no Brasil, desse grau de liberdade porque, acima de tudo, desfrutamos da LIBERDADE oferecida pela cultura JUDAICO-CRISTÃ. Não? Então, pega seu namorado pelo braço e vai passar uma semana com ele em Teerã. Chegue lá e o beije efusivamente, já na imigração. Garoto, deixa de ser ingênuo e mal informado!
21-09-2018 às 15:03 Rainha
Quem define o q é certo é cd um...por enqto somos livres p isso...
21-09-2018 às 13:27 Respeito as opiniöes
O pior que o Cezar ta certo doa quem doer.
21-09-2018 às 13:11 halison
no coração de Jesus não a ódio
21-09-2018 às 11:23 Lauro
Cristao tem q ter Cristo no coraçao em suas acoes...ha muitos ateus muito melhores do q os cristaos...muitos falam da ditadura gayzista mas muito pior é a ditadura religiosa e muitos incautos caem nessa...eu nao...o q interessa é eu e Deus...e ponto...fanatismo so p gente fraca...
21-09-2018 às 07:52 Nereu
Estou pouco me lixando para a opinião dos cristãos.... quero que se fodam.... a maioria daqueles que condenam os gays, cometem mais erros.... ou pecados.... do que os gays. Quero que todos vão pro diabo.... já que acreditam nele.
20-09-2018 às 22:37 Jorge Jorge
Aos preconceituosos de carteirinha (e, neste site, são muitos): Milagres de Jesus Cristo: Cura do Criado do Centurião #10 (Mateus 8.5-13; Lucas 7.1-10)
20-09-2018 às 22:05 osen
O Deus da bíblia é o Deus de amor!!!
20-09-2018 às 22:03 osen
Que comentário idiota o do César!