ASSINE JÁ ENTRAR

Amanda Selfie

Robô trans é criada para conversar com jovens sobre gênero, sexualidade e ISTs.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019

Uma robô trans de nome Amanda Selfie, que tem redes sociais, fala gírias e conversa sobre sexo, prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST), gênero e orientação sexual. Esta é a aposta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para atrair gays, mulheres transexuais ou travestis de 15 a 19 anos para participar de uma pesquisa que verifica o uso e a eficácia da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) como método preventivo ao vírus.

A medicação, que já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para adultos acima dos 18 anos, agora terá sua eficácia testada entre os jovens. A pesquisa tem a intenção de acompanhar cerca de 700 jovens, que serão recrutados até o final de 2019.

Em Minas Gerais, serão cerca de 200 pessoas, que estão sendo convocadas desde março. Serão priorizados aqueles que mantêm relações sexuais com outros homens do mesmo sexo e mulheres trans.

Durante dois anos, os selecionados vão tomar diariamente o medicamento, “como se fosse uma pílula anticoncepcional”. O efeito protetivo começa após o sétimo dia de uso em relações anais e após 20 dias em relações vaginais.

Além de tomar os medicamentos, os jovens participantes vão ter rodas de conversas com especialistas e fazer testes frequentes de HIV.

De acordo com a Faculdade de Medicina da UFMG, o público-alvo da pesquisa não frequenta os serviços de saúde, por não se sentirem bem acolhidos, além de, geralmente, terem que enfrentar rompimento de laços familiares por causa da orientação sexual ou identidade de gênero. Tudo isso, potencializa o risco de infecção, segundo a faculdade.

Utilizando uma linguagem típica da geração Z, a robô Amanda interage com os jovens pelas redes sociais da pesquisa, com expressões recheadas de gírias em pajubá, dialeto de origem iorubá usado pela comunidade LGBTQI+. O bate-papo com a assistente virtual possibilita tirar dúvidas sobre sexo, prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST), cultura LGBTQI+, gênero e orientação sexual, entre outros assuntos.

14-08-2019 às 22:37 Sapatona da rua de baxu.
A buneca desse post parece um demo......mim deu medu..sério, juro meus fi. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
14-08-2019 às 20:33 Bissexual que transa apenas com homens
A ativista sueca partiu de barco. Esqueceu de dizer (jamais dirá a safadinha, financiada por bilionários, afinal) que a química de seu país rouba substratos da Amazônia, envaza na Europa e mete no cu dos brasileiros, via SUS, com 1000% de lucro. E as bichas, aqui, alienadas e loucas por pica, riem, felizes!
14-08-2019 às 19:56 Bissexual que transa apenas com homens
O projeto é inclusivo. As universidades do país, incluindo as públicas, são as piores do mundo. O que formam são legiões de analfabetos funcionais, às custas de milhões que faltam em educação básica e saúde.
14-08-2019 às 12:36 Rainha
Maravilha!Claro q a ideia so poderia vir das melhores universidades do pais...