ASSINE JÁ ENTRAR

RAI é acusada de censura por rapper italiano

Fedez ganhou as manchetes neste fim de semana, devido às acusações de que a TV italiana tentou bloquear seus comentários em apoio à comunidade LGBTQ.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 04 de Maio de 2021

Era pra ser apenas mais um especial musical no Dia do Trabalho. Mas o show da emissora pública RAI virou uma disputa política entre o rapper italiano Fedez e membros do partido Liga, de Matteo Salvini.

Fedez acusou a TV de tentar vetar seu discurso, e publicou em suas redes sociais, inclusive, uma gravação de um telefonema em que um dirigente do canal é ouvido alertando o rapper de que seu discurso foi “editorialmente inadequado”.

Durante a apresentação do tradicional concerto de 1º de Maio, no Auditorium Parco della Musica, em Roma, o cantor revelou que seu discurso foi considerado “impróprio pela vice-diretora da Rai3”.

Ele denunciou ainda o bloqueio de um projeto de lei, no Senado, que pune os crimes de homofobia, transfobia, misoginia e violência contra pessoas com deficiência, devido à relutância da Liga e do presidente da Comissão de Justiça da Itália, Andrea Ostellari.

Fedez, que é um ávido defensor dos direitos LGBT, começou a ler uma série de declarações homofóbicas de líderes do partido de extrema direita, como a de Giovanni De Paoli, conselheiro regional da Ligúria: “Se eu tivesse um filho gay, o queimaria no forno”.

Em meio à polêmica, a RAI negou as denúncias e disse que nunca pediu antecipadamente os textos e que nunca praticou formas de censura preventiva contra qualquer artista.

“Isso deve ficar claro, sem mal-entendidos e não aceitamos exploração que possa prejudicar a dignidade da empresa e de seus colaboradores’, diz a nota.

Salvini criticou a postura do rapper: “Fedez e Rai 3, toda polêmica interna na esquerda. Artista de esquerda, ‘censores’ de esquerda. Viva a música e a liberdade. Estamos esperando que alguém pague e renuncie “, tuitou Matteo Salvini.

Quem é Fedez

Federico Leonardo Lucia, conhecido pelo nome artístico de Fedez, é um rapper, influenciador, cantor e compositor italiano.

Fedez e a esposa Chiara Ferragni, e os filhos Leoni e Vittoria

Em 2011, lançou os discos “Penisola che non c’è” e “Il mio primo disco da venduto”, lançados como downloads digitais gratuitos.

No ano de 2013 foi jurado convidado durante as audições da sétima temporada do show de talentos italiano X Factor.

Em 2017 ele pediu em casamento Chiara Ferragni, uma das mais famosas “influenciadoras” do mundo, durante seu show em Verona.

Em 2020, Fedez arrecadou € 3 milhões – cerca de R$ 20 milhões – em 24 horas por meio de uma arrecadação de fundos com Chiara para apoiar o hospital San Raffaele em Milão durante a pandemia COVID-19 na Itália.

No início de 2021, o rapper foi um dos artistas que competiram no Festival de Música de Sanremo, ao lado de Francesca Michielin. Os dois terminaram em segundo lugar.

05-05-2021 às 20:40 Crente Conservador Bolsonarista
Parabens a essa emissora. Que sirva de exemplo para as demais.
04-05-2021 às 13:41 Netto
Cris será!!!!! Sinto um retrocesso Geral na questão liberdade de expressão no Mundo Todo. Que retrocesso, estamos vivendo!!!!!
04-05-2021 às 12:57 Cris
Parabéns Fedez! Família linda.
04-05-2021 às 12:56 Cris
A Itália é um Terceiro mundo dentro da Europa.