ASSINE JÁ ENTRAR

Justiça decide que plano de saúde deve cobrir mastectomia em paciente trans

Desembargadora afirmou que o procedimento "não se confunde com cirurgia meramente estética".

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2020

A Justiça de São Paulo determinou que um plano de saúde cubra a mastectomia bilateral de um paciente transexual. Segundo informações, o procedimento deve ser providenciado por uma rede credenciada ao plano ou o paciente terá seus custos reembolsados.

A desembargadora Viviani Nicolau afirmou que o procedimento “não se confunde com cirurgia meramente estética, pois se trata de intervenção médica que visa a preservação da saúde da pessoa, ainda que no âmbito da saúde psíquica, igualmente objeto de proteção do contrato firmado entre as partes”.

A defesa alegou que a operadora do plano de saúde se recusou a cobrir o procedimento do paciente, que não se identifica com o corpo que tem no momento.

“A cirurgia de mastectomia integra o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e sua utilização não se restringe ao tratamento cirúrgico dos tumores de mama”, disse a desembargadora.

O nome do paciente e do plano de saúde não foram divulgados para manter o anonimato.

21-08-2020 às 18:11 Cinderella a gata burralera.
Sou Gay, não sou preconceituoso, mais isso é muita loucura, na minha humilde opinião. Minha mãe faleceu de cancer em 2016, foi cancer de mama super agressivo, durou apenas um ano, foi muito sofrimento para toda familia. Eu vi minha mãe perdendo os seios, os cabelos, ficar igual uma caveira em cima da cama, chorei muito. Dai uma pessoa com o seio perfeito, saudavel, multila o mesmo por se sentir um homem, desculpe mas......é muita loucura!!! E se a pessoa se arrepender, como vai ser? Assim é com um homem que se sente mulher, retira o penis, testiculos, a maioria se arrepende depois, e nunca tera o orgão sexual como antes, pesquisem sobre, e tirem suas conclusões! Em fim, tenho o direito de opinar como todos, as matérias estão sujeitas a comentários contra ou favor. Apenas penso que as pessoas deveriam aceitar o corpo que Deus nos deu. Boa noite.