por Redação MundoMais
Sexta-feira, 09 de Outubro de 2020
"Quando entrei aqui, vi que tinha outras pessoas trans, que a empresa não julga. Eu me senti acolhida". É assim que a supervisora de cobrança Pétala Silva, avalia sua relação com a empresa de atendimento ao cliente Atento. Ela acredita que foi esse ambiente inclusivo que a permitiu se descobrir trans e realizar a transição. Sua experiência, porém, ainda é muito diferente da maior parte da comunidade trans brasileira. Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% desse público é obrigado a recorrer à prostituição para se sustentar. Um emprego formal ainda é um sonho que parece distante.
A inclusão trans tem sido muito debatida no ambiente corporativo, mas ainda são poucas as empresas que querem ou, principalmente, sabem executá-la. "Os responsáveis pela contratação e pela integração não estão preparados", afirma Letícia Rodrigues, sócia-fundadora da consultoria Tree Diversidade. "Eles não têm conhecimento para acolher e fazer o registro da pessoa trans de forma empática e correta. Pétala concorda. "Às vezes, a pessoa até tem o perfil [de uma vaga], mas não se candidata por achar que a empresa não vai dar uma oportunidade."
Algumas iniciativas começam a provar que esta inclusão é possível - e traz excelentes resultados. Para Laura Zanotti, líder de transformação para a empresa de software ThoughtWorks, "a diversidade foi fundamental para construir tecnologias melhores e não homogêneas". Hoje, a companhia tem 9% de pessoas trans em seu quadro de funcionários. Só em 2020, foram contratadas sete pessoas não-binárias.
A jornada, porém, foi longa. Começou em 2015, com palestras e discussões, e só no ano seguinte começaram a ser implementadas iniciativas como campanhas de conscientização internas, material de onboarding obrigatório sobre identidade de gênero e até o patrocínio de um projeto para capacitar pessoas trans em programação. A empresa também subsidia consultas médicas e gastos com medicamentos para terapia hormonal.
A Avanade, também do setor de tecnologia, elaborou um "Guia para Suporte de Transição de Gênero no Ambiente de Trabalho", co-escrito por seus colaboradores trans. "Quando as pessoas sabem que podem se expressar abertamente, sem ter receio de que sua identidade ou expressão de gênero impactem sua performance no trabalho, elas se tornam profissionais e pessoas mais realizadas", explica Patrícia Valloni, gerente sênior de marketing e líder do grupo de afinidade LGBTI+. "Todo ano, realizamos uma pesquisa com nossas pessoas e uma das questões avaliadas é o engajamento", explica Patrícia. "Já é notável como nossas ações de diversidade e inclusão têm impactado este índice de maneira positiva."