ASSINE JÁ ENTRAR

Espanha prepara-se para permitir mudança de sexo e de nome a partir dos 16 anos

O projeto de lei, elaborado pelo Ministério da Igualdade espanhol, prevê que jovens possam mudar de sexo e de nome no registo civil e o reconhecimento de pessoas não-binárias.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2021

De acordo com o jornal El País, o Ministério da Igualdade espanhol já preparou o projeto de lei que assegura a igualdade real e efetiva das pessoas transexuais, no qual se destaca a medida para a livre autodeterminação de gênero.

Caso seja aprovado, isto significa que qualquer pessoa a partir dos 16 anos poderá mudar de sexo e de nome no registo civil, bastando para isso uma declaração expressa do interessado.

O diploma estipula ainda que é a partir desta idade que qualquer cidadão pode tomar decisões para iniciar tratamentos hormonais. No caso dos menores de idade, em primeiro lugar, contempla-se um tratamento de bloqueio hormonal “no início da puberdade” para ajudar a travar o desenvolvimento dos seios ou da barba. Numa fase posterior, segue-se o tratamento hormonal cruzado, isto é, testosterona para os rapazes transexuais e estrogênios para as mulheres transexuais.

Segundo o jornal espanhol, o projeto de lei também prevê o reconhecimento de identidades não-binárias, ou seja, pessoas que não se identificam como sendo homem ou mulher, e a possibilidade de eliminar o sexo dos seus documentos oficiais.

O projeto abre ainda o acesso a tratamentos reprodutivos “para pessoas trans com capacidade de conceber”.

05-02-2021 às 00:46 Felipe
É lógico que é absurdo. Mudar de sexo, gente, não é a mesma coisa que mudar de camisa.