ASSINE JÁ ENTRAR

Destaque em Cannes, documentário “Indianara” estreia dia 25

Exibido em 40 festivais internacionais, filme sobre ativista trans chega às plataformas digitais brasileiras.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 17 de Junho de 2020

Na próxima semana será lançado no Brasil o documentário “Indianara”, que teve seu debut no Festival de Cannes 2019. Na quinta-feira, 25, o documentário estará disponível no iTunes, Google Play, NOW, Looke, Vivo Play e Amazon. A estreia internacional em 195 países acontece no dia 05 de julho pelo MUBI.

“Indianara” é um retrato da revolucionária Indianara Siqueira, matriarca e fundadora da Casa Nem, abrigo no centro histórico do Rio de Janeiro voltado para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade. O filme é dirigido pela francesa Aude Chevalier-Beaumel e pelo brasileiro Marcelo Barbosa. Vegana, anticapitalista e puta, como se define, Indianara milita não só pela sobrevivência das pessoas LGBTI, mas também pelos oprimidos da sociedade em geral. Prestes a completar 50 anos, e às vésperas de se casar, ela vislumbra abandonar a luta política das ruas. Mas, diante da perda da companheira de luta, Marielle Franco e do avanço do totalitarismo no Brasil, ela busca forças para embrenhar-se em um último ato de resistência.

Festivais internacionais

“Indianara” ganhou projeção internacional no Festival de Cannes em 2019, onde estreou como o primeiro filme brasileiro selecionado para a mostra da Association du Cinema Independant pour sa Diffusion (ACID). Também foi selecionado para 40 Festivais Internacionais e apresentado em 15 países da Europa, América e Ásia No Brasil, “Indianara” participou na 43ª Mostra de São Paulo, na categoria “Perspectiva Internacional”, esteve no Janela de Recife, foi vencedor no Festival Mix Brasil, ganhou menção especial no Festival de Curitiba, prêmio da crítica no Fest Aruanda e de melhor filme do Festival Arch Cine, de filmes sobre cidades.

17-06-2020 às 18:32 Jéssica Grapéthy
Forte! Misericredo!