ASSINE JÁ ENTRAR

Após notar situações homofóbicas em barbearias, casal cria “Barbiearia”

A barbearia criada com foco no público LGBTQI+ também atende, sem preconceitos, pessoas heterossexuais.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 03 de Março de 2021

Em Joinville, o casal Felipe Alves e Diógenes Machado, ambos de 27 anos, abriram o estabelecimento “Barbiearia“, que tem como foco ser uma barbearia que atenda o público LGBTQIA+ – mas também atendem, sem preconceito, pessoas heterossexuais. “Nosso foco é fazer com que as pessoas se sintam acolhidas” – diz Felipe ao canal O Município Blumenau. “Criei o hábito de frequentar barbearias. Mas cada vez era pior. Barbearias são ambientes tóxicos e homofóbicos. Eu como gay, sentia uma diferença bem grande na forma que o barbeiro me tratava quando percebia que eu era gay” – continuou, acrescentando que começou a manter a barba grande e que seus amigos, também gays, passavam por situações constrangedoras semelhantes.

Felipe, que trabalha como maquiador, disse que também não se sentia muito a vontade em trabalhar com salões de beleza tradicionais. Em maio de 2020, ele e o namorado, que é analista de sistema, começaram a conversar sobre negócios e ambos tiveram a ideia de abrir uma barbearia LGBTQI+, que surgiu em 11 de julho de 2020. “Foi tudo feito por nós mesmos, contratando apenas o eletricista”, explica Felipe.

O público da Barbiearia é variado, incluindo mulheres que dizem que não são atendidas em outras barbearias. “Tem bastante casal heterossexual que vem aqui. Enquanto a mulher corta o cabelo, o homem faz a barba”, exemplifica. O local acabou viralizando no Twitter recentemente quando um usuário compartilhou a imagem, rendendo 94 mil curtidas, 6 mil compartilhamentos e 900 comentários. “Estou amando bastante. Tanto por ver as pessoas valorizarem quanto por influenciar profissionais da área. E isso também mostra para a gente o quão importante tem sido nosso trabalho para nossa comunidade”.

Em setembro de 2020, o casal passou por uma situação constrangedora no condomínio onde morava por estarem andando de mãos dadas. Na ocasião, ele recebeu um bilhete de um vizinho pedindo “respeito”. O maquiador se manifestou no grupo do condomínio e recebeu mensagens de apoio dos vizinhos, mas nunca descobriu quem foi que enviou o bilhete, mas para ele, isso reforça ainda mais a importância da Barbiearia. A Barbiearia fica na Rua Videira, 23, no bairro Iririú, em Joinville, Santa Catarina. No Instagram e no Twitter está sob o user @barbiearia_jlle.

07-03-2021 às 15:47 Zelador
Boa sorte, mas qual a necessidade de ser tão colorido? Eu não iria, odeio essa coisa folclórica.
07-03-2021 às 07:58 CRENTE CONSERVADOR BOLSONARISTA
Parabéns ao casal pelo empreendimento. Nós gays conservadores estamos orgulhosos de vocês e temos certeza que será um sucesso.
07-03-2021 às 00:14 Crente Conservador Bolsonarista
Vai fracassar as familias de bem tradicional nao vai num lugar assim.
04-03-2021 às 10:24 Crente Conservador Bolsonarista
Nossa que bacana............um verdadeiro LUXO!!!
03-03-2021 às 17:20 Paulinho Pinto Pikeno
Bunito/show!
03-03-2021 às 11:42 Rainha
Muito bom!