ASSINE JÁ ENTRAR

Toffoli concede liminar e permite que Netflix exiba filme de Porta dos Fundos

Presidente do STF sustentou que comédia do Porta dos Fundos não tem ‘condão’ para ‘abalar valores’ da fé cristã.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2020

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu liminar em que autoriza a exibição do filme “Especial de Natal Porta dos Fundos – A Primeira Tentação de Cristo” na plataforma de streaming Netflix.

A decisão ocorreu nesta quinta-feira 9, após a empresa americana mover uma ação no STF contra a censura ordenada pelo desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

No texto, Toffoli sustentou que a sátira do Porta dos Fundos não tem “condão” para “abalar valores” da população que tem fé no cristianismo.

“Não se descuida da relevância do respeito à fé cristã (assim como de todas as demais crenças religiosas ou a ausência dela). Não é de se supor, contudo, que uma sátira humorística tenha o condão de abalar valores da fé cristã, cuja existência retrocede há mais de 2 (dois) mil anos, estando insculpida na crença da maioria dos cidadãos brasileiros”, escreveu o ministro.

Segundo o presidente do STF, a liberdade de expressão é “condição inerente à racionalidade humana, como direito fundamental do indivíduo e corolário do regime democrático”.

No recurso apresentado ao Supremo, a Netflix argumentou que “a decisão proferida pelo TJ-RJ tem efeito equivalente ao da bomba utilizada no atentado terrorista à sede do Porta dos Fundos: silencia por meio do medo e da intimidação”.

15-01-2020 às 12:24 MarcosDF
Adorando a Hipocrisia dessa galera : na mesma Netflix tem o filme A Vida de Brian . Humor Inglês do grupo Monty Python , no qual o teor é quase o mesmo e ninguém criticou . O complexo de Vira-Lata do Brasileiro é foda ...
14-01-2020 às 09:49 Tammy
Este Ze so pode viver na bolha...a vida td tds q ele citou sempre foram ridicularizados pela sociedade q ainda os ridiculariza pq é hipocrita...argumento fraco...nota 1...
13-01-2020 às 13:18 Madame X
Todas fudidas, desistam de rebater minhas palavras, pois sou soperior em todos os aspectos! Voltem ao borralho, bando de pobretonas!
12-01-2020 às 17:51 Madame X A Censora de MM
É lógico que, ao dizer que Cristo é gay, isso apenas o humaniza. Portanto, se é certo que Ele viveu em tudo a condição humana, exceto o pecado, poderia, sim, ter sido gay. Ocorre que Porta dos Fundos é um trupe inculta, preocupada não com essa narrativa humana de Cristo, mas com a ofensa àqueles que o tem como Deus. Mesmo assim, não há absolutamente nada a ser proibido. Arte é arte. E arte não rima com censura. Aliás, Mundo Mais, nada rima com censura...
12-01-2020 às 15:37 Leo Snart
Seu Zé, essa discussão sobre liberdade de expressão não passa por ofensas a quem quer que seja. Se ridicularizar um desses que você enumera, tomara que ganhe um processo e tenhas que pagar uma grande indenização. Me diga: dizer que Jesus poderia se relacionar com alguém do mesmo sexo ridiculariza onde o cristianismo? Amigo isso é homofobia. Isso diz tanto sobre o que vocês (nem todos) pensam sobre nós gays. Diz que jamais aceitariam um Jesus que pudesse ser assim. Logo, nós que amamos dessa forma também não. Mas sempre me disseram que ser cristão era aceitar, dar a outra face e ter compaixão. Nunca julgar, muito menos excluir. Mas esses tempos tem me mostrado tantas coisas estranhas e uma delas são cristãos que não seguem os ensinamentos de Jesus.
12-01-2020 às 04:20
Pobre do país que considera porta dos fundos como arte, cultura. Realmente temos muito que evoluir. Quanto ao vídeo, é de uma pobreza, não faz rir, não tem nada a dizer, só serve para chocar e criar polêmica. Mas ja que tudo é arte, não reclamem quando ridicularizarem gays, travestis, gordos, lésbicas, etc, afinal não podemos impedir a liberdade de expressão.
11-01-2020 às 21:59 Helena
Uma pessoa sensata...rididulo foram os ditos cristaos q jogam coquetel molotov e ate matam fazer umas caricaturas ridiculas de 5 serie nas redes sociais..ainda bem q so fiquei sabendo pois p ver so mentiras e fake news nas redes sociais e gado mugindo é melhor acompanhar as midias alternativas....
10-01-2020 às 19:48 Madame X
Nossa tenho um fã... Estou contente! Exatamente como o amigo disse logo abaixo, não assista, mas deixe em paz quem gostaria de fazê-lo. Viva a arte, viva a liberdade de expressão. Agora jogar coquete molotov porque eu não gostei, isso não existe.
10-01-2020 às 19:03 Mequilza_Deke
Pode aprovar avontade! Eu nunca iria assistir uma bosta ardida dessas!!!
10-01-2020 às 17:25 Bolinha
Essa Maricona quer mídia.