ASSINE JÁ ENTRAR

Te tiramos!

Governador de Porto Rico renuncia após escândalo de conversas homofóbicas.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 26 de Julho de 2019

Ricardo Rosselló escutou o clamor de Porto Rico. O governador anunciou sua renúncia nesta quarta-feira, após 12 dias de protestos maciços. Em um vídeo transmitido pelo Facebook, Rosselló fez um repasse de sua trajetória à frente do Governo da ilha, para finalmente anunciar sua demissão. Em sua mensagem gravada, ele indicou que será substituído no cargo pela secretária de Justiça, Wanda Vázquez.

"Após escutar a reivindicação, conversar com a minha família, pensar nos meus filhos e em oração, hoje anuncio a vocês que renunciarei ao cargo de governador a partir de 2 de agosto", declarou Rosselló, que disse esperar contribuir assim para uma “reconciliação popular" e desejou "paz e o progresso ao país".

A ilha entrou em festa ao escutar o anúncio. Motoristas buzinavam, as bandeiras ondulavam em qualquer parte, e fora da La Fortaleza, a mansão do governador, milhares de manifestantes dançaram noite adentro em toda a rua ao ritmo do reggaeton. "Ricky [Rosselló], te tiramos", gritava a multidão em uníssono. Finalmente tinham alcançado o objetivo que se propuseram depois da revelação de um chat em que o mandatário e membros de sua cúpula administrativa faziam comentários homofóbicos e machistas.

Desde a primeira hora da quarta-feira se especulava sobre a saída de Rosselló. A crise política havia se agravado ainda mais na noite anterior com a renúncia de Ricardo Llerandi, o chefe de Gabinete. Desde o vazamento do chat, o total de baixas na Administração já superava 14. Todos os membros do Governo que participavam daquele grupo do Telegram já haviam se afastado, exceto Rosselló, que até agora insistia em se aferrar ao cargo. Enquanto isso, nas ruas de San Juan só se escutava uma reivindicação: “Ricky, renuncie!".

Como quem acompanhava uma decisão por pênaltis numa final de Copa, os porto-riquenhos ficaram mudos, em grande expectativa, enquanto Rosselló comunicava sua decisão. Em grupinhos nas ruas, pessoas erguiam seus celulares para que todos pudessem ouvir o discurso. Quando finalmente o governador deu a conhecer sua demissão, os cidadãos celebraram como se fossem campeões do mundo. Danças, fantasias e reguetón, muito reguetón. Os artistas que a ilha gerou, como Ricky Martin, Residente e Bad Bunny, tiveram um papel importante em todas estas jornadas de protestos. Vestiram a camiseta branca, azul e vermelha e marcharam junto ao seu povo para exigir a saída de Rosselló.

"Pedir desculpas não é suficiente", disse Rosselló no domingo em um vídeo no qual anunciava que não disputaria a reeleição em 2020 e deixaria a presidência do Partido Novo Progressista (PNP). A ilha lhe respondeu na segunda-feira com uma greve geral e o protesto mais volumoso até agora – 500.000 pessoas –, que terminou com distúrbios entre os manifestantes e a polícia, cujos agentes dispararam gases lacrimogêneos contra os ativistas até altas horas da noite. Diferentemente de jornadas anteriores, não houve feridos nem detidos.

Nas raras ocasiões em que Rosselló falou à população desde a eclosão do caso Telegram, ele pediu perdão pela linguagem articulada em um chat que usava para "desestressar". Nas quase 900 páginas vazadas apareciam diálogos em que insultavam políticos, opositores, jornalistas e artistas como Ricky Martin. Sobre o cantor escreveram: "É tão machista que trepa com homens porque as mulheres não dão conta". Outra vítima frequente dos diálogos era a prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz, a quem se referiam como "HP [filha da puta, nas iniciais em espanhol]". Sobre esta última, Christian Sobrino, ex-chefe de Finanças e representante perante a Junta de Supervisão Fiscal, escreveu: "Estou salivando para lhe meter uns tiros". O governador respondeu que lhe fariam "um grande favor".

01-08-2019 às 06:02 Belami
Eis que Jorge Jorge ressurge do limbo com outro nome, não se cansa de querer causar, "Confusão Incrível"?
28-07-2019 às 21:09 Confusão incrível
Vejam, por exemplo, como são demagógicos os artistas: Letícia Sabatella adora fazer pose de engajada. Engaja-se em tudo: temas (pseudo) ambientais, feminismos (desvarados). No "EleNão" a gatinha tinha orgasmos. Na última semana, a verdadeira pessoa com quem andou engajada, segundo reportagem de Veja, era uma ladra confessa de Manaus, de quem Sabatella era amiga e fã. A ladra, uma piranha casada com um ex-governador do Amazonas, participou de fraude de 140 milhões de reais do SUS. É isso aí, engajada Sabatella! Só quem não conhece os artistas para tê-los como grandes. Grandes mentirosos, demagogos. Isso, de fato, eles são.
28-07-2019 às 18:41 Confusão incrível
Madame X, querida, veja: em Curitiba, a provinciana Curitiba, um grupo provinciano de garotos houve por bem DETONAR o MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO da HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO HUMANA, desde que, como civilização, o sapiens se estabeleceu entre o Tigre e o Eufrates. Faz o seguinte, Madame X: abre bem o seu ânus, que deve ser largo, como o meu, e enfia NELE todo o horror satânico representado pela esquerda latino-americana. Guevara, que matava gays por diversão, Fidel, Maduro, Chavez. Todos eles. E não esqueça de enfiar também, nesse seu ânus, que deve ser arrombado, como o meu é, Lula, Dilma e essa mocinha, a D'Ávilla, uma alopradinha Louis Vitton, a quem coube a última tentativa aloprada, feito Mercadante, de derrubar o adversário pela linha baixa.
28-07-2019 às 18:33 Madame X
Vazadores de conversas? Quem? Os hackers de Araraquara? Os hackers russos de Araraquara? Será que receberam toda aquela grana do Telegran para quebrar sua criptografia? Amigo você defende o indefensável. Mas e o conteúdo das conversas que importa. Você defende um presidente que não tem a menor condição de estar onde está. Um ministro da justiça que tramou absurdamente para que o resultado das eleições fosse esse aí. A OAB entrou com uma ação para que o ministro não destrua as provas que irá mandá-lo ao lugar que é dele de fato, o lixo da história.
27-07-2019 às 17:09 Para Confusão Incrível
É, de fato, vc fez uma confusão incrível.
26-07-2019 às 19:55 Confusão incrível
Enquanto isso, rabo entre meio às pernas, os delatores de Moro, o homem mais corajoso da história do Brasil, não sabem onde enfiar a cara, após revelações que mostra tratar-se de uma quadrilha os vazadores de conteúdos das conversas dos condutores da lava Jato.
26-07-2019 às 16:50 192 KHZ 24 bits
Que homem lindo!
26-07-2019 às 16:09 Flávia
Que Rico...
26-07-2019 às 15:57 tolo
OTIMA DECISAO