ASSINE JÁ ENTRAR

Fora

Bolsonaro retira incentivo a turismo gay de plano nacional de turismo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto ontem (15) criando o Plano Nacional de Turismo de 2018 a 2022, que havia sido elaborado durante o governo de Michel Temer. Todo o planejamento criado pelo então ministro Marx Beltrão foi seguido à risca, com exceção de um ponto: o incentivo ao "turismo LGBT".

Dentro da estratégia de possibilitar o "acesso democrático de públicos prioritários à atividade turística", o plano criado no governo Temer previa "sensibilizar o setor para a inclusão das pessoas idosas e do público LGBT no turismo".

Agora, entretanto, há apenas o item "sensibilizar o setor de turismo para a inclusão das pessoas idosas", sem, portanto, nenhuma menção ao público gay.

O plano original , ainda disponível no site do ministério, explicava que os turistas LGBT representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor, segundo dados da Organização Mundial do Turismo.

"Essa visão traz, para além dos benefícios econômicos, benefícios sociais que se expressam tanto para os destinos como para os viajantes LGBT. O destino pode associar sua imagem à tolerância, inclusão e diversidade e o turista LGBT tem sua experiência melhorada em um ambiente amigável e preparado para recebê-lo livre de preconceito", dizia o texto.

Em abril, Bolsonaro afirmou em um café da manhã com jornalistas que o Brasil “não pode ser um país do mundo gay, do turismo gay”. Apesar da visão preconceituosa do presidente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) corrobora os dados da gestão de Michel Temer e afirma que o público LGBT é um dos segmentos de maior potencial de faturamento econômico para o setor do turismo no país Segundo levantamento do Sebrae publicado no início do ano, o Brasil é o país da América Latina com maior potencial de crescimento de receitas com o turismo gay.

Em 2017, o setor registrou alta de cerca de 11% no país, enquanto o turismo de modo geral subiu 3,5%.

18-05-2019 às 05:50 Breno
Parabéns, Presidente.
17-05-2019 às 11:21
Não vai tirar do turismo hetro?existe turismo hetro?e do turismo rico? E do turisimo pobre?e do turisimo lésbico será que existe alguma coisa dessa materia ou algo que falei?
17-05-2019 às 09:05 Para Cristiano
Patético é você rapaz, que não respeita/aceita, a opinião dos outros! Hashtag bora criar vergonha na cara? Xau querida!
16-05-2019 às 21:18 Ivan
Não sei o que é pior: os temas ou os comentários.
16-05-2019 às 19:47 Cristiano
Patéticos os comentários... Mas o que é turismo gay? Que coisa mais imbecil. Porque temos que nos tranformar em gueto?
16-05-2019 às 18:56 Armani Exchange
Mas ainda pior, muito pior, extremamente pior, absurdamente pior do isso é - e foi e será - o governo desgraçado do PT, que afundou o país em desemprego, violência (inclusive contra gays) e corrupção em escala industrial. Um governo que tinha um projeto: eternizar-se no poder, ainda que, para isso, fosse preciso matar mil celsos danieis e o próprio povo, este de fome! Tão filho da puta quanto Bolsonaro é e foi o PT.
16-05-2019 às 14:41 Flávio S
parabéns às bichas idiotas que ajudaram a colocar esse neonazinta no poder
16-05-2019 às 11:40 Rainha
Deixa as amebas conservadoras afundarem o pais...quem sabe aprendam a lição e em outra vida saibam ser tolerantes e respeitar os outros...
16-05-2019 às 10:09 Pafunço
Eu só sei de uma coisa, eu amo praia/piscina!