ASSINE JÁ ENTRAR

Conheça a história de Gisberta, trans brasileira assassinada em Portugal

Sua morte levou ao estabelecimento de novas leis no país, fazendo dela um símbolo da luta LGBT.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021

Gisberta Salce Junior era uma imigrante brasileira em Portugal, de 45 anos, que morava no Porto. Mulher transexual, sem-teto, vivendo ilegalmente na Europa, saiu do Brasil para a França aos 18 anos para fugir de uma onda de assassinatos em São Paulo que vitimava travestis.

Quando se mudou para Portugal, onde conseguiu um visto de residência, Gisberta já havia iniciado seu tratamento hormonal e implantado silicone nos seios. Para se manter, apresentava-se em bares e boates como transformista e se prostituía. Contraiu o vírus HIV e, com o tempo e a saúde debilitada, não conseguiu mais trabalhar.

Visivelmente deteriorada, sem a beleza da juventude, depois de passar por vários hospitais e fugir de uma comunidade terapêutica, acabou construindo uma barraca dentro de um edifício abandonado no Porto. Em dezembro de 2005, um grupo de garotos adentrou o prédio em obras para pichar suas paredes e um deles, Fernando, a reconheceu. O adolescente era filho de uma prostituta que o deixava aos cuidados de uma babá, amiga de Gisberta, que passou a se relacionar também com a mãe do menino, à época com 6 anos.

Os 3 garotos se aproximaram da brasileira e passaram a visitá-la com frequência. Ela então se abriu e confidenciou a eles sobre sua doença, o uso de drogas e as dificuldades que vinha enfrentando. Procurando ajudá-la, levavam comida e chegaram a cozinhar para ela no local.

Um dia, eles acabaram contando sobre Gisberta para os colegas da Escola Augusto César Pires de Lima e da Oficina de São José, de administração católica, tratando-a como uma curiosidade. Segundo consta no processo, disseram aos demais que conheciam um "homem" com "mamas" e que "parecia mesmo uma mulher". Foi assim que 14 garotos se juntaram, ávidos por conhecer a transexual, e o prédio abandonado se tornou ponto de encontro - e alguns dos adolescentes passaram a agredir Gisberta.

A partir do dia 15 de fevereiro de 2006, passaram a se revesar em grupos para cometer múltiplos atos de violência contra a mulher que foi espancada, violentada e humilhada ao longo de três dias, com pedradas, pauladas - os pedaços de madeira também foram usados para estuprá-la - e queimaduras de cigarro.

Entre os dias 21 e 22 do mesmo mês, os jovens voltaram ao local e encontraram a brasileira desacordada.

Acreditando que estava morta, pensaram em formas de sumir com o corpo e a jogaram no fosso do edifício, cheio de água. Ela estava inconsciente, mas viva, e morreu afogada.

Um dos estudantes confessou o crime a uma professora e o corpo foi descoberto no mesmo dia. O caso rapidamente ganhou os noticiários, que tratavam Gisberta no masculino e de forma extremamente derrogatória. Apenas com a mobilização de associações LGBT a vítima ganhou um rosto e passou a ser tratada de forma mais humanizada - por vezes, ainda no masculino.

As investigações, acompanhadas de perto pelos grupos ativistas e pelos jornais, constataram que Gisberta estava viva quando foi jogada no fosso e a perícia considerou que sua morte por afogamento foi acidental. A acusação dos jovens foi alterada de homicídio doloso para ofensas corporais qualificadas.

O juiz chegou a dizer que o evento foi "uma brincadeira de mau gosto de crianças que fugiu ao controle".

Entre os agressores, apenas um era maior de 16 anos e poderia ser punido criminalmente, Vitor Santos, que, segundo os colegas, não agrediu a vítima, apenas observando os demais. Foi condenado a 8 meses de prisão pelo crime de omissão de auxílio. Os demais foram condenados a internação por 13 meses no Centro Educativo; em setembro de 2007, todos já estavam em liberdade.

A frustração com o resultado do julgamento levou a uma intensa mobilização por parte de ativistas que, adotando Gisberta como símbolo da transfobia, conquistaram leis protetivas para transexuais no país. Desde 2011, é possível retificar os documentos apenas com um parecer médico, sem a necessidade de cirurgias.

Em 2008, a TVI de Portugal exibiu um documentário sobre o caso:

Sua história foi transformada em peça, documentário e na canção Balada de Gisberta, de Pedro Abrunhosa (cantor e compositor português), e interpretada por Maria Bethânia.

O corpo de Gisberta está enterrado em São Paulo. Mas sua presença ainda é marcante em Portugal, onde se transformou numa bandeira para a igualdade de gênero e os direitos humanos. Ontem completaram-se 15 anos desde seu assassinato.

15-05-2023 às 21:49 Marcio
Meu sexto sentido me diz que não foi esses adolescentes que mataram Gisberta. Sei lá. Essa história é muito mal contada.
28-02-2021 às 20:50 Bentinho
Salve Gisberta, Salve!
25-02-2021 às 17:47 Sampa
Se hoje temos pouca liberdade em relação ao conceito homoafetividade devemos muito a estas pessoas que não negaram suas escolhas e por vezes pagaram com sua vida para assim defendê-la ! Salve Gisberta, Salve !!!!
25-02-2021 às 16:24 Cano longo
Coitada! Li sobre o episódio na época, e devaguei na situação dessa bicha, coitada. Acho que se estivesse no Brasil, talvez encontraria apoio pela miséria a que chegou. Se tivesse ido pra Itália não acredito que seria diferente. As bichas que lá, chegam tem que pagar pedágio pra máfia brasileira, em que cafetao e bichas da antigas cobram pedágio das novatas. Aff!
23-02-2021 às 09:52 Binha
Infelizmente, a maldade nunca irá acabar!