por Redação MundoMais
Quarta-feira, 15 de Maio de 2019
A marca de comésticos Natura tem sido um dos assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta terça-feira (14). Depois de divulgar, no início da manhã, sua nova campanha publicitária de Dia dos Namorados, a empresa foi criticada pelos internautas.
Na ação, feita para anunciar a “Coleção do Amor”, sua nova linha de batons, a Natura conta as história de três casais lésbicos. Ao final do vídeo, os casais trocam beijos, o que gerou uma proposta de boicoite à marca no na internet.
Além do vídeo, a marca de cosméticos também fez vários posts em sua conta no Instagram para promover a campanha. As publicações apresentam as histórias dos três casais. Em uma delas, a empresa afirma: “Que nossa maquiagem só borre por causa de beijos cheios de AMOR! Para divulgar a nova #ColeçãoDoAmor, convidamos três casais para contar suas histórias e celebrar a diversidade!”.
Em outra, a Natura celebra os novos produtos. "Dê boas vindas para esta coleção sem rótulo, sem gênero, sem regras, e com muito, muito amor e diversidade", escreve.
No Twitter, tanto o comercial quanto os posts foram alvo de críticas. A hashtag #BoicoteNatura está, desde cedo, na primeira colocação dos Trending Topics da rede social.
Enquanto alguns usuários disseram que a ação teria "ideologia de esquerda", outros associaram os beijos lésbicos a "atos obscenos". Alguns, ainda, utilizaram o bordão "quem lacra não lucra". Confira a repercussão:
A Natura esqueceu q o publico q fez a marca crescer foram as donas de casa conservadoras com as revistinhas revendendo pras amigas e não feministas lésbicas lacradoras.
— AVENA (@AVENAoficial) 13 de maio de 2019
E o público q a Natura ignora é exatamente oq fez a Natura crescer.🤷🏻♀️😄#BoicoteNatura pic.twitter.com/aWpXChDiYe
É sério isso?? Precisa dessa “putaria” pra lançar batom??? APAPOHA https://t.co/Sl06cYSulK
— 🇧🇷Bellatrixx Kramellow🇧🇷 (@BellatrixxB) 13 de maio de 2019
Eu como profissional de MKT digo: VOLTEM A FZ PROPAGANDA DE MAQUIAGEM COM MULHER FEMININA, BONITA e com DENTES BONITOS!
— AVENA (@AVENAoficial) 13 de maio de 2019
Quem compra maquiagem é por beleza e não por quem beija quem. E vamos ao ditado q eu gosto de dizer neste tipo de post: Quem lacra não lucra!😊#BoicoteNatura pic.twitter.com/MIM3swPjZV
Vivi o suficiente pra ver comuna defender empresas capitalistas. A Natura se esqueceu que as revendedoras são em sua maioria donas de casa conservadoras e mães que tiram um extra para ajudar o marido, odiadas pelas lacrudas que as chamam de oprimidas e/ou machistas #BoicoteNatura
— Fernanda Nunes (@Fernuf91) 14 de maio de 2019
Porque uma empresa faz propaganda com politica/ideológica para seus produtos ao invés de mostrar a qualidade dos mesmos? Os setores de marketing das empresas estão dominados por militantes de esquerda. #BoicoteNatura
— Presidente (@PresidenBr) 14 de maio de 2019
Apesar das críticas, a hashtag também ficou repleta de apoiadores, que defenderam a campanha da Natura. Alguns internautas relembraram outras tentativas de boicote na web, como o mais recente, sobre uma campanha do Burguer King , enquanto outros ressaltaram de que as pessoas não estão se preocupando com os problemas reais do País.
Não vejo nada fora do comum na campanha da natura.
— Brii ⚫⚪ (@Alviinegra_sccp) 14 de maio de 2019
Aliás, achei linda a nova campanha deles, é sempre bom valorizar a diversidade da nossa sociedade e mostrar que o amor cabe em qualquer lugar, independente da opção sexual, cor ou religião. 🌈❤
Desnecessário o #BoicoteNatura. pic.twitter.com/BT33eTsHmM
queria ter a autoestima dos bolsomions pensando que eles tem poder de boicotar algo.
— DAENERYS SURTADA (@rangeldementira) 14 de maio de 2019
Segue a lista de empresas que eles boicotaram e faliram.
- Disney
- Burguer King
- Globo
- Netflix
- Coca Cola
- O Boticário
- Avon#BoicoteNatura pic.twitter.com/CoSwXKzjzN
Não é questão de lacrar e querer aparecer. É questão de mostrar que diversidade existe. Que existe mais coisa fora dessa bolha homofobica que as pessoas criam. Mostrar que ser homossexual, ser diferente, não é doença ! #BoicoteNatura
— Maah (@mplac_) 14 de maio de 2019