ASSINE JÁ ENTRAR

Ceará é o 1º estado a permitir doações de sangue de homens gays

O Estado cumpre a decisão do STF, que reconhece que não existem pessoas de risco, mas comportamentos de risco.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 22 de Junho de 2020

O Ceará se tornou o primeiro Estado brasileiro a permitir doações de sangue de homens homossexuais.

Quando tentou doar sangue, o administrador Rodrigo Benício Costa viu a iniciativa se transformar em constrangimento.

“Perguntaram também se eu era homossexual. Quando eu disse que sim, não precisava mais nem responder o questionário. Aí já foi eliminado a partir dessa minha resposta”, conta.

Uma portaria do Ministério da Saúde e uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiam a doação dos homens homossexuais com vida sexual ativa. O entendimento era de que isso aumentava a possibilidade de contágio do sangue por doenças sexualmente transmissíveis.

“Nós perguntávamos ao doador se ele tinha tido relações sexuais com homens nos últimos 12 meses. Então, se ele informasse que teve, a gente orientava para que ele tentasse doar novamente um ano depois da última relação sexual”, afirma Edivânia Ferreira, coordenadora do serviço de captação de doadores.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal julgou esta norma inconstitucional.

O Ceará foi o primeiro estado a cumprir a decisão do STF que reconhece que não existem pessoas de risco, mas comportamentos de risco e, independentemente da orientação sexual, todos que desejem fazer, se submetem à triagem clínica habitual e poderão doar.

“É um direito constitucional que sempre foi ferido há muitos anos atrás, trazendo uma inconstitucionalidade perante a esse direito de salvar vidas, de doar sangue”, destaca Brenda Vlasaki, conselheira municipal do CMD dos Direitos LGBT de Juazeiro do Norte.

Lucineudo Irineu, professor universitário e pesquisador e casado há cinco anos com outro homem, pôde finalmente realizar o desejo de doar sangue e salvar vidas.

“Essa doação, hoje, representa um ato de luta, um resultado de muita resistência e uma luta que a gente procura uma sociedade mais igualitária e que entenda que somo iguais independente da nossa orientação sexual”, comemora Lucineudo.

24-06-2020 às 17:33 Para coraçebo cheio dos gelo.
Desculpe kerida, eesa é minha opinião e não mudo! A matéria é sobre gay, e não hétero, e comento apenas sobre a matéria! boa noite.
24-06-2020 às 05:17 Coração Gelado
Em resposta ao comentário da Muile dia maquiagi.... Só quero dizer que impedir gay de doar sangue é discriminação sim, pq do mesmo jeito que tem gay que trepa com um monte de macho sem capa, tbm tem o garanhão que come todas as menininhas sem capa, e esse garanhão em momento nenhum é impedido de doar sangue. Tem o safado, bissex e gay hipócrita tbm que é casado e pai de família, mas tá nos banheirão da vida dando o cu e chupando pau, mas arrota hipocrisia em nome da família e dos bons costumes, enche a coitada da parceira de doença e esse tbm não é impedido de doar. Aí vai eu que sou assumidamente gay e transei tem 2 meses usando camisinha e não posso.... Isso é falta é boa vontade e hipocrisia, hj existem exames rápidos que podem dectectar ISTs no sangue de qualquer pessoa, fora que o sangue doado passa por uma bateria de exames antes de ir pro receptor. Simples, acusou qualquer coisa descarta a bolsa doada, se fazem isso com os héteros por que não podem fazer com os gays.... Vamos abrir a mente minha gente, a promiscuidade e a falta de proteção acontece em qualquer orientação sexual, e o mesmo acontece com pessoas que se protegem.
23-06-2020 às 21:45 Elenao
Nada mais doente do q as bichas cloavos bozoloides...e esta cheio neste site...
23-06-2020 às 21:43 Rainha
Ate parece q hetero nao é promiscuo...q conservadorismo barato e submissao no comentario abaixo...fogo ser chaveiro de hetero.heteros nao querem sangue de LGBTs...ue fodam se morram otarios.....
22-06-2020 às 16:15 Mulé da maquiagi.
Bem, vamos lá! Nós gays somos proibidos de doar sangue sabe por que? Por que 80% das mana, são promiscuas. Basta ver aqui nesse site os exemplos, homem casado, pai de familia, querendo da o cú para vários, não respeitando a esposa e filhos! A maioria das gays querendo trepar com vários e sem capa, e se tu falar; use camisinha, te xingam e desprezam o bom conselho. Dai vocês queriam o que? Hem....hum? Com certeza os sites gays são visitados até mesmo por médicos e etc..., com o intuito de ver como os gays se portam sexualmente falando, e o que eles ve? Um monte de gays depravado que tranza com varios sem capa, que tranza em local publico, cara casado traido a mulher com varios, vocês queriam o que, aplausos? Se manquem caralho!!! Em quanto continuar assim, o preconceito contra nos gays em todos os sentidos nunca irá acabar, triste essa realidade né? Querem que isso mude? É só criar vergonha na cara e se portar como gente descente, e não como bixo no cio que sai cruzando a torto e adireita, e sem capa, que é o pior! Sou gay e passiva, mais honestamente, sem hipocrisia, eu só aceitaria sangue de outro gay, se o exame fosse muito bem apurado, analizado, pois como confiar meu povo, se 80 % das bixa são quase que meretrises?Trepa com varios, com desconhecidos sem capa, outos sendo bi, trai a mulher com varios maxo e sem capa, e depois passa HIV para a coitada, vocês axam isso certo, correto? Pra mim é ser muito mau carater! Em fim é isso meu povão, as pessoas não aceitam a realidade, sendo que a mesma está ai para quem quiser ver, infelizmente muitos não aceitam quando se fala a verdade! Vamos sempre seguir o caminho correto, não o caminho trevozo, incorreto! Boa tarde!