ASSINE JÁ ENTRAR

Festejando o Amor!

Casamentaço celebra amor de mais de 30 casais LGBTs em BH.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018

Mais de 30 casais disseram sim, neste domingo (16), em um “casamentaço” em Belo Horizonte. A cerimônia, feita de maneira colaborativa e voluntária, foi também um ato defesa dos direitos da comunidade LGBT.

Há quatro anos, a enfermeira Amanda Lima e a professora Aline Santos sonhavam com esse dia Mas sempre faltava dinheiro e ele era adiado. Até que surgiu a oportunidade. “A gente ficou conhecendo pelas redes sociais o programa do ‘casamentaço’. E aí a gente resolveu se inscrever. Eu não acreditava que nós seríamos selecionadas e estamos aqui, está tudo acontecendo e vamos nos casar”, disse Amanda logo antes da cerimônia.

Os parentes das noivas não poderiam perder a festa para mais de 600 convidados. “E acho que a convivência de todas as pessoas seria muito mais fácil assim, se cada um aceitasse o outro como é. Eu ganhei uma outra filha”, diz a taxista Alexsandra Lima.

Com decoração especial, bolos, doces e música, o “casamentaço” foi realizado em um espaço no centro de Belo Horizonte.

No mês passado, o Senado abriu uma consulta pública sobre um projeto que pretende sustar os efeitos da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que dispõe sobre a habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo.

Diante disso, um grupo de amigos e de pessoas ligadas à causa LGBT em Belo Horizonte teve a ideia de se posicionar contra opiniões conservadoras, festejando o amor. Filipe Costa é um dos integrantes desse coletivo, que foi batizado de "Casamentaço".

“A gente começou a discutir de que forma a gente poderia criar um manifesto. Um grito coletivo em prol da liberdade, em prol dos direitos, em prol principalmente do direito civil dos casais da comunidade LGBT. E a gente pensou que a forma mais bonita e mais sincera de fazer isso é celebrando o amor, e de forma política também”, disse.

Shows de artistas como a cantora Fernanda Takai foram um dos muitos presentes paras os noivos e noivas. A cerimônia foi inter-religiosa e contou, por exemplo, com um pastor, um pai de santo e também com militantes da causa trans.

19-12-2018 às 16:35 Suzane Vouritistrófules rsrsrsrs
Quantos casorio num dia só! Ai ai, em pensar que vou fazer 10 anos de casada, um sonho que se realiza! kkkkkkkkkkkkkkk As recalcadas piram, na felicidade alheia!