ASSINE JÁ ENTRAR

BCN

Prefeitura de Barcelona lança aplicativo contra agressão de mulheres e transexuais nas ruas.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019

Imagem de divulgação da agência de feminismo e diversidade sexual de Barcelona

Gratuito, anônimo e munido de um dispositivo de geolocalização, o aplicativo BCN anti-masclista (Barcelona anti-machista) permite que as vítimas alertem, de forma confidencial, qualquer tipo de agressão nos espaços públicos.

O sistema não foi criado para intervenções urgentes, em tempo real, e sim como uma ferramenta para ajudar a prefeitura a mapear as agressões e casos de assédio na cidade para tentar, em seguida, erradicá-los. Mas o aplicativo propõe que cada denúncia seja seguida de uma queixa na polícia. Além disso, também é possível, a partir do dispositivo, ligar para o 112, número local dos serviços de socorro.

Propaganda do aplicativo de denúncia

O aplicativo tem como objetivo ajudar não apenas os moradores, mas também as pessoas que estão de passagem por Barcelona, a trabalho ou passeio. Por essa razão, o sistema é disponível em catalão, espanhol e inglês.

Espanhóis cada vez mais feministas

A prefeitura espera sensibilizar a população, incitando os moradores a testemunharem. Além disso, as autoridades esperam, graças aos dados recolhidos, melhorar a organização do espaço urbano, aumentando, por exemplo, a iluminação pública em zonas mais sensíveis.

A Espanha tenta manter a boa reputação que conquistou nos últimos anos em termos de igualdade de direitos. O país é o único membro da OCDE com um governo composto por mais mulheres do que homens.

No caso de Barcelona, em quatro anos a prefeitura dobrou seu orçamento dedicado à luta contra violências de gênero.

Segundo uma pesquisa recente, 63% dos espanhóis se dizem feministas.

09-07-2019 às 09:42 Para a mana abaixo
Amada, eu quiz comentar isso, ponto! Beijos.
09-07-2019 às 02:20 Para Marinha
E oq a notícia tem a ver com oq vc tá falando Marinha? É claro que nenhum ser humano merece ser agredido e em nenhum momento a notícia disse o contrário!
08-07-2019 às 17:52 Marinha
Nenhum ser humano merece ser agredido, ponto!