ASSINE JÁ ENTRAR

Bélgica nomeia primeira vice-premier trans da Europa

A ginecologista Petra De Sutter fará parte do governo de coalizão recém-empossado no país, pondo fim a 16 meses de gestões provisórias.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020

BRUXELAS — Petra De Sutter, uma mulher transgênero, foi nomeada, na última quinta-feira (1), vice-primeira-ministra do novo governo da Bélgica. Com isso, tornou-se a pessoa trans com o cargo político de maior relevância em toda a Europa.

De Sutter, ginecologista e integrante do Partido Verde no Parlamento Europeu, será uma das sete pessoas a ocuparem cargos de vice-premier no governo de coalizão liderado por Alexander De Croo. A nova gestão assume após um impasse de 16 meses, resultado de uma eleição inconclusiva.

“Estou incrivelmente grata pela confiança que recebi do meu partido!”, ela escreveu em seu Twitter. “Agora posso fazer o que for preciso para relançar nosso país e trabalhar para um futuro para todos os belgas.”

Com o fortalecimento dos direitos LGBT pelo planeta, políticas lésbicas, políticos gays e transgênero vêm lentamente aumentando sua presença no Legislativo e no Executivo. No ano passado, Pauline Ngarmpring se tornou a primeira candidata trans à Presidência da Tailândia.

Nos Estados Unidos, mais de 880 candidatos LGBT apareceram ou irão aparecer nas cédulas eleitorais neste ano — número quase duas vezes maior que o registrado há dois anos, segundo o Instituto Victory LGBTQ+, que apoia suas candidaturas.

A Bélgica estava sem governo desde dezembro de 2018, quando uma coalizão que unia quatro partidos colapsou. Na quarta, após 652 dias de governos provisórios, sete legendas conseguiram chegar a um consenso para substituir a administração temporária nomeada em março, em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19.

De Sutter, que também é ministra do Serviço Público e das Empresas Públicas, foi eleita para o Parlamento Europeu em 2019, representando o Groen, partido verde flamengo. Antes disso, atuou como parlamentar na Câmara Alta do Parlamento belga por cinco anos, tomando posse em 2014.

Grupos LGBT elogiaram a nomeação de De Sutter, classificando-a como um passo importante para políticos transgênero.

“Estamos muito felizes que uma integrante da comunidade trans foi nomeada para este cargo político de nível sênior”, disse à Fundação Thomson Reuters Matt Beard, diretor executivo do grupo All Out, defensor dos direitos da comunidade LGBT. “A nomeação de Petra é um chamado e uma inspiração para que governos pelo mundo aumentem a representatividade trans em seus quadros seniores.”

05-10-2020 às 12:32 Helenão
Que milagre!Parabéns!