ASSINE JÁ ENTRAR

Sem diversidade

Governo planeja suspender verba para filmes LGBT criticados por Bolsonaro em live.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

O governo Jair Bolsonaro deve publicar nesta terça-feira (20) uma portaria suspendendo edital para a seleção de produções audiovisuais para a televisão. Publicado no último dia 13, documento, que prevê a categoria “diversidade de gênero”, foi criticado pelo presidente por incluir produções com temática LGBT.

Na semana passada, em live no Facebook, Bolsonaro atacou a produção de obras audiovisuais com temáticas LGBT e diversidade sexual, que buscavam autorização da Ancine (Agência Nacional do Cinema) para captar recursos por meio da Lei do Audiovisual.

Na live, o presidente ainda afirmou que a agência não vai liberar verbas para esses projetos e disse, também, que se a Ancine “não tivesse, em sua cabeça toda, mandatos”, já teria “degolado tudo”.

A previsão é de que a suspensão do edital, que direciona verba a essas produções, tenha duração de seis meses. Porém, existe a possibilidade de ser prorrogada por mais seis meses.

A nova portaria também dá ao governo tempo para reformular o comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual. Com isso, será possível garantir que haja maior controle dos projetos que recebem recursos públicos.

Após a declaração do presidente, a API (Associação de Produtores Independentes do Audiovisual) se pronunciou, afirmando que o ato do presidente visa “censurar arte, projetos audiovisuais e filmes”.

“Repudiamos tal atitude, pois entendemos que não cabe a ninguém, especialmente ao presidente de uma república democrática, censurar arte, projetos audiovisuais e filmes”, disse a organização por meio de nota.

Ao atacar as produções, Bolsonaro negou que sua ação é de censura. “Não censurei nada. Quem quiser pagar, se a iniciativa privada quiser fazer filme de Bruna Surfistinha, fique à vontade, não vamos interferir nisso daí”, disse.

“Mas fomos garimpar na Ancine filmes que estavam prontos para captar recursos no mercado. E outra, provavelmente esses filmes não têm audiência, não têm plateia, tem meia dúzia ali, mas o dinheiro é gasto. Olha o nome de alguns, são dezenas”, continuou o presidente em live no dia 16 de agosto.

Em seguida, ele citou produções como a série documental de cinco episódios Transversais, de Allan Deberton sobre transexuais no Ceará; Afronte, longa-metragem universitário de Bruno Victor Santos e Marcus Azevedo, sobre a vida de jovens homossexuais negros no Distrito Federal, além de fazer menção a Religare Queer e O Sexo Reverso, outras produções na mesma temática.

“Um filme chama Transversais. Olha o tema: ‘Sonhos e realizações de cinco pessoas transgêneros que moram no Ceará’. Conseguimos abortar essa missão”, disse. Sobre Afronte, ele disse confessar que “não entendi nada”.

"Afronte", longa-metragem de Bruno Victor Santos e Marcus Azevedo, mostra a vida de jovens homossexuais negros no Distrito Federal.

E, em seguida, disse, ainda se referindo à produção do Distrito Federal, que este é mais um “filme que foi para o saco”.

“Olha, a vida particular de quem quer que seja, ninguém tem nada a ver com isso, mas fazer um filme mostrando a realidade vivida por negros homossexuais no DF, não dá para entender. Então, mais um filme aí, que foi pro saco, aí. Não tem cabimento fazer um filme com esse enredo né?”.

As obras audiovisuais que o presidente disse “abortar” estão entre as finalistas da linha de “diversidade de gênero” do edital aberto em 2018 para produções que serão transmitidas por TVs públicas.

24-08-2019 às 22:25 Bissexual que transa apenas com machos
Oh, Rainha, não defende Butler que o sexo é uma coisa fluída? Então, meu amor, somos gays, mas, eventualmente, poderemos deixar de ser...
22-08-2019 às 10:40 Rainha
Todo mundo se apoia em algo...os governos anteriores falharam na economia,na corrupção e esta sera a fala do governo durante td o periodo p justificar sua incompetencia...ate agora nao houve uma medida decente em nenhum...ficar privatizando td como uma doida nao é soluçao...mas p tds os erros o culpado sera a esquerda, o q e no minimo ridiculo...qto a LGBTs...nao me surpreende...nos sabemos o q o presidente pensa o q a ministra dos direitos humanos pensa,tto q ela retirou os conselhos LGBTs e diz q incluiu em sua pasta...mas o q foi feito ate agora p ajudar?Nada...Ela vai pela corrente ideologica d q gay é opçao e agora esta em panfletagem evangelica dando visibilidade a ex gays e aos psicologos q defendem a cura gay...isto sao medidas a nosso favor?Claro q nao...sao medidas q visam a ideologia do governo, o vies religioso evangelico...e tb ha a industria da cura...a igreja tb ganha com isso...ou seja,nos LGBTs estamos na linha da camara de gas,ate qdo este governo sair de cena.
22-08-2019 às 02:12 Bernardo
Portanto, nada mais justo que essa grana também financie produção de temática alternativa.
22-08-2019 às 02:11 Bernardo
Lipe, infelizmente você está errado. A verba não é do governo, a verba é do povo e fruto dos impostos pagos por TODOS os brasileiros, inclusive gays, lésbicas, travestis, bissexuais e etc. A base da democracia é governar para TODOS e não apenas para quem apoia o presidente. O governo não deve agir da forma unilateral, ideológica e autoritária que age tomando decisões com base em pseudo vinganças ideológicas. O dinheiro que financia produções culturais também é de impostos pagos por LGBTs.
22-08-2019 às 02:06 Bernardo
É triste ver que a desunião e o preconceito (!) para com os gays parte dos próprios gays. Pessoas que se acham melhor que outras por terem determinado tipo de pensamento acabam se tornando pequenas e mesquinhas dentro da própria soberba. Por pertencerem a um grupo social historicamente discriminado, vocês deveriam ter o mínimo de empatia pelo próximo. Passar o pano para a perseguição que o atual governo faz contra a comunidade LGBTI+ é repugnante de se ler. E culpar os gays pelos erros de governos passados, misturando alhos com bugalhos, é totalmente incoerente e inconsequente. E sobre os 16 anos de PIB maquiado, acho que o nobre colega precisa tirar os antolhos e se informar melhor. Independentemente de posições políticas, dados econômicos como esses são oficiais. Não há o que questionar quanto a isso. Além disso, diminuir a luta daqueles que buscam o fim do preconceito e da discriminação é decepcionante. É triste ver um gay homofóbico (!) criticando um movimento que gera conquistas das quais ele, querendo ou não, acaba sendo beneficiado. É igual mulher criticar o movimento feminista, sendo que sem a luta feminista as mulheres sequer poderiam hoje votar, se divorciar, trabalhar e ter seu devido espaço garantido na sociedade.
21-08-2019 às 18:59 Bissexual que transa apenas com machos
Bernardo, inteligentemente, o Cacá já respondeu por mim. O Lipe está errado. Não cabe ao governo direcionar as produções culturais segundo a sua linha ideológica.
21-08-2019 às 09:18 Lipe
As pessoas não entendem. A verba é do Governo e ele libera para quem quer. Os gays e as universidades são alguns dos principais focos de oposição. Querem dinheiro do Governo para falar do Governo. Os gays que amam vilãs de novelas dariam dinheiro para alguém falar mal de si? Pois é. Tudo é perspectiva. Tentem sair armário da bolha e ver o povo, conversar com o povo. Quem sabe em 2030, voltem a ter chances de eleger um presidente de esquerda.
21-08-2019 às 08:37 Eu
Eu voto sempre nulo, ponto.
21-08-2019 às 01:02 caca
Quando se quer respeito, deve-se dar respeito. Democracia é isso. respeita a opiniao diversa a sua. BAbaca é a pessoa que prega um lado e acha que somente ele esta certo. Me enjoa, gays, que escondem atras de bandeiras, para nao lutar pelos seu proprio sustento. Se formos falar, de canalhice, e roubos e corrupçao. os partidos que ja passaram pelo País, dao aula de desonestidade. Estamos nao 2 trimestes de pib negativo, estamos 16 anos de pib sendo maquiado para que nao soubesse realmente o caos que o Brasil estava.
21-08-2019 às 00:14 Bernardo
Bissexual, como você diz que o cara tá indo bem, pelo amor de Deus? Ainda mais na economia? Estamos há 2 trimestres seguidos de PIB negativo, com recessão técnica à vista e desemprego recorde. Tenha dó.