ASSINE JÁ ENTRAR

Recolhido

Veto de Bolsonaro à diversidade em comercial do Banco do Brasil gera críticas.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 29 de Abril de 2019

Uma campanha publicitária do Banco do Brasil para jovens, com atores que representam a diversidade racial e sexual do País, resultou na demissão do diretor de Comunicação e Marketing do banco, Delano Valentim, após descontentamento do presidente Jair Bolsonaro com o vídeo. O veto presidencial ao comercial e a intervenção no banco foram criticados por parlamentares e artistas.

A peça de 30 segundos veiculado na TV e na internet divulgava o serviço de abertura de conta corrente por aplicativo no celular. O vídeo começou a ser veiculado em 1º de abril e saiu do ar no dia 14. Produzida pela agência WMcCann, a peça custou R$ 17 milhões, segundo a assessoria do Banco do Brasil.

No comercial, há mulheres e homens negros, e uma das personagens é transexual. Muitos atores têm tatuagens e cabelos coloridos.

Bolsonaro procurou o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, após assistir à peça e mandou retirá-la do ar. “O presidente e eu concordamos que o filme deveria ser recolhido. Saída do diretor em decisão de consenso, inclusive com aceitação do próprio”, escreveu Novaes, em nota enviada à imprensa.

O Palácio do Planalto disse que não comentaria o assunto.

A interferência do presidente foi motivo de críticas no Congresso. O deputado Marcelo Freixo (PSol-RJ) classificou a medida como autoritária.

"O Brasil, com toda a nossa diversidade, é gigante demais para a cabecinha do presidente da República. Bolsonaro vetou a propaganda do Banco do Brasil porque quer um país cinzento, autoritário e medíocre como o seu governo." — Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) April 25, 2019

O veto ao comercial também reverberou no meio do entretenimento. A apresentadora de TV Paola Carosella lamentou o episódio e defendeu a representação da diversidade brasileira.

"Acabei de assistir o comercial vetado do Banco do Brasil e achei bem filmado, inteligente, divertido, e com trilha dessas que gruda na cabeça e faz com que tudo mundo lembre. Parece ser brilhante ter proibido ele, vai que as pessoas viram clientes do banco e o mesmo gera lucro...— Paola Carosella ⚡️ (@PaolaCarosella) April 25, 2019

"Então- que medo è esse a “ diversidade “ ??????? Q lo pario ! Tem q ser bruto ! Diversidade è o que tem nas ruas do Brasil ! No metro no parque na praia nas ruas ! Esse povo colorido todo que consome que compra que gasta e que quer ver se REPRESENTADO CARAMBA!— Paola Carosella ⚡️ (@PaolaCarosella) April 25, 2019

O publicitário e escritor Alê Santos criticou também a postura do banco.

"Negros movimentam 1,7 trilhão de reais nesse pais. Que tal movimentar isso em outros bancos, já que o presidente não quer inclusão? Eu já estava interessado em fechar minha conta do @BancodoBrasil pq conta das tarifas. Agora tenho motivo em dobro! https://t.co/WOBwq6uHtG— Ale Santos (@Savagefiction) April 25, 2019

Este não é o primeiro episódio de intervenção do governo no Banco do Brasil. Novaes também nomeou como assessor pessoal Antônio Rossell Mourão, filho do vice-presidente, general Hamilton Mourão. Funcionário do banco há 20 anos, Rossell triplicou o salário para cerca de R$ 37 mil.

30-04-2019 às 21:53 Rainha
Nunca esperava depois de velha ter que passar por isso...so a morte liberta...
30-04-2019 às 07:40 De
Ele ganhou a eleição sendo ele, e infelismente não vai mudar.
30-04-2019 às 05:43 Lipe
Lembrando que o veto acontece por causa da trans. Mas a mídia coloca racismo no rolo.
29-04-2019 às 23:54 Armani Exchange
Fui o primeiro aqui a condenar a sandice de Bolsonaro. Mas o Freixo querendo tirar uma beirada já é meio demais. O cara é profundamente preconceituoso contra as populações negras, que enxerga como bandidos, conforme já declarou. Ela que vá se foder!
29-04-2019 às 17:17 Frávia Portiguá Pixuréca
Ai ai......quanta futilidade!!!!
29-04-2019 às 15:04 Flávio
Bem feito para os jovens, negros, mulheres e gays que votaram no atual presidente! Bem feito! Só servem como consumidores. Só se interessam pelo dinheiro... isso quando estes têm... Jura que são classe média! Atraso total!
29-04-2019 às 12:30 Halison
Kkkkkk vai lava prato sua maricona cansada