ASSINE JÁ ENTRAR

50 anos de Stonewall

Parada LGBT de SP terá 19 trios e espera público de mais de 3 milhões de pessoas.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 18 de Junho de 2019

A organização da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo espera um público de mais de 3 milhões de pessoas para a 23ª edição do evento, que acontece neste domingo (23) na capital. Serão 19 trios elétricos, um a mais que o ano passado, com atrações como a ex-Spice Girl Mel C, Iza, Luisa Sonza, Gloria Groove, Aretuza Love,Lexa, Mc Pocahontas e outros.

O tema deste ano são os "50 anos de Stonewall", um conflito que aconteceu em 1969 em uma bar nos Estados Unidos e foi um marco para o ativismo pelos direitos da comunidade LGBT.

"A ideia é que a gente coloque essa história na rua, resgatando as nossas lutas. A gente teve uma vitória importante com a criminalização da homofobia pelo STF [Supremo Tribunal Federal], mas existem outros desafios", afirmou a presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT, Cláudia Regina. "Não adianta criminalizar se não tem uma política de segurança e saúde para a comunidade."

O prefeito Bruno Covas (PSDB) também lembrou o episódio envolvendo o comercial do Banco do Brasil que foi barrado pelo governo federal para falar sobre respeito à diversidade.

"A Prefeitura participa da parada porque é uma obrigação do poder público não apenas proteger a nossa diversidade, mas também celebrar nossa diversidade. Nada mais atual que relembrar 50 anos de Stonewall. Exemplo de força, luta de direitos e respeito, num ano em que a gente vê diretor de banco ser demitido porque contrata atores da comunidade LGBTI", disse.

Neste ano, a Prefeitura de São Paulo investiu R$ 1,8 milhão em apoio ao evento. Outras empresas também são patrocinadoras.

"Embora não seja um evento da Prefeitura, a parada é um evento da cidade de São Paulo. A cidade se orgulha da sua parada e a prefeitura colabora no que for possível. É uma questão estratégica na gestação de emprego e renda na cidade. Ano passado, trouxe um impacto econômico estimado em R$288 milhões", disse Covas.

De acordo com o prefeito, o efetivo de segurança para o evento será o mesmo do ano passado, com 60 viaturas e 300 homens da GCM, além de 80 bombeiros civis e 540 seguranças privados.

19-06-2019 às 11:03 Ivan
Tenho saudades da época em que íamos às ruas por direitos e reconhecimento. Pedíamos tolerância e mais amor. Hoje já não é por isso. Acredito que dado ao espírito política, pode haver agressões que provavelmente serão aceitas pela população. Não irei. Nao vou me divertir com medo e não quero fazer parte desta manifestação que perdeu o sentido.
18-06-2019 às 23:24 Professora
Admiro a Parada em SP ,admiro a coragem d quem estara la...com este governo nao acredito q sera seguro...homofobicos a solta...mas na minha cidade marco presença o risco é menor!!Mas Salve a Parada e Stonewall!!
18-06-2019 às 22:08 osvaldo
50 anos, temos muito que comemorar, vamos lutar sempre. boa parada a todos e todas, sem preconceito.
18-06-2019 às 15:53 Verdadeira
Hummm, apagaram meu comentario né? A verdade doi, e como doi! Pode apagar a vontade, pois minha opinião, será sempre a mesma, pois tenho carater, coisa que quem apagou, não tem! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
18-06-2019 às 11:14 Flávia
Após 12 anos, não irei. Não vejo motivos de manifestação e não me sinto segura. Prefiro ficar em casa lendo um livro. Um dia quem sabe, quando a parada fizer sentido...
18-06-2019 às 09:41 Rainha
Viva a parada!!Viva Stonewall!!