ASSINE JÁ ENTRAR

Pobreza de espírito

Major do Exército viraliza ao responder a ataques homofóbicos.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 19 de Março de 2019

Quando postou em seu Instagram, no início deste mês, uma foto abraçado com seu marido para comemorar os seis anos de relacionamento, o major do Exército Emerson Cordeiro queria compartilhar sua felicidade. Mas, além das 110 curtidas que a imagem recebeu, ela foi usada para iniciar uma campanha homofóbica on-line.

Cordeiro, que vive em Campo Grande (MS), relatou o caso em seu Facebook, e seu depoimento viralizou — já ganhou 68 mil curtidas. Nele, conta que a imagem foi reproduzida em grupos on-line, inclusive de colegas de farda, com o intuito de ofendê-lo e de "disseminar o ódio".

Casado desde 2018, o major diz ter informado seus superiores no mesmo dia em que assinou os papéis no cartório. O anúncio, à época, "foi tratado naturalmente, sem alarde", diz ele.

A publicação da foto, no entanto, não foi recebida com a mesma naturalidade.

"Postei em meu perfil privado do Instagram, pois estava num momento de muita felicidade e realização e achei por bem externar essa felicidade. Em rede social nada é privado, e poucos momentos depois um dos então 'amigos' do Exército Brasileiro que estava em minha rede deu um print da postagem privada e divulgou em um grupo de mensagens e daí em diante viralizou a imagem por outros grupos, formados na maioria por militares", escreveu no Facebook.

Cordeiro conta que, em seguida, começou uma repercussão entre militares que "jamais imaginavam que um oficial de carreira do Exército pudesse assumir sua homossexualidade, ser feliz e realizado no trabalho".

"Isso foi um soco no estômago dos porcos homofóbicos que nos rodeiam e nos sondam muitas vezes anonimamente, inconformados com a felicidade alheia", diz Cordeiro, em seu post.

Na publicação, o major afirma seu amor pelo Exército Brasileiro, diz que é uma instituição de "pessoas honradas" e que vem evoluindo em sua aceitação aos integrantes gays. Pondera, no entanto, que ainda há militares que não se conformam com a mudança de pensamento atual e os acusa de ter "medo de despertar para seus desejos proibidos".

Procurado pela reportagem, o major não retornou até a conclusão deste texto. Em nota, o Exército afirmou que "não discrimina nenhum dos seus integrantes, em razão de raça, credo, orientação sexual ou qualquer outro parâmetro. Os militares têm seus direitos assegurados na forma do que está previsto no ordenamento jurídico vigente".

No Brasil, os homossexuais são formalmente aceitos nas Forças Armadas e há casos de militares gays e lésbicas que tiveram os cônjuges oficialmente reconhecidos como dependentes. O preconceito que os cerca, no entanto, nunca deixou de existir.

"Muitos sofrem calados"

Membro do 9º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica, o major também criticou a perseguição anônima que vem sofrendo, atribuindo-a a colegas de Exército. "Nem parece que passamos pela mesma honrosa Academia Militar das Agulhas Negras, onde esconder-se no anonimato era um dos atos mais vergonhosos".

Ele também agradece aos que estão compartilhando a imagem, "por mostrarem as outras pessoas o seu desejo reprimido, sua inveja magoada por minha felicidade e toda a sua pobreza de espírito".

26-03-2019 às 10:26 Marcos DF
Essa galera que se incomoda com a Felicidade Alheia sò tende a morrerem sozinha ....
25-03-2019 às 12:25 Nereu
O pior que o maior preconceito partiu de seus pares no trabalho. Pessoas que o conhecem... pessoas que sabem que ele é.... que se fingem de amigos... mas sabemos que são cobras...
22-03-2019 às 09:08 Antenora
Que tiro foi esse víado?
21-03-2019 às 06:56 Antenor
Parabéns pela coragem e pelo empoderamento! E com um marido desses, devem foder muito e gozar horrores...já os homofóbicos, vivem no armário do enrustimento e da frustração... quem vive pior??!!
20-03-2019 às 15:36 HANIBAL LECTER
.... É ISSO AI NILTON !!!!!!!!!!
20-03-2019 às 05:59 Halison
Estao com emveja mesmo
19-03-2019 às 22:56 Nilton
Eu sou militante sim. da minha vida e não da opinião alheia que não me acrescenta em nada. site podre, nojento e decadente. Deixei de entrar aqui por uns 3 anos voltei e vejo que continua mais podre do que antes. Fui. O ultimo a sair apaga a luz.
19-03-2019 às 21:33 Baiano
Fui militar do exército e la tem gays chupei o pau de um cara la deria aproveitar mais, mas tinha medo e acreditem o Cayo baiano que fez filmes aqui tambem tava la e pegou varios
19-03-2019 às 21:28 Militar
Peguei um nojo de homofóbico, um nojo! um nojo! um nojo! Não suporto essa raça.
19-03-2019 às 20:16 Sincera
Que bão essa notiça! E que parcero em!? kkkkkkkkk, SHOW!!!