ASSINE JÁ ENTRAR

Gentleman Jack

Série da HBO narra vida de lésbica desbravadora na Inglaterra de 1800.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 06 de Maio de 2019

“Gentleman Jack” é a mais nova série da HBO para ficar de olho. Produzida em parceria com a BBC, ela é baseada na história real de Anne Lister, uma mulher lésbica que ousou ir contra os padrões da sociedade em meados do século 19.

No ar desde o dia 26 de abril, sempre às sextas-feiras (22h), “Gentleman Jack” é protagonizada por Suranne Jones e conta com Gemma Whelan (a Yara Greyjoy, de “Game of Thrones”) no elenco.

A série tem início em 1832, em Halifax, no interior da Inglaterra. Anne está voltando para a casa da família, depois de passar um tempo morando noutros lugares. Ela é vista como uma mulher “pouco feminina”, o que desagrada muita gente, mas Anne não leva desaforo para casa e é respeitada pelo pessoal da pequena cidade. Logo vemos que sua condição social contribuiu muito para que esse respeito fosse conquistado, mas a postura dela é seu grande diferencial – sem dúvida nenhuma.

Anne se impõe o tempo todo, mas também tem uma faceta frágil. Afinal, dá para imaginar o que ela teve que enfrentar, né? Estamos falando de uma mulher lésbica que viveu na primeira metade do século retrasado.

Na série, a arrogância de Anne pode incomodar em alguns momentos, mas isso não faz com que a gente perca o interesse pela personagem. Isso porque o contexto histórico é claramente muito opressor. E, para se ter uma ideia, ela foi tão transgressora que casou-se com outra mulher no ano de 1834.

As cenas em que vemos o sofrimento de Anne nos mostram o quão desafiadora foi a jornada daquela mulher – e isso faz com que a gente queira saber mais sobre ela. Suranne Jones, a atriz que a interpreta, está muito bem no papel e consegue transparecer as camadas complexas dessa personagem tão peculiar.