ASSINE JÁ ENTRAR

De Volta a Reims em cartaz em São Paulo

Monólogo autobiográfico narra a trajetória da infância conturbada de um homossexual que saiu de uma pequena cidade e volta depois de trinta anos.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 07 de Maio de 2019

Está em cartaz no teatro Viga Espaço Cênico, em São Paulo, o monólogo “De Volta a Reims”. Não é somente a narrativa de um homossexual, a peça também aborda a diferença entre classes sociais e ideologias políticas.

O monólogo interpretado por Pedro Vieira é inspirado no livro homônimo do filósofo francês Didier Eribon, que narra seu retorno depois de trinta anos à cidade natal de Reims, no nordeste da França, e seu reencontro com a mãe. O acontecimento que marcou sua volta é a morte do pai, com quem ele nunca teve diálogo e que nunca compreendeu sua homossexualidade.

Didier tenta através da narrativa entender a si próprio e o que o levou a abandonar a pequena cidade e a família inteira e se mudar para Paris. O mesmo drama é vivido por muitos homossexuais no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Deixar para trás a cidade natal e procurar a cidade grande é a saída normalmente encontrada para escapar dos olhos acusadores de familiares a amigos. E não é só a fuga da cidade e das origens. A busca de ascensão social vivida por muitos gays é a forma de negar todo o passado e de não querer mais fazer parte daquele mundo que foi opressor na sua infância e adolescência. Ele reflete, no entanto, que apesar de ter que aprender um novo jeito de falar, mudar o sotaque e aprender novas formas de se comunicar e se comportar, nada disso jamais mudou suas raízes, quem ele realmente é e de onde ele veio, por mais que ele tente negar tudo isso.

No começo da história ele diz que foi melhor não ir ao enterro do pai e cita James Baldwin ao dizer que “uma das razões pelas quais as pessoas se apegam tanto aos seus ódios é que elas de alguma forma sabem que uma vez que o ódio desaparece, elas serão forçadas a lidar com a dor”. E continua dizendo: “Eu disse para minha mãe que eu não queria vê-lo porque eu o odiava. Mas não era verdade. O fato é que eu o havia odiado e queria continuar me agarrando a esse ódio. Eu não queria olhar a sua ruína. Porque não era aquela ruína que eu havia odiado.”

O interessante deste monólogo é que Pedro Vieira inclui na narrativa suas experiências de vida pessoais, falando de si próprio e de sua trajetória com origem no nordeste do Brasil, mostrando fotos de sua infância e de sua família e interagindo com a platéia.

O espectador gay certamente vai se identificar com diversas passagens desse relato e vai sair do teatro com aquela sensação de quando se sai de uma sessão de terapia: são situações que todos certamente já viveram de um modo ou de outro, que estiveram lá dentro o tempo todo, mas que a narrativa traz à tona e nos faz refletir sobre nosso próprio comportamento. Não é algo novo, mas é algo sobre o qual nunca paramos para pensar.

Pedro Vieira foi indicado ao Prêmio Shell em 2016 com o espetáculo "Eu tenho tudo". De Volta a Reims tem direção de Cácia Goulart e texto de Reni Adriano.

SERVIÇO:

Viga Espaço Cênico. Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros (SP). Sexta e sábado, 21h; domingo, 19h. R$ 30,00. Até o dia 26 de maio. Ingressos online no site Sympla ou na bilheteria do teatro.

Livro disponível em inglês na Amazon Brasil “Returning to Reims”, como eBook Kindle.

11-05-2019 às 22:50 Daniel Ortega
Espetáculo sensível, texto lindo! Para ver e rever.
09-05-2019 às 12:17 Miguel Vieira
Fui ver a peça é gostei muito recomendo o ator e excelente vale muito a pena a peça é ótima
08-05-2019 às 23:11 RF Santos
Assisti a peça uma vez achei provocativa e nos leva a reflexão e identificação de situações a todo instante. A narrativa, tão bem interpretada pelo ator Pedro Vieira, nos leva a pensar sobre alguns dilemas que quase todo gay enfrenta ou enfrenou. Pretendo assistir novamente em breve, afinal novas nuances, novas reflexões podem renascer. Parabéns Mundo Mais, por trazer aqui esta possibilidade de reflexão do mundo gay.
08-05-2019 às 22:07 Edison Rosa
Assisti essa peça tão atual dia 03 de abril . Sai feliz. O ator entrega muito bem um texto tão significativo para os tempos atuais. Estão de parabéns. Além dessa peça que vale a pena. E não tem desculpa, pois o acesso ao teatro é bem fácil!
08-05-2019 às 22:05 Tom Dupin
Uma peça que muitos irão se identificar seja pela identidade de gênero, trajetória social. . Relações familiares conflituosas e uma profunda vontade de redenção.
08-05-2019 às 21:56 Miguel Vieira
Fui ver a peça é gostei muito recomendadoem ver vale muito a pena o ator e excelente...
08-05-2019 às 21:52 Betina
Eu já assisti 3 vezes a peça, e verei novamente com outros amigos
08-05-2019 às 11:01 paulo/sp
Vou ver esse domingo, obrigado por divulgar!
08-05-2019 às 02:01 Dede
Gente, quanto viado mimizento nesse site, reclamam de tudo e só sabem criticar, vou parar de ler esses comentários, pq olha, só por Deus, viu?!
07-05-2019 às 14:36 ricardo
Linda peça, assisti e amei. O ator é incrível! o texto é belíssimo. Recomendo!